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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
ENSINO (23002018071P6)
ESCREVER PARA QUÊ? O ENSINO DE ESCRITA DA LÍNGUA PORTUGUESA EM PLANOS DE AULA DO PORTAL EDUCACIONAL ESCOLAS NA REDE (RIO GRANDE DO NORTE)
THAYANNY KELINNY VASCONCELOS DE LIMA
DISSERTAÇÃO
30/04/2024

Esta dissertação propõe uma análise de planos de aula disponíveis no Portal Educacional Escolas na Rede, adotado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (Seec/RN), produzidos por professores que utilizam a referida plataforma. Nesse sentido, objetiva-se analisar as propostas didáticas do ecossistema Escolas na Rede, verificando a forma como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (Tdic) dialogam com o ensino de produção textual na sala de aula. Tem-se, assim, três objetivos específicos: realizar um inventário dos planos de aula disponíveis no Portal Escolas na Rede voltados para o ensino de produção textual; identificar os gêneros do discurso mais frequentemente solicitados nos planos de aula de produção textual, a fim de compreender a diversidade de formas textuais abordadas no contexto educacional; investigar os critérios de avaliação recomendados pelos planos de aula, explorando se há ênfase na reescrita, quais critérios são sugeridos para avaliação (escrita, modelo de gênero, critérios gerais), e se esses critérios proporcionam uma base para a construção de uma escrita significativa. Diante disso, esta dissertação se apoia em teorias linguísticas, como a perspectiva bakhtiniana sobre gêneros do discurso, contribuições da Linguística Textual (Cavalcante, 2012; Koch, 2018), além de considerar documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia envolve a análise dos planos de aula, identificando os gêneros do discurso mais frequentes, as práticas de leitura e escrita propostas e os critérios de avaliação recomendados. Os dados apontam que o referido portal educacional pode ser entendido como um ecossistema digital (Paveau, 2021 apud Giering; Pinto, 2021), já que tal ambiente virtual disponibiliza muitos recursos interativos que visam desenvolver habilidades de leitura, escrita e compreensão textual entre os alunos. Pode-se identificar, ainda, a existência de alguns espaços passíveis de aprimoramento, sobretudo no que diz respeito ao direcionamento da atividade, pensando-se no enfoque desta em relação à formação de um público leitor específico. Além disso, notou-se que, apesar de haver enfoque na consideração das tecnologias como ferramentas de busca, de pesquisa, de análise, na prática, frequentemente, tais recursos digitais foram desconsiderados enquanto ferramenta de compartilhamento de textos.

Planos de aula;Ensino de Língua Portuguesa;Produção textual escrita;Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
This dissertation proposes an analysis of lesson plans available on the Portal Educacional Escolas na Rede, adopted by the Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (Seec/RN), produced by teachers using the aforementioned platform. In this sense, the aim is to analyze the didactic proposals of the Escolas na Rede ecosystem, verifying how Digital Information and Communication Technologies (Tdic) interact with the teaching of textual production in the classroom. Thus, there are three specific objectives: to conduct an inventory of the lesson plans available on the Escolas na Rede Portal focused on the teaching of textual production; to identify the most frequently requested speech genres in the textual production lesson plans, in order to understand the diversity of textual forms addressed in the educational context; to investigate the evaluation criteria recommended by the lesson plans, exploring whether there is an emphasis on rewriting, which criteria are suggested for evaluation (writing, genre model, general criteria), and whether these criteria provide a basis for the construction of meaningful writing. In light of this, this dissertation relies on linguistic theories, such as the Bakhtinian perspective on speech genres, contributions from Textual Linguistics (Cavalcante, 2012; Koch, 2018), as well as considering official documents, such as the National Curriculum Parameters and the National Common Curricular Base (BNCC). The methodology involves the analysis of lesson plans, identifying the most frequent speech genres, the proposed reading and writing practices, and the recommended evaluation criteria. The data indicate that the referred educational portal can be understood as a digital ecosystem (Paveau, 2021 apud Giering; Pinto, 2021), as this virtual environment provides many interactive resources aimed at developing reading, writing, and textual comprehension skills among students. Additionally, some areas for improvement can be identified, particularly concerning the direction of the activity, thinking about its focus in relation to the formation of a specific reading audience. Moreover, it was noted that, despite the emphasis on considering technologies as tools for search, research, and analysis, in practice, these digital resources were often disregarded as tools for text sharing.
Lesson plans;Portuguese Language Teaching;Written textual production;Digital Information and Communication Technologies
1
104
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Thayanny Kelinny Vasconcelos de Lima UERN - Thayanny Kelinny Vasconcelos De Lima.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES
MULTILETRAMENTOS E CULTURAS HÍBRIDAS NO ENSINO DE LIBRAS E LÍNGUA PORTUGUESA

Banca Examinadora

ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EDUARDO PARE GLUCK Participante Externo
ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA Docente - PERMANENTE
SAMUEL DE CARVALHO LIMA Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

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