• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA
CLAIRTON ALMEIDA MAIA
DISSERTAÇÃO
30/04/2024

O cotidiano da sala de aula e as práticas de ensino da Língua Inglesa na escola pública têm trazido discussões e provocado reflexões importantes no meio acadêmico por parte dos professores-pesquisadores. Essas discussões favorecem o ensino da Língua Inglesa e acabam por refletir a prática dos profissionais envolvidos. Com o propósito de contribuir com essas discussões, este estudo objetiva relacionar o ensino de inglês e a IA, buscando analisar o discurso de youtubers sobre o ensino de inglês nos vídeos disponíveis na plataforma YouTube em perspectiva intercultural, considerando o contexto de realização de investigações. Metodologicamente, é desenvolvida uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva tomando os discursos dos Youtubers como enunciados, interpretando-os como elos da interação discursiva. Posteriormente foram criadas (03) três categorias de análises que refletem as temáticas gerais abordadas pelas investigações a saber: 1) Funcionalidades das plataformas: 2) Potenciais usos das plataformas: 3) Limitações e desafios na utilização do Chat GPT e Character.Ai para aprendizado de inglês. Como resultados, a análise elucida uma concordância entre os sujeitos em relação à valoração positiva do uso da IA, devido às diferentes possibilidades de seu uso.

Inteligência Artificial;Ensino de Inglês;YouTube
The everyday life of the classroom and English language teaching practices in public schools have brought important discussions and reflections in the academic field by teacher-researchers. These discussions favor the teaching of the English language and ultimately reflect the practice of the professionals involved. With the purpose of contributing to these discussions, this study aims to relate English language teaching and AI, seeking to analyze the discourse of YouTubers on English language teaching in the videos available on the YouTube platform from an intercultural perspective, considering the context of research. Methodologically, a qualitative, exploratory and descriptive research is developed, taking the YouTubers' discourses as statements, interpreting them as links of discursive interaction. Subsequently, (03) three categories of analysis were created reflecting the general themes addressed by the investigations, namely: 1) Platform functionalities: 2) Potential uses of platforms: 3) Limit ations and challenges in the use of Chat GPT and Character.Ai for English learning. As results, the analysis elucidates an agreement among the subjects regarding the positive valuation of AI use, due to the different possibilities of its use.
Artificial Intelligence;Teaching English;YouTube
1
73
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO PARA UERN CLAIRTON - Clairton Maia.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES
A produção e a circulação de textos em plataformas digitais e a sua aplicação no ensino de línguas

Banca Examinadora

SAMUEL DE CARVALHO LIMA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
BRUNO RAFAEL COSTA VENANCIO DA SILVA Participante Externo
MARIA LEIDIANE TAVARES FREITAS Participante Externo
SAMUEL DE CARVALHO LIMA Docente - PERMANENTE
ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer