• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
ENSINO (23002018071P6)
SOB O SIGNO NEOLIBERAL: POSICIONAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE O TRABALHO EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS DO NOVO ENSINO MÉDIO
ELIDA KARLA ALVES DE BRITO
DISSERTAÇÃO
15/03/2024

O objetivo geral dessa pesquisa consiste em analisar como a racionalidade neoliberal engendra a assunção de posicionamentos discursivos sobre o trabalho em coleções didáticas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Novo Ensino Médio aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), edição de 2021, em conformidade, portanto, com a Reforma do Novo Ensino Médio (Lei nº13.415/2017) e com a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC, 2018). Tencionando atingir esse propósito, esse objetivo é expandido em outros três, a saber: i) examinar as condições históricas de possibilidade que margeiam as relações entre a racionalidade neoliberal e os discursos sobre o trabalho em documentos que normatizam a Reforma do Novo Ensino Médio; ii) descrever o funcionamento das relações de saber-poder que ancoram os discursos sobre o trabalho nos materiais didáticos estudados, em consonância com o regime de verdade do neoliberalismo; e iii) problematizar sobre as implicações dos posicionamentos assumidos em torno do trabalho sob o prisma neoliberal nas coleções didáticas no ensino de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no contexto do Novo Ensino Médio. Para subsidiar teoricamente o estudo, recorremos aos apontamentos teóricos foucaultianos alçados no percurso arqueológico e genealógico, com vistas a entender os conceitos que envolvem a análise dos discursos e as relações de poder por meio dos conceitos de governo, verdade e as proposições de Foucault sobre a governamentalidade e o neoliberalismo. Mobiliza-se, ainda, teorizações de autores como Dardot e Laval (2016), Han (2015; 2018), Antunes (2009; 2020) e Soler et al. (2021), entre outros. A metodologia procede a partir do método arquegenealógico e segue um viés descritivo-interpretativo de natureza qualitativa. A análise de enunciados coletados permite problematizar que o trabalho é discursivizado nos moldes neoliberais, pois pressupõe o desenvolvimento de competências e aptidões individuais que buscam levar o jovem do ensino médio a conceber o mundo do trabalho sob a lógica da competição. Nessa conjuntura, a governamentalidade neoliberal utiliza instrumentos normatizadores para corrigir e tornar os sujeitos dóceis. Contudo, os livros didáticos analisados também imputam estratégias e manifestações de resistência a essa governamentalidade, porém, estas não são intensas o suficiente diante da predominância de um discurso que busca levar os jovens a desenvolverem capacidades empreendedoras sob o crivo de ser a possibilidade para se chegar ao sucesso.

Discurso;Trabalho;Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;Material didático;Neoliberalismo
This research aims to analyse how the neoliberal rationality engenders the assumption of discursive positions about Work in didactic collections of Applied Human and Social Sciences to the New High School model approved by the National Book and Teaching Material Program (PNLD), 2021 edition, in accordance, therefore, with the New High School Brazilian curricular reconfiguration (law nº 13.415/2017) and with the Common National Curricular Basis for High School (BNCC, 2018). To achieve this purposal, the general objective is expanded into three others, which are: i) to examine the historic conditions of possibility that border the relationships between the neoliberal rationality and the discourses about Work in documents that normatize the New High School reconfiguration; ii) to describe the operation of power-knowledge relationships that anchor the discourses about Work on the didactic materais studied, in line with the truth regime of the neoliberalism; and iii) to problematize the implications of the positions taken around the work under the neoliberal perspective in the didactic colletions on the Applied Human and Social Sciences teaching in the context of New High School. To theorically assist the study, we seek for the theorical foucauldian notes, specifically the archeological and genealogical methods, in order to understand the concepts that envolve the discourses analysis and the power relations through the concepts of government, truth and Foucault propositions about governmentality and neoliberalism. We have, also, theorical contributions of authors such as Dardot and Laval (2016), Han (2015; 2018), Antunes (2009; 2020) and Soler et al. (2021), among others. The methodology proceeds by the archegenealogical method and follows a descriptive-interpretative perspective with a qualitative approach. The analysis of the collected statements allows us to problematize that the work is discursivized on the neoliberal rules, as it presupposes the development of competences and individual skills that seek to induce the high school teenager to understand the work world under the logic competition. In this context, the neoliberal governmentality uses standardizing instruments to correct and make the subjects and bodies docile. Nevertheless, the didactic collections analysed also try to input resistance strategies and manifestations to fight against this governmentality model, however, these strategies are not enough against the predominance of a discourse that seek to lead the teenagers to develop entrepreneurial capabilities as the only way to achieve the success.
Discourse;Work;Applied Human and Social Sciences;Teaching Material;Neoliberalism
1
119
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO FINAL OFICIAL - Élida Karla Brito.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Governamentalidade neoliberal e estratégias de resistência: inflexões no campo do ensino e das mídias digitais

Banca Examinadora

FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ISRAEL DE SA Participante Externo
MARCELO BEZERRA DE MORAIS Docente - PERMANENTE
FRANCISCO VIEIRA DA SILVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer