• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MÚSICA NA BANDA ANTÔNIO FLORÊNCIO DE QUEIROZ DA CIDADE PAU DOS FERROS-RN
ELTON SOUZA DE MELO
DISSERTAÇÃO
27/03/2024

A pesquisa tem o objetivo de investigar as relações do ensino construídas a partir do ambiente das bandas de música, analisando o ensino coletivo de música, seu desenvolvimento e vivências dos integrantes e a forma do ensino de música da Banda de Música Antônio Florêncio de Queiroz no município de Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte. Esse processo de construção teve base metodológica com estudo de caso etnográfico, que possibilitou o levantamento de um grande número de informações, através da utilização de diversas técnicas de coleta de dados, permitindo, assim, uma compreensão detalhada do objeto de estudo. Utilizamos observações e entrevistas semiestruturadas realizadas com os músicos e o maestro João Modesto. Foram tomados como aporte teórico os conceitos de instituição social, tradição, cidadania cultural e dimensões educativas e culturais, a partir de Barbosa (1994), Botelho (2006), Carvalho (2009), Batista (2010), Pollak (1992), Giddens (2005) e Hall (2006). Com base nos dados construídos e analisados, constatamos que a banda de música é uma instituição que contribui para a democratização do acesso à música e cidadania cultural, ao possibilitar que todos não apenas usufruam dos bens culturais e musicais, mas que sejam agentes ativos da sua elaboração, na produção musical local, a partir da atuação da banda. Atestou-se, também, o papel fundamental do maestro nesse período, que com suas ações educativas e culturais renovou um novo cenário musical para a referida banda de música. E, por fim, foi realizada uma entrevista com o maestro para a obtenção de mais resultados sobre o estudo direcionado à banda de música; foi aplicado também um questionário para verificação da prática educacional que o maestro conduziu no período de 2018 a 2021. Nesse sentido, os resultados sobre o ensino e a aprendizagem na Banda Antônio Florêncio de Queiroz foram contemplados.

Banda de Música;Cultural;Ensino/aprendizagem;Instituição Social
The aim of this paper is to investigate the teaching relationships built up in the music band environment, analyzing collective music teaching, its development and the experiences of its members and the form of music teaching in the Antônio Florêncio de Queiroz Music Band in Pau dos Ferros city, Rio Grande do Norte. This construction process was methodologically based on an ethnographic case study, which made it possible to gather a large amount of information through the use of various data collection techniques, thus enabling a detailed understanding of the object of study. We used observations and semi-structured interviews with the musicians and conductor João Modesto. The concepts of social institution, tradition, cultural citizenship and educational and cultural dimensions were taken as theoretical input, based on Barbosa (1994), Botelho (2006), Carvalho (2009), Batista (2010), Pollak (1992), Giddens (2005) and Hall (2006). Based on the information gathered and analyzed, I found that the brass band is an institution that contributes to the democratization of access to music and cultural citizenship, by enabling everyone not only to enjoy cultural and musical goods, but also to be active agents in their development, in local musical production, based on the band's performance. The fundamental role of the conductor during this period was also attested to, as his educational and cultural actions renewed a new musical scenario for the band. And finally, an interview was conducted with the conductor to obtain more results about the study directed to the music band, a questionnaire was also carried out to obtain the educational practice that the conductor conducted in the period from 2018 to 2021. In this sense, the results were contemplated on teaching and learning in the Antônio Florêncio de Queiroz band.
Music band;Culture;Teaching/learning;Social institution
1
97
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÃ_Ã_O ELTON FINALIZADA CORRETOO - Elton Souza de Melo.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
-

Banca Examinadora

GUILHERME PAIVA DE CARVALHO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
TIAGO DE QUADROS MAIA CARVALHO Participante Externo
GUILHERME PAIVA DE CARVALHO Docente - PERMANENTE
GIANN MENDES RIBEIRO Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer