• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
ENSINO (23002018071P6)
REFERENCIAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO EM TEXTOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
LUCIANA CARLA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
30/04/2024

Nesta pesquisa, objetivamos analisar os processos referenciais e sua relação com a argumentação no gênero “artigo de opinião”, notadamente em textos escritos por alunos da 3a série do Ensino Médio. Os objetivos específicos foram: (i) identificar os processos referenciais em textos produzidos por alunos da 3a série do Ensino Médio; (ii) investigar as funções das expressões referenciais e sua relação com a orientação argumentativa do texto; (iii) descrever os processos referenciais mobilizados pelos alunos como estratégia de argumentação. Partimos do pressuposto de que todos os textos são orientados argumentativamente para cumprir determinados propósitos comunicativos, agindo estrategicamente sobre os interlocutores, e que a referenciação se constitui em uma atividade intensamente argumentativa. Com relação ao corpus de pesquisa, é composto por trinta textos, pertencentes ao gênero “artigo de opinião”, produzidos por estudantes da 3a série do Ensino Médio de escolas públicas das cidades de Caraúbas, Mossoró e Umarizal, pertencentes ao Estado do Rio Grande Norte, Brasil. Os textos foram coletados do repositório de escrita escolar DOESTE. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, descritiva e explicativa. Como aporte teórico, fundamentamo-nos nos pressupostos da Linguística Textual, em autores como Mondada e Dubois (2005), Amossy (2011), Custódio Filho (2011), Cavalcante (2011), Cavalcante (2012), Cavalcante e Brito (2014), Adam (2018), Cavalcante et al (2020); Cavalcante et al (2022), dentre outros, que deram suporte teórico-metodológico à pesquisa. Observamos que os alunos mobilizam diversos processos referenciais na escrita do artigo de opinião, com recorrência significativa de introdução referencial, anáforas direta, anáfora indireta e dêixis, que funcionam em redes referenciais e corroboram para que os pontos de vista sejam revelados. Diante disso, acreditamos que nossa pesquisa traz contribuições importantes ao ensino de Língua Portuguesa, bem como aos professores, no tocante ao aprimoramento da competência comunicativa, bem como relacionadas ao desenvolvimento das práticas argumentativas.

Argumentação;Artigo de Opinião;Produção de texto;Referenciação
In this research, we aim to analyze the referential processes and their relationship with the argumentation in the opinion article genre, notably in texts written by students of 3rd High School. The specific objectives were: to identify the referential processes in texts produced by high school students; to investigate the functions of referential expressions and their relationship with the argumentative orientation of the text; processes mobilized by students as an argumentation strategy. We assume that all texts are argumentatively oriented to fulfill certain communicative purposes, acting strategically on the interlocutors and that referencing is an intensely argumentative activity. Regarding the research corpus, it is composed of thirty texts, belonging to the opinion article genre, produced by students of the 3rd year of high school in public schools in the cities of Caraúbas, Mossoró and Umarizal, belonging to the State of Rio Grande Norte, Brazil. The texts were collected from the school writing repository DOESTE. This is a qualitative, descriptive and explanatory research. We are based on the theoretical assumptions of Textual Linguistics, in authors such as Mondada and Dubois (2005), Amossy (2011), Custódio Filho (2011), Cavalcante (2011), Cavalcante (2012), Cavalcante and Brito (2014), Adam (2018), Cavalcante et al (2020); Cavalcante et al (2022), theoretical and methodological support to the research. We observed that the students mobilize several referential processes in the writing of the opinion article, with significant recurrence of referential introduction, direct, indirect anaphora and deixes and that work in reference networks and corroborate so that the points of view are revealed. Therefore, we believe that our research brings important contributions to the teaching of Portuguese Language, as well as to teachers, regarding the improvement of communicative competence, as well as related to the development of argumentative practices.
Argumentation;Opinion Article;Text Production;Referencing
1
157
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO DE LUCIANA UERN.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES
A leitura e a escrita do texto digital nas aulas de língua portuguesa: entre práticas e perspectivas para o ensino

Banca Examinadora

ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SAMUEL DE CARVALHO LIMA Docente - PERMANENTE
JOSINALDO PEREIRA DE PAULA Participante Externo
ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer