• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MATEMÁTICA E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA EDUCATIVA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DAIANE RAMILE DE OLIVEIRA RODRIGUES
DISSERTAÇÃO
30/04/2024

A educação matemática e todos os desafios que se apresentam em seu processo de ensino/aprendizagem são temas de grande relevância a serem debatidos tendo em vista sua importância no contexto social, no desenvolvimento do pensamento crítico e nas experiências adquiridas pelos alunos no âmbito escolar. Tais experiências se iniciam formalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental e podem refletir os sentimentos que os alunos terão a respeito da matemática no decorrer do percurso escolar. Dessa forma, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria das Representações Sociais fundamentada por Serge Moscovici (1978) e usando como aporte complementar a Teoria do Núcleo Central de Jean-Claude Abric (2000), buscamos analisar a relação entre a Representação Social de professores dos anos iniciais acerca da Matemática e suas implicações na/para prática educativa de pedagogos que lecionam essa disciplina. O estudo realizou-se na cidade de Mossoró/RN, utilizando, como técnica de produção de dados, o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), com o objetivo de identificar as evocações livres expostas pelos professores, a partir do estímulo indutor: “Para mim, a Matemática é...”. Tais evocações foram processadas e analisadas por meio do programa computacional Ensemble des Programmes Permetant l´Analyse des Evocations (EVOC). Além do teste, realizamos entrevistas semiestruturadas para investigar as metodologias dos docentes nas aulas de matemática e os significados que atribuem a essa prática. Os dados produzidos a partir das entrevistas foram tratados através da Análise de Conteúdo (Bardin, 1979). Os resultados encontrados apontam para indício das representações sociais das professoras ancorados no Núcleo Central a partir dos termos cotidiano, difícil, importante e raciocínio. Além disso, nos mostrou que a representação social das professoras acerca da matemática reflete no modo como algumas delas ensinam a disciplina e em como a maioria deixa transparecer para os alunos a forma como se sentem em relação à disciplina.

Representação Social;Ensino de Matemática;Prática Docente
Mathematics education and all the challenges presented in its teaching/learning process are topics of great relevance to be debated, considering their importance in the social context, in the development of critical thinking, and the experiences acquired by students in the school environment. Such experiences formally begin in the initial years of Elementary School and can reflect the feelings students will have about mathematics throughout their educational journey. Thus, based on the theoretical-methodological assumptions of the Theory of Social Representations founded by Serge Moscovici (1978) and using as complementary support the Central Core Theory by Jean-Claude Abric (2000), we seek to analyze the relationship between the social representation of early years teachers about Mathematics and its implications in/for the pedagogical practice of educators who teach this subject. The study was conducted in the city of Mossoró/RN, using the Free Word Association Test (FWAT) as a data production technique aiming to identify the free evocations expressed by teachers from the inducing stimulus: “For me, Mathematics is...”. Such evocations were processed and analyzed through the computer program Ensemble des Programmes Permetant l´Analyse des Evocations (EVOC). In addition to the test, we conducted semi-structured interviews to investigate the methodologies of teachers in mathematics classes and the meanings they attribute to this practice. The data produced from the interviews were treated through Content Analysis (Bardin, 1979). The findings indicate evidence of the social representations of female teachers anchored in the Central Core through terms such as everyday, difficult, important, and reasoning. Moreover, it showed us that the social representation of female teachers about mathematics reflects in the way some of them teach the subject and in how most of them convey to the students the way they feel about the discipline.
Social Representation;Teaching Mathematics;Teaching practice
1
108
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO DE DAIANE -VERSÃO FINAL ASSINADA - Daiane Rodrigues.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
Ensino de Matemática no Nordeste brasileiro: entre histórias, compreensões e proposições

Banca Examinadora

MARCELO BEZERRA DE MORAIS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALEXSANDRO COELHO ALENCAR Participante Externo
MARCELO BEZERRA DE MORAIS Docente - PERMANENTE
MARCIA MARIA ALVES DE ASSIS Docente - COLABORADOR

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer