Nesta pesquisa, objetivamos analisar os processos referenciais e sua relação com a argumentação no gênero “artigo de opinião”, notadamente em textos escritos por alunos da 3a série do Ensino Médio. Os objetivos específicos foram: (i) identificar os processos referenciais em textos produzidos por alunos da 3a série do Ensino Médio; (ii) investigar as funções das expressões referenciais e sua relação com a orientação argumentativa do texto;
(iii) descrever os processos referenciais mobilizados pelos alunos como estratégia de argumentação. Partimos do pressuposto de que todos os textos são orientados argumentativamente para cumprir determinados propósitos comunicativos, agindo estrategicamente sobre os interlocutores, e que a referenciação se constitui em uma atividade intensamente argumentativa. Com relação ao corpus de pesquisa, é composto por trinta textos, pertencentes ao gênero “artigo de opinião”, produzidos por estudantes da 3a série do Ensino Médio de escolas públicas das cidades de Caraúbas, Mossoró e Umarizal, pertencentes ao Estado do Rio Grande Norte, Brasil. Os textos foram coletados do repositório de escrita escolar DOESTE. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, descritiva e explicativa. Como aporte teórico, fundamentamo-nos nos pressupostos da Linguística Textual, em autores como Mondada e Dubois (2005), Amossy (2011), Custódio Filho (2011), Cavalcante (2011), Cavalcante (2012), Cavalcante e Brito (2014), Adam (2018), Cavalcante et al (2020); Cavalcante et al (2022), dentre outros, que deram suporte teórico-metodológico à pesquisa. Observamos que os alunos mobilizam diversos processos referenciais na escrita do artigo de opinião, com recorrência significativa de introdução referencial, anáforas direta, anáfora indireta e dêixis, que funcionam em redes referenciais e corroboram para que os pontos de vista sejam revelados. Diante disso, acreditamos que nossa pesquisa traz contribuições importantes ao ensino de Língua Portuguesa, bem como aos professores, no tocante ao aprimoramento da competência comunicativa, bem como relacionadas ao desenvolvimento das práticas argumentativas.