A pesquisa tem o objetivo de investigar as relações do ensino construídas a partir do ambiente das bandas de música, analisando o ensino coletivo de música, seu desenvolvimento e vivências dos integrantes e a forma do ensino de música da Banda de Música Antônio Florêncio de Queiroz no município de Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte. Esse processo de construção teve base metodológica com estudo de caso etnográfico, que possibilitou o levantamento de um grande número de informações, através da utilização de diversas técnicas de coleta de dados, permitindo, assim, uma compreensão detalhada do objeto de estudo. Utilizamos observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com os músicos e o maestro João Modesto. Foram tomados como aporte teórico os conceitos de instituição social, tradição, cidadania cultural e dimensões educativas e culturais, a partir de Barbosa (1994), Botelho (2006), Carvalho (2009), Batista (2010), Pollak (1992), Giddens (2005) e Hall (2006). Com base nos dados construídos e analisados, constatamos que a banda de música é uma instituição que contribui para a democratização do acesso à música e cidadania cultural, ao possibilitar que todos não apenas usufruam dos bens culturais e musicais, mas que sejam agentes ativos da sua elaboração, na produção musical local, a partir da atuação da banda. Atestou-se, também, o papel fundamental do maestro nesse período, que com suas ações educativas e culturais renovou um novo cenário musical para a referida banda de música. E, por fim, foi realizada uma entrevista com o maestro para a obtenção de mais resultados sobre o estudo direcionado à banda de música; foi aplicado também um questionário para verificação da prática educacional que o maestro conduziu no período de 2018 a 2021. Nesse sentido, os resultados sobre o ensino e a aprendizagem na Banda Antônio Florêncio de Queiroz foram contemplados.