• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
O EMPREGO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO INICIAL
JESSICA DANIELLY SILVA
DISSERTAÇÃO
27/03/2024

O ensino tradicional possui, dentre suas características, a de desenvolver uma educação bancária, que se preocupa apenas com o depósito de informações. No que se refere ao ensino de química, esse modelo não favorece a contextualização dos conteúdos de uma ciência que, por si, apresenta grande abstração. Com isso, surgem necessidades de pesquisas que fujam dessa linha tradicional de ensino e, nesse viés, a Teoria da Aprendizagem Significativa – TAS de David Ausubel pode contribuir com a formação de significados por parte dos alunos, e não apenas no depósito aleatório de informações. Com isso, nossa pesquisa visou analisar a eficiência de uma oficina de intervenção, com os alunos de Licenciatura em Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, que discute as possibilidades e potencialidades do uso da TAS no ensino de química. A nossa pesquisa se caracteriza como qualitativa e quantitativa, cujos participantes foram os discentes regularmente matriculados na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química no Ensino Médio do curso de química da referida instituição. A pesquisa está dividida em três etapas: revisão literária; pesquisa documental do PPC do curso de química da UERN; e desenvolvimento da pesquisa-ação. Durante a revisão literária conseguimos identificar que a maior parte dos trabalhos que tratam da Aprendizagem Significativa – AS estruturam suas aulas a partir de sequências didáticas, apresentam uma grande busca por utilização de metodologias ativas e, por vezes, expressam dificuldade em avaliar os resultados de suas práticas. Já o estudo do PPC ressaltou que o curso de química da UERN se preocupa com a formação ética de seus alunos, além de promoverem ações que fortalecem a formação inicial de seus discentes, preparando-os para o fazer docente, mas não possibilitou assegurar que a teoria de Ausubel é trabalhada de modo a garantir que os discentes consigam estruturar suas aulas com base nela. Durante a terceira etapa foram utilizados, na ordem exposta, os suportes metodológicos: Escala de Likert, questionários, oficina pedagógica e entrevista de grupo focal. A análise dos dados ocorreu por meio da definição da média e desvio padrão para a escala de Likert, os demais dados foram analisados seguindo a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016). De acordo com os resultados encontrados, percebemos a forte influência das experiências dos alunos no processo de formação inicial, no tocante as teorias de ensino, a maioria dos participantes alega conhecer e utilizar em suas aulas, mas no que se refere a teoria de Ausubel, demonstraram necessidade de aprofundamento teórico sobre ela e certa dificuldade na aplicação de práticas à luz da TAS. Nesse viés, a oficina proposta para debater a TAS e sua aplicação no ensino de química se fez útil, auxiliando na formação inicial dos alunos que demonstraram entender como aplicar a teoria em suas práticas de ensino e produziram esboços coerentes para sua implementação. Os participantes também dialogam que, dentre os benefícios de utilizar a TAS nas aulas, está o favorecimento do avanço gradativo dos conteúdos, o engajamento dos alunos e a possibilidade de contextualização com o cotidiano para geração de significados. Dessa forma, a pesquisa evidenciou a importância de trabalhar a TAS não apenas no ensino básico, mas também na formação de futuros professores, destacando, a partir da necessidade de aprofundamento dos estudos sobre a TAS para aplicação consciente da teoria na prática docente, a viabilidade da pesquisa desenvolvida.

Ensino de Química;Teoria da Aprendizagem Significativa;Formação Inicial
Traditional education has, among its characteristics, the development of a banking education, which is concerned only with the deposit of information. Regarding the teaching of chemistry, this model does not favor the contextualization of the contents of a science that presents great abstraction. Thus, there is a need for research that moves away from this traditional teaching approach, and in this vein, David Ausubel's Theory of Meaningful Learning (TML) can contribute to the formation of meanings by students, rather than just the random deposit of information. Therefore, our research aimed to analyze the effectiveness of an intervention workshop with students in the Chemistry Teaching program at the State University of Rio Grande do Norte - UERN, which discusses the possibilities and potential of using TML in the teaching of chemistry. Our research is characterized as qualitative and quantitative, with participants being students regularly enrolled in the High School Teaching Instrumentation discipline of the chemistry course at the mentioned institution. The research is divided into three stages: literary review; documentary research of the chemistry course curriculum at UERN; and development of the action research. During the literary review, we identified that most of the works that deal with Meaningful Learning (ML) structure their classes based on didactic sequences, show a great search for the use of active methodologies, and sometimes express difficulty in evaluating the results of their practices. The study of the curriculum emphasized that the chemistry course at UERN is concerned with the ethical formation of its students, as well as promoting actions that strengthen the initial formation of its students, preparing them for teaching, but did not ensure that Ausubel's theory is worked on in a way that ensures that students can structure their classes based on it. During the third stage, the methodological supports used were, in the order presented: Likert scale, questionnaires, pedagogical workshop, and focus group interview. Data analysis occurred by defining the mean and standard deviation for the Likert scale, and the other data were analyzed following Bardin's Content Analysis technique (2016). According to the results found, we noticed the strong influence of students' experiences in the initial formation process, regarding teaching theories, most participants claim to know and use them in their classes, but regarding Ausubel's theory, they demonstrated the need for theoretical deepening about it and a certain difficulty in applying practices in the light of TML. In this sense, the workshop proposed to discuss TML and its application in chemistry teaching was useful, assisting in the initial formation of students who demonstrated understanding of how to apply the theory in their teaching practices and produced coherent outlines for its implementation. Participants also argue that, among the benefits of using TML in classes, are the gradual advancement of contents, student engagement, and the possibility of contextualization with daily life to generate meanings. Thus, the research highlighted the importance of working on TML not only in basic education but also in the training of future teachers, highlighting, from the need for further study of TML for conscious application of the theory in teaching practice, the viability of the research developed.
Chemistry Teaching;Theory of Meaningful Learning;Initial Formation
1
145
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO final corrigida - Jessica Danielly Silva.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
Alfabetização científica e tecnológica para a compreensão das relações Ciência e Tecnologia na Educação Científica

Banca Examinadora

LEONARDO ALCANTARA ALVES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUCIANA MEDEIROS BERTINI Docente - PERMANENTE
KEURISON FIGUEREDO MAGALHAES Participante Externo
LEONARDO ALCANTARA ALVES Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - APOIO FINANCEIRO DA PRO REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO 6

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer