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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
ENSINO (23002018071P6)
A FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE APODI – RN DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
MARIA DA SAUDE PINTO DA COSTA
DISSERTAÇÃO
24/04/2024

A presente pesquisa trata do tema da Formação Continuada no processo de Ensino da Educação Básica tendo a modalidade de Educação Especial (E.E.) como ênfase. É um estudo relevante por tratar deste tema da formação contínua no contexto de atuação docente com a modalidade mencionada e pelo fato de promover reflexões críticas favorecendo o desenvolvimento pessoal-profissional, contribuindo com a autoformação e co-formação. Como objetivo geral, delimitamos: discutir os princípios, processos e regularidades que subscreve a Formação Continuada ofertada aos docentes que atuam no contexto do Ensino Fundamental Anos Iniciais com a modalidade de E.E. O referencial teórico que embasa a investigação trata de diversos temas, iniciando com o Estado do Conhecimento acerca da Formação Continuada direcionada à atuação docente com a modalidade de E.E., em seguida, traz uma contextualização histórica da Educação Básica e apresenta marcos históricos e documentos legislativos referentes à modalidade de E.E. brasileira com fundamento nos autores Neto (2015), Belther (2017), Brasil (2008) e LBI (2015). Sobre o perfil do profissional para atuação com a modalidade mencionada, usamos alguns autores: Brasil (1996); Brasil (2014); Honnef, Costas (2012), além de outros. No específico da Formação Continuada, tem-se autores como André (2002) e Imbernón (2009). Para finalizar, há uma discussão sobre algumas estratégias formativas contínuas e os saberes docentes, revisamos textos entre os quais estão: Brasil (2013); Pimenta (2000); Villegas e Caamaño (2016). A abordagem metodológica utilizada é a qualitativa, utilizamos as entrevistas semiestruturadas e os questionários mistos na construção das informações. Foram quatro participantes nesta investigação, sendo três professoras da Educação Básica atuantes com a modalidade de E.E. e uma, Coordenadora Pedagógica, as quais atuam no município de Apodi-RN pela rede estadual de ensino. No processo de análise, foi adotada a perspectiva interpretativa hermenêutica a partir das autoras Quintana e Hermida (2019), resultando nas categorias que apresentaram resultados, tais como: as características da Formação Continuada que apresenta limitações não atendendo a todas as necessidades formativas docentes para atuar na E.E.; alguns desafios que fazem parte do processo de atuação e de formação contínua no cotidiano docente; a atuação numa dimensão individualista com poucas parcerias e muitas funções, insuficiência formativa para atuar na E.E., falta de formação específica sobre E.E., a complexidade no atendimento dos alunos modalidade supracitada na sala comum, a ausência de incentivos formativos caracterizado pela desvalorização profissional e outros.

Educação Básica;Formação Continuada;Educação Especial;Inclusão
This research addresses the topic of Continuing Education in the teaching process of Basic Education, with an emphasis on Special Education (S.E.). It is a relevant study as it deals with this topic of continuous training in the context of teaching with the mentioned modality and because it promotes critical reflections favoring personal-professional development, thus contributing to self-formation and co-formation. The general objective we delineated is to discuss the principles, processes, and regularities that underpin the Continuing Education offered to teachers working in the context of Elementary Education in the early years with the S.E. modality. The theoretical framework supporting this investigation covers various topics, starting with the State of Knowledge about Continuing Education aimed at teaching with the S.E. modality. Then, it provides a historical contextualization of Basic Education and presents historical milestones and legislative documents related to the Brazilian S.E. modality based on authors like Neto (2015), Belther (2017), Brazil (2008) and LBI (2015). Regarding the profile of professionals working with the mentioned modality, we used some authors such as Brazil (1996), Brazil (2014), Honnef and Costas (2012). Specifically for Continuing Education, authors like André (2002) and Imbernón (2009) were considered. Finally, there is a discussion about some continuous training strategies and teaching knowledge, with a review of texts including Brazil (2013), Pimenta (2000), Villegas and Caamaño (2016). The methodological approach used is qualitative, employing semi-structured interviews and mixed questionnaires for information construction. Four participants were involved in this investigation: three Basic Education teachers working with the S.E. modality and one Pedagogical Coordinator, all of whom work in the municipality of Apodi-RN for the state education network. In the analysis process, a hermeneutic interpretative perspective was adopted based on the authors Quintana and Hermida (2019), resulting in categories that presented results such as: the characteristics of Continuing Education that show limitations, not meeting all the training needs of teachers for working in S.E.; some challenges that are part of the teaching and continuous training process in the daily routine; working in an individualistic dimension with few partnerships and many functions; insufficient training for working in S.E.; lack of specific training on S.E.; the complexity of attending to students of the aforementioned modality in regular classrooms; the absence of formative incentives characterized by professional devaluation, among others.
Basic Education;Continuing Education;Special Education;Strategies
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - com Ficha catalográfica - Saúde Pinto.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
O ensino como prática de investigação-formação: narrativas (auto)biográficas de professores da Educação Básica

Banca Examinadora

MARIA MARGARITA VILLEGAS GRATEROL
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
MARCELO BEZERRA DE MORAIS Docente - PERMANENTE
GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM Participante Externo
MARIA MARGARITA VILLEGAS GRATEROL Docente - COLABORADOR

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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