• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
O USO DE FOTOGRAFIAS NA OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL (2009-2023)
CLAUDIA KARINA SOARES DE MACEDO
DISSERTAÇÃO
20/03/2024

A presente pesquisa integra a Linha de Pesquisa “Ensino de Ciências Humanas e Sociais” e tem como objetivo central discutir o uso de fotografias nas provas da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) ao longo das suas 15 edições (2009-2023). Para o alcance desse objetivo, buscamos inicialmente conhecer a proposta da ONHB e a sua trajetória no decorrer dos seus 15 anos de existência; em seguida, realizamos um levantamento do número desse tipo de imagem nas provas da ONHB, etapa em que foram mapeadas 169 fotografias. A diversidade de temas que estas tratam levou-nos a agrupá-las em 6 categorias, a saber: mobilizações e manifestações sociais; gênero; poder, política e Direitos Humanos; memória, patrimônio e identidade; desigualdades sociais e mundo do trabalho. O elevado número de imagens nos levou a selecionar 34 destas para nossa análise acerca de como são usadas pela ONHB. A pesquisa assume o caráter qualitativo, e a fundamentação teórica se dá com base em autores como: Meneguello (2011); Freire (2010); Kossoy (2020); Mauad (1996); Le Goff (1990), dentre outros. O texto dissertativo está dividido em três seções: na primeira, introduzimos a discussão acerca do tema da pesquisa, apresentamos nossos objetivos e nosso percurso metodológico; na seção seguinte, é apresentada a ONHB no que diz respeito às suas origens, seus objetivos e sua trajetória; por fim, na terceira seção, expomos o mapeamento e a categorização do recurso fotográfico usado nas 15 edições da ONHB, ao passo em que analisamos o papel dessas imagens para a formação dos estudantes e dos professores de História. Os resultados alcançados apontam que essa Olimpíada tem desenvolvido um trabalho voltado à formação crítica e cidadã dos estudantes, sendo as fotografias um instrumento para a reflexão destes acerca de variados temas, permitindo um diálogo entre o passado e o presente. Desse modo, a ONHB tem contribuído para o ensino de História ao romper com os métodos tradicionais de ensino, quando enseja, mediante fotografias e outros recursos didáticos, um processo reflexivo tanto para os estudantes quanto para os docentes dessa disciplina, pois quem ensina também aprende ao ensinar.

Fotografia;Ensino de História;ONHB;Formação cidadã
This paper is part of the Teaching the Humanities and Social Sciences line of research and its main objective is to discuss the use of photographs in the tests of the National Olympics in the History of Brazil over the course of its 15 editions (2009-2023). In order to achieve this goal, we initially sought to learn about the National Olympics in the History of Brazil proposal and its trajectory over the course of its 15 years of existence; we then carried out a survey of the number of this type of image in the National Olympics in the History of Brazil tests, at which stage 169 photographs were mapped. The diversity of themes they dealt with led us to group them into six categories, namely: social mobilizations and demonstrations; gender; power, politics and human rights; memory, heritage and identity; social inequalities and the world of work. The large number of images led us to select 34 of them for our analysis of how they are used by the National Olympics in the History of Brazil. The paper it is qualitative and the theoretical basis is based on authors such as: Meneguello (2011); Freire (2010); Kossoy (2020); Mauad (1996); Le Goff (1990), and others. The dissertation is divided into three sections: in the first, we introduce the discussion about the research topic, present our objectives and our methodological path; in the next section, we present the National Olympics in the History of Brazil in terms of its origins, its objectives and its trajectory; finally, in the third section, we map and categorize the photographic resources used in the 15 editions of the National Olympics in the History of Brazil, while analyzing the role of these images in the training of students and history teachers. The results show that this Olympics has developed work aimed at the critical and civic education of students, with photographs being an instrument for their reflection on various topics, allowing a dialog between the past and the present. In this way, the National Olympics in the History of Brazil has contributed to the teaching of history by breaking with traditional teaching methods, when it provides, through photographs and other teaching resources, a reflective process for both students and teachers of this subject, because those who teach also learn when they teach.
Photography;History teaching;The National Olympics in the History of Brazil;Citizen education
1
130
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de mestrado revisada - final - karina macêdo.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
-

Banca Examinadora

FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LEONARDO LEONIDAS DE BRITO Docente - COLABORADOR
FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA Docente - PERMANENTE
OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - APOIO FINANCEIRO DA PRO REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO 6

Vínculo

Colaborador
Outros
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer