• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
MULHERES E A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR DE MOSSORÓ - RN: UMA PESQUISA EM HISTÓRIA ORAL SOBRE QUESTÕES DE GÊNERO
SABRINA LOIOLA DE MORAIS
DISSERTAÇÃO
25/04/2024

Este trabalho teve o intuito de analisar questões de gênero nas Licenciaturas em Matemática em Mossoró – RN, a partir de experiências das docentes atuantes nestes cursos. Para isso, foi utilizada a abordagem da História Oral e, a partir de entrevistas com as docentes selecionadas, foi dado ênfase às questões de gênero que permeiam ou permearam a vida dessas professoras. A análise das narrativas produzidas pelas professoras foi elaborada articulando temas que vieram à tona durante as entrevistas, em uma análise de convergências. As temáticas analisadas foram o incentivo recebido durante seus momentos de infância e adolescência, por parte da família ou pessoas de convívio próximo; representatividade de professores (as) ou figuras marcantes durante esse período; tomada de decisão em cursar a carreira que envolvesse matemática; sensação de pertencimento ao ambiente acadêmico, levando em consideração as nuances particulares do curso de matemática; trabalho e relações de poder e; equilíbrio entre vida acadêmica e pessoal. Dentre os resultados percebidos, destaca-se as relações das professoras com suas famílias, que geralmente atuaram como fortes direcionadoras de seus percursos formativos e profissionais – mesmo que indiretamente. Também foi observado um papel crucial dos próprios professores, não só durante a infância e adolescência, mas também assumindo a posição de espelho a ser seguido e de mostrar e incentivar os caminhos de pósgraduação. Além disso, foi destacada a importância de dar a oportunidade para que essas mulheres tenham suas experiências com a matemática sem precisarem esconder suas emoções, de serem respeitadas, sendo-lhes dada a oportunidade de errar sem julgamento e ter suas vozes igualmente escutadas. Outro forte ponto observado foi a maternidade – ou a falta dela – no decorrer de suas carreiras, e a importância de uma rede de apoio para as docentes.

Relações de gênero;Educação Matemática;Formação e Atuação Docentes;Mulheres na Ciência
This work aims to discuss about representativeness and gender roles in Mathematics degrees in Mossoro – RN, based on the experiences of professors working in these courses. For this, using the Oral History approach and, through interviews with selected professors, emphasis will be placed on gender matters that permeate the lives of these teachers. The analysis of the narratives produced by the teachers was prepared by articulating themes that came to light during the interviews, in an analysis of convergences. The themes analyzed were the encouragement received during childhood and adolescence, from family or people close to them; representation of teachers or notable figures during this period; decision-making to pursue a career that involved mathematics; feeling of belonging to the academic environment, taking into account the particular nuances of the mathematics course; work and power relations and the balance between academic and personal life. Among the results perceived, the relationships between teachers and their families stand out, which generally act as the first contact with what is or is not possible for teachers, thus directing them - even if indirectly. In this same line of thought, a crucial role of teachers themselves was also observed, not only during childhood and adolescence; but also assuming the position of a mirror to be followed and of showing and encouraging postgraduate paths. Furthermore, the importance of giving these women the opportunity to have their experiences with mathematics without having to hide their emotions, to be respected, to be given the opportunity to make mistakes without judgment and to have their voices equally heard was highlighted. Another strong point observed was motherhood - or lack thereof - throughout their careers, and the importance of a support network for teachers.
Gender Relations;Mathematics Education;Teacher Training and Performance;Women in Science
1
217
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação VF_com anexos_ Sabrina Loiola de Morais_compressed - Sabrina Morais.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
Ensino de Matemática no Nordeste brasileiro: entre histórias, compreensões e proposições

Banca Examinadora

MARCELO BEZERRA DE MORAIS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCELO BEZERRA DE MORAIS Docente - PERMANENTE
HELOISA DA SILVA Participante Externo
SIMONE MARIA DA ROCHA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer