• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
O MOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO (MOBRAL) E A IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE PROFISSIONALIZAÇÃO
FRANCISCO MATEUS ALEXANDRE DE LIMA
DISSERTAÇÃO
30/04/2024

Esta é uma pesquisa cujo foco é o Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), uma fundação educacional instituída durante a Ditadura Civil-Militar, por meio da Lei nº 5.379/1967. Durante sua existência, a fundação desenvolveu aproximadamente dez programas educativos, que tiveram como objetivo central a Alfabetização Funcional e a Educação Continuada de Adolescentes. Dentre esses programas, encontramos o Programa de Alfabetização Funcional (PAF) e o Programa de Educação Integrada (PEI), que contavam com a matrícula e a permanência dos sujeitos dos 15 aos 30 anos para a aquisição de leitura, escrita e cálculo. Diante da diversidade de programas criados pela fundação, pretendemos compreender o Programa de Profissionalização do Mobral, considerando as suas ações voltadas para a formação profissional de adolescentes e adultos. Trata-se de uma pesquisa documental na qual foram utilizadas metodologicamente fontes históricas (Barros, 2019) e documento/monumento (Le Goff, 1990). Assim, utilizamos a Lei 5.379 de 1970, o Manual do Programa de Profissionalização, o Manual do Monitor e do Aluno, os relatórios das ações do Mobral sobre a Profissionalização e a Educação para o Trabalho, do curso de Empregada Doméstica, dentre outros documentos oficiais publicados pela fundação durante a sua existência, entre os anos de 1970 e 1985. Os documentos específicos desse programa estão conservados digitalmente no site Fóruns de EJA, que é um repositório que contempla materiais sobre Educação e Cultura Popular no Brasil. Como problema de pesquisa, investigamos como se deram as ações educativas do Programa de Profissionalização do Mobral com vistas à formação profissional de adolescentes e adultos a partir dos interesses da Ditadura Civil-Militar. Por meio desse questionamento, nosso objetivo geral é compreender o Programa de Profissionalização do Mobral, no cenário da Ditadura Civil-Militar, considerando suas ações para a formação profissional de adolescentes e adultos. Quanto aos objetivos específicos, buscamos: analisar o cenário histórico da criação e da implementação do Mobral; examinar o Programa de Profissionalização do Mobral por meio de documentos oficiais da fundação e conhecer os documentos orientadores do curso de Empregada Doméstica ofertado pelo Programa de Profissionalização. Como referencial bibliográfico, utilizamos textos cujas temáticas se relacionam à história da educação de adolescentes e adultos, como, por exemplo, os dos autores: Corrêa (1979); Costa (1986); Fávero (1983, 2016); Jannuzzi (1979); Lyra (1996); Paiva (2015), Scocuglia (2003); Soek (2009) dentre outros. Por meio da construção deste estudo, compreendemos que o Mobral foi uma criação da Ditadura Civil-Militar Brasileira com vistas à Alfabetização Funcional, buscando tornar os analfabetos aptos para uma vida produtiva economicamente na sociedade desta época e, por meio dos seus diversos programas de educação em massa, buscava a erradicação do analfabetismo, considerado como uma doença que impedia o país de se desenvolver. O Programa de Profissionalização foi justamente um dos programas que correspondia aos desejos do Governo Civil-Militar que, por meio do Sistema de Educação Permanente, “treinava” os sujeitos para a semi ou a profissionalização.

Mobral;Programa de Profissionalização;Educação Profissional;Pesquisa documental
This is research whose focus is the Brazilian Literacy Movement (Mobral), an educational foundation established during the Civil-Military Dictatorship, through Law 5,379/1967. During its existence, the foundation developed approximately ten educational programs, whose central objective was Functional Literacy and Continuing Education for Adolescents. Among these programs, we find the Functional Literacy Program and the Integrated Education Program, which included the enrollment and retention of subjects from 15 to 30 years of age to acquire reading, writing and calculation. Given the diversity of programs created by the foundation, we intend to understand the Mobral Professionalization Program, considering its actions aimed at the professional training of teenagers and adults. This is documentary research in which historical sources (Barros, 2019) and documents/monuments (Le Goff, 1990) were used methodologically. Thus, we used Law 5,379 of 1970, the Professionalization Program Manual, the Monitor and Student Manual, the reports on Mobral's actions on Professionalization and Education for Work, the Domestic Maid course, among other official documents. published by the foundation during its existence, between 1970 and 1985. The specific documents of this program are digitally preserved on the Fóruns de EJA website, which is a repository that includes materials on Education and Popular Culture in Brazil. As a research problem, we investigated how the educational actions of the Mobral Professionalization Program took place with a view to the professional training of adolescents and adults based on the interests of the Civil-Military Dictatorship. Through this questioning, our general objective is to understand the Mobral Professionalization Program, in the context of the Civil-Military Dictatorship, considering its actions for the professional training of adolescents and adults. As for specific objectives, we seek to: analyze the historical scenario of the creation and implementation of Mobral; examine the Mobral Professionalization Program through official documents from the foundation and learn about the guiding documents for the Domestic Worker course offered by the professionalization Program. As a bibliographic reference, we use texts whose themes are related to the history of adolescent and adult education, such as, for example, those of the authors: Corrêa (1979); Costa (1986); Fávero (1983, 2016); Jannuzzi (1979); Lyra (1996); Paiva (2015), Scocuglia (2003); Soek (2009) among others. Through the construction of this study, we understand that Mobral was a creation of the Brazilian Civil-Military Dictatorship with a view to Functional Literacy, seeking to make illiterate people fit for an economically productive life in the society of this time and, through its various education programs en masse, sought to eradicate illiteracy, considered a disease that prevented the country from developing. The Professionalization Program was precisely one of the programs that corresponded to the wishes of the Civil-Military Government which, through the Permanent Education System, “trained” subjects for semi- or professionalization.
Mobral;Professionalization Program;Professional education;Documentary research
1
109
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Francisco Mateus Alexandre de Lima FIM DO FIM - Francisco Matheus Alexandre de Lima.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
A PESQUISA APLICADA EM TRABALHO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

Banca Examinadora

FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA Docente - PERMANENTE
OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA Participante Externo
LEONARDO LEONIDAS DE BRITO Docente - COLABORADOR

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer