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UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
A LITERATURA DE CORDEL NO ENSINO DE HISTÓRIA: NARRATIVAS RIMADAS E XILOGRAVURAS SOBRE LAMPIÃO VÂNIA KARLA DANTAS RICARDO DE MELO Mossoró 2024
VANIA KARLA DANTAS RICARDO DE MELO
DISSERTAÇÃO
28/03/2024

A presente pesquisa tematiza o uso da literatura de cordel como recurso didático para o ensino de história. Tem como objetivo geral analisar a literatura de cordel como fonte de ensino e compreensão acerca das representações da figura de Lampião, através das xilogravuras. Para tanto, a pesquisa se servirá de um acervo de cordéis e textos bibliográficos correlatos sobre a vida de Lampião. A abordagem é interdisciplinar e documental por relacionar a historiografia em uma perspectiva imagética no ensino da história e com os saberes da literatura. O trabalho inicia com a introdução, onde se apresentam a justificativa da temática, as problematizações e se levantam as hipóteses da pesquisa. O texto dissertativo está dividido em três seções: na primeira sessão observam-se as aproximações e as especificidades da Literatura e da História como áreas de saberes distintos, mas que se auxiliam quando se pensa didaticamente o ensino acerca de um passado. Na segunda seção, discutiremos as perspectivas teóricas e práticas em torno do ensino de história com textos literários, em especial o cordel. A terceira seção apresenta e analisa os cordéis que abordam a figura de Lampião, verificando sua aplicabilidade didática para o ensino de história. Como resultado, observamos que o uso dos cordéis auxilia os alunos a pensar a figura histórica de lampião se servindo de textos e imagens. Os cordéis selecionados podem ser debatidos no ensino de História a partir de seus aspectos político-sociais, relacionando-os com outras fontes históricas e dispondo-os em relação aos próprios textos literários. Assim, os poemas podem trazer à tona narrativas silenciadas e estereotipadas, ausentes nos livros didáticos convencionais, como apontado por Ramos Filho (2018). O uso do cordel como fonte histórica e metodologia de ensino pode favorecer a compreensão de que além da história oficial presente nos livros didáticos, existe também uma história construída a partir das experiências das massas populares como sujeitos históricos atuantes em seus ambientes, conforme destacado por Santos (2018). A literatura de cordel aliada à História não se limita apenas ao entretenimento, à métrica e à rima, mas também conduz o estudante à reflexão, crítica e questionamento das concepções naturalizadas e pré-concebidas. Considerando que a transformação de narrativas históricas em poemas de cordel envolve não apenas a métrica e a rima, mas também a adequação da sintaxe, do léxico e outros aspectos semânticos e pragmáticos, é importante observar esses elementos na análise e utilização desses materiais no ensino de História.

Literatura de cordel;Xilogravura;Ensino de História;Lampião
This research focuses on the use of "literatura de cordel" (string literature) as a didactic resource for history teaching. Its general objective is to analyze "literatura de cordel" as a source for teaching and understanding representations of Lampião, through woodcut prints. To this end, the research will draw upon a collection of "cordéis" (string literature pamphlets) and related bibliographic texts about Lampião's life. The approach is interdisciplinary and documentary, relating historiography from an imagetic perspective in history teaching and with the knowledge of literature. The work begins with the introduction, presenting the justification for the theme, problematizations, and research hypotheses. The essay is divided into three sections: the first section examines the similarities and specificities of Literature and History as distinct areas of knowledge that complement each other when considering didactic teaching of the past. In the second section, we discuss theoretical and practical perspectives on teaching history with literary texts, especially "cordel." The third section presents and analyzes "cordéis" that address the figure of Lampião, verifying their didactic applicability for history teaching. As a result, we observe that the use of "cordéis" helps students to think about Lampião's historical figure using texts and images. The selected "cordéis" can be discussed in history teaching based on their political and social aspects, relating them to other historical sources and positioning them in relation to the literary texts themselves. Thus, the poems can bring forth silenced and stereotyped narratives, absent in conventional textbooks, as pointed out by Ramos Filho (2018). The use of "cordel" as a historical source and teaching methodology can favor the understanding that besides the official history present in textbooks, there is also a history built from the experiences of the popular masses as historical actors in their environments, as highlighted by Santos (2018). "Literatura de cordel" allied with History is not limited to entertainment, meter, and rhyme but also leads the student to reflection, criticism, and questioning of naturalized and preconceived conceptions. Considering that the transformation of historical narratives into "cordel" poems involves not only meter and rhyme but also the adaptation of syntax, vocabulary, and other semantic and pragmatic aspects, it is important to observe these elements in the analysis and use of these materials in history teaching.
Literatura de cordel;Woodcut print;History teaching;Lampião
1
91
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação-Vania-Biblioteca 2024 - Vania Karla.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
A aplicabilidade das Imagens ou ilustrações como recurso didático para o Ensino de História

Banca Examinadora

PAULO AUGUSTO TAMANINI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
PAULO AUGUSTO TAMANINI Docente - PERMANENTE
EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS Docente - PERMANENTE
MADALENA PEREIRA DA SILVA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
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