• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO A PARTIR DAS OBRAS DE LITERATURA INFANTIL DO PNLD LITERÁRIO
ISABEL CRISTINA FELIX DA SILVA ALVES
DISSERTAÇÃO
30/04/2024

A literatura infantil desempenha um papel fundamental na formação dos leitores, contribuindo não apenas para o desenvolvimento das habilidades de leitura, mas também para a construção de repertórios culturais, emocionais e cognitivos da criança. Neste contexto, essa pesquisa busca analisar como as obras de literatura infantil do PNLD Literário do ano de 2018 podem contribuir para a formação do leitor literário infantil, com foco em obras literárias específicas, tendo como objetivo específico: refletir sobre a literatura no contexto da formação do leitor literário na escola, a partir das obras de literatura infantil nas Unidades de Educação Infantil; compreender como podemos formar leitores a partir das obras de literatura infantil do PNLD Literário do ano de 2018; examinar por meio de categorias as temáticas de literatura infantil encontradas nas obras literárias do PNLD e sua contribuição no processo de formação do leitor literário infantil. A metodologia empregada consiste em uma abordagem qualitativa, com foco na pesquisa documental em que analisamos 10 obras literárias do PNLD como forma de dar um tratamento analítico aos textos selecionados para o estudo a partir de sete categorias de análise: prazer pela leitura, encantamento, reflexões, identificação do tipo de leitor, interação leitor-texto, imagem e interação com o leitor e ampliação do repertório. Para tanto, recorremos às discussões teóricas que fortalecem nossa análise, entre os quais destacamos Coelho (2000), Azevedo e Pontes (2009), Pontes (2012), Colomer (2017). Frente às descobertas desta investigação, é salutar dar visibilidade à literatura infantil como uma ferramenta fundamental para a formação do leitor literário nas escolas brasileiras, contribuindo para o aprimoramento das práticas pedagógicas relacionadas à promoção de uma educação literária de qualidade no Brasil. Dessa forma, compreendemos que o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) representa uma iniciativa crucial no cenário educacional brasileiro, oferecendo obras literárias de alta qualidade para as escolas públicas do país, o que possibilita um direcionamento para uma formação leitora ampliada e atualizada.

Formação leitora;Literatura Infantil;PNLD
Children's literature plays a fundamental role in the training of readers, contributing not only to the development of reading skills, but also to the construction of the child's cultural, emotional and cognitive repertoires. In this context, this research seeks to analyze how children's literature works from PNLD Literário in 2018 can contribute to the training of children's literary readers, focusing on specific literary works, with the specific objective: reflecting on literature in the context of training the literary reader at school, based on works of children's literature in Early Childhood Education Units; understand how we can form readers based on children's literature works from PNLD Literário in 2018; examine, through categories, the themes of children's literature found in the PNLD's literary works and their contribution to the process of training children's literary readers. The methodology used consists of a qualitative approach, focusing on documentary research in which we analyzed 10 literary works from the PNLD as a way of giving an analytical treatment to the texts selected for the study based on seven categories of analysis: pleasure in reading, enchantment, reflections, identification of the type of reader, reader-text interaction, image and interaction with the reader and expansion of the repertoire. To this end, we resort to theoretical discussions that strengthen our analysis, among which we highlight Coelho (2000), Azevedo and Pontes (2009), Pontes (2012), Colomer (2017). In view of the findings of this investigation, it is beneficial to give visibility to children's literature as a fundamental tool for the training of literary readers in Brazilian schools, contributing to the improvement of pedagogical practices related to the promotion of quality literary education in Brazil. In this way, we understand that the National Textbook Program (PNLD) represents a crucial initiative in the Brazilian educational scenario, offering high quality literary works for the country's public schools, which enables a direction towards expanded and updated reading training.
Reading training;Children's literature;PNLD
1
151
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO ISABEL FELIX CORRIGIDA - Isabel Cristina Felix da Silva Alves Cristina Felix.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES
A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE E DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

Banca Examinadora

VERONICA MARIA DE ARAUJO PONTES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
VERONICA MARIA DE ARAUJO PONTES Docente - PERMANENTE
PAULO AUGUSTO TAMANINI Docente - PERMANENTE
MARIA CARMEM SILVA BATISTA Participante Externo
ALBINO OLIVEIRA NUNES Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.10
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer