• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES (31002013020P5)
CORPO E VOZ DAS MULHERES NEGRAS NOS MOVIMENTOS DE RESISTÊNCIA NEGRA NA IGREJA CATÓLICA NA CIDADE DE SÃO PAULO
SIMONE ALMEIDA DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
27/02/2024

A pesquisa está pautada na ação de mulheres negras que integram as Irmandades Negras Religiosas e a Pastoral Afro-Brasileira, ambas da cidade de São Paulo, e investiga como essa presença pode contribuir para permanência e continuidade dessas Instituições. Trazemos dados que colaboram com a hipótese de que o resgate e a valorização da herança africana no Brasil estão relacionados ao reconhecimento político de uma identidade cultural e uma das possibilidades é que a aproximação a elementos identitários deve se dar tanto pela tradição oral quanto pela educação formal (Bâ, 2010). Tal constatação nos permite associar a ação dessas mulheres com os quatro Pilares da Educação (Delors, 2003) e a filosofia Ubuntu (Ramose, 2010). Nosso objetivo é dar ouvidos às vozes das protagonistas destes movimentos, além de documentar e propagar suas narrativas, para que possam dizer, sob sua perspectiva, como estão pautadas as lutas de resistência negra dentro da Igreja (Gonzalez, 1982). Com a premissa de encontrar uma metodologia outra que valorize as histórias de vida como meio para uma educação antirracista, nos aproximamos do conceito de início, meio e começo de novo (Santos, 2015). A partir de uma perspectiva empírica, examinamos a participação política das integrantes e dos grupos enfatizando e destacando o papel das mulheres na luta contra as desigualdades sociais e de raça. A história de vida subsidia essa análise. O método utilizado favorece que os corpos, dos quais nos aproximamos, estejam juntos à autora na transcrição das entrevistas (Alberti, 2018), performance que compõe as histórias de vida narradas nesta pesquisa (Martins, 2021). Os resultados são base para a elaboração de um material paradidático, que seja distribuído para os núcleos educacionais, como subsídio a ser utilizado nos espaços formais de educação. Os resultados podem ainda compor a elaboração de políticas públicas e afirmativas nas áreas da educação e cultura, contribuindo para o avanço do diálogo entre sociedade civil e sistemas formais e não formais de ensino.

Educação Antirracista;Irmandades Negras;Memória;Mulheres Negras;Pastoral Afro-Brasileira
The research is based on the actions of black women who are part of the Black Sisterhoods, both in the city of São Paulo, and how this presence can contribute to the permanence and continuity of these institutions. We present data that contributes to the hypothesis that the rescue and appreciation of African heritage in Brazil is related to the political recognition of its cultural identity and one of the possibilities is that the approach to elements of identity should take place through both oral tradition and formal education (Bâ, 2010). This allows us to associate the actions of these women with the four Pillars of Education (Delors, 2003) and the ubuntu philosophy (Ramose,2010). Our aim is to listen to the voices of the protagonists of these movements, to document and disseminate their narratives, so that they can say, from their perspective, how the struggles of black resistance are guided within the Church. With the premise of finding another methodology that values life stories as a means of anti-racist education, we approached the concept of beginning, middle and beginning again (Santos, 2015). From an empirical perspective, we examined the political participation of the members and the groups, emphasizing and highlighting the role of women in the fight against social and racial inequalities. Life history supports this analysis. The method used allows the bodies we approach to be together with the author in the transcription of the interviews (Alberti, 2018) and the ubuntu philosophy constitute the life stories narrated in this research (Martins, 2021). The results are the basis for the preparation of a paradidatic material to be distributed to educational centers, as a subsidy to be used in formal educational spaces. The results can also be used to draw up public and affirmative policies in the areas of education and culture, helping to advance the dialog between civil society and formal and non-formal education systems.
Antiracist Education;Black Sisterhoods;Memory;Black Women
1
189
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertacao_SIMONE ALMEIDA DE OLIVEIRA.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES
LINHA 3 - EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E DE GÊNERO: LINGUAGENS E ESTUDOS AFRO-DIASPÓRICOS E DIVERSIDADES ÉTNICO-RACIAIS
“Diálogos Pedagógicos Internacionais e de Advocacy. Mulheres Líderes em Educação entre o local e o global”

Banca Examinadora

ROSANGELA MALACHIAS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CELIA REGINA DA SILVA Participante Externo
ANTONIA APARECIDA QUINTAO Participante Externo
ROSANGELA MALACHIAS Docente - PERMANENTE
GIOVANA XAVIER DA CONCEICAO NASCIMENTO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO - UFRRJ 30

Vínculo

CLT
Outros
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer