• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
A cultura esportiva universitária de lazer: um olhar sobre a prática dos estudantes de medicina
GABRIEL RIBEIRO SARMENTO
DISSERTAÇÃO
02/07/2024

O objetivo desta pesquisa etnográfica é analisar como o pertencimento dos estudantes às equipes de handebol do curso de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, mobiliza outras experiências de lazer. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2022 e 2023, com uma imersão de seis meses no campo de estudo. Durante esse período, acompanhei 18 treinos das equipes de handebol, 4 festas, 4 competições universitárias e várias saídas para bares com os interlocutores deste estudo. As observações, portanto, resultaram em descrições densas do contexto investigado, registradas em diário de campo. No contexto esportivo dos estudantes de medicina, a vivência do lazer não se limitou aos treinos de handebol, ela se estendeu a diversas outras experiências de lazer, como festas e encontros em bares. Os treinos foram percebidos como pontos de encontro e de socialização dos estudantes, capazes de oportunizar aprendizado e a vivência do handebol como lazer. Nesse sentido, as festas, conhecidas como rocks das atléticas, e as saídas para bares foram identificadas como rituais de socialização com a capacidade de fortalecer os laços sociais e de constituir uma identidade coletiva. As competições universitárias, que mesclavam esporte e festas, apresentaram diferentes níveis de rivalidade e interação entre os estudantes. Em suma, a análise dos dados empíricos revelou que o pertencimento às equipes de handebol serve como uma "porta de entrada" para diversas práticas de lazer, influenciando significativamente as relações sociais dos estudantes. Além disso, as atividades esportivas e de lazer promovida pela atlética de medicina proporcionam tanto a abertura quanto o fechamento do contexto esportivo e das relações sociais dos estudantes, evidenciando uma dinâmica social complexa.

Lazer;Juventude;Esporte universitário
The aim of this ethnographic research is to analyze how students' involvement in the handball teams of the medical course at the Federal University of Espírito Santo (UFES) mobilizes other leisure experiences. The research was carried out between 2022 and 2023, over a six-month immersion in the field of study. During this period, I followed 18 handball team training sessions, 4 parties, 4 university competitions and several hanging out in bars with the interlocutors of this study. The observations, therefore, resulted in dense descriptions of the context under investigation, recorded in a field diary. In the sports context of the medical students, the experience of leisure was not limited to handball training, but extended to other leisure experiences, such as parties and meetings in pubs. Training sessions were seen as opportunities for students to meet up and socialize, and to learn and experience handball as leisure. In this sense, parties, known as "Athletics Rocks"1, and hanging out at bars were identified as socialization rituals with the capacity to strengthen social ties and build a collective identity. University competitions, which mixed sport and partying, showed different levels of rivalry and interaction between students. In short, the analysis of the empirical data revealed that being part of handball teams serves as a "gateway" to various leisure practices, significantly influencing students' social relationships. Furthermore, the sporting and leisure activities promoted by the medical athletics team open up and close off the sporting context and the students' social relationships, revealing a complex social dynamic.
Leisure;Youth;University sport
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTUDOS HISTÓRICOS E SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E SAÚDE
Educação Física, lazer e práticas corporais: análises a partir de perspectivas culturais diversas

Banca Examinadora

ANA CAROLINA CAPELLINI RIGONI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANA CAROLINA CAPELLINI RIGONI Docente - PERMANENTE
MAURO MYSKIW Participante Externo
CINTHIA LOPES DA SILVA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.4
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer