Esta dissertação propõe uma análise de planos de aula disponíveis no Portal Educacional Escolas na Rede, adotado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (Seec/RN), produzidos por professores que utilizam a referida plataforma. Nesse sentido, objetiva-se analisar as propostas didáticas do ecossistema Escolas na Rede, verificando a forma como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (Tdic) dialogam com o ensino de produção textual na sala de aula. Tem-se, assim, três objetivos específicos: realizar um inventário dos planos de aula disponíveis no Portal Escolas na Rede voltados para o ensino de produção textual; identificar os gêneros do discurso mais frequentemente solicitados nos planos de aula de produção textual, a fim de compreender a diversidade de formas textuais abordadas no contexto educacional; investigar os critérios de avaliação recomendados pelos planos de aula, explorando se há ênfase na reescrita, quais critérios são sugeridos para avaliação (escrita, modelo de gênero, critérios gerais), e se esses critérios proporcionam uma base para a construção de uma escrita significativa. Diante disso, esta dissertação se apoia em teorias linguísticas, como a perspectiva bakhtiniana sobre gêneros do discurso, contribuições da Linguística Textual (Cavalcante, 2012; Koch, 2018), além de considerar documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia envolve a análise dos planos de aula, identificando os gêneros do discurso mais frequentes, as práticas de leitura e escrita propostas e os critérios de avaliação recomendados. Os dados apontam que o referido portal educacional pode ser entendido como um ecossistema digital (Paveau, 2021 apud Giering; Pinto, 2021), já que tal ambiente virtual disponibiliza muitos recursos interativos que visam desenvolver habilidades de leitura, escrita e compreensão textual entre os alunos. Pode-se identificar, ainda, a existência de alguns espaços passíveis de aprimoramento, sobretudo no que diz respeito ao direcionamento da atividade, pensando-se no enfoque desta em relação à formação de um público leitor específico. Além disso, notou-se que, apesar de haver enfoque na consideração das tecnologias como ferramentas de busca, de pesquisa, de análise, na prática, frequentemente, tais recursos digitais foram desconsiderados enquanto ferramenta de compartilhamento de textos.