• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
Concepções e produções de estilos de vida saudáveis em Centros Municipais de Educação Infantil da Serra/ES
THACIA RAMOS VARNIER
TESE
02/08/2024

Nos últimos anos, ações e políticas em saúde ganharam maior potencial nas atividades de promoção de saúde voltados à infância e adolescência, principalmente, na escola, pois compreendem que esses são períodos do desenvolvimento humano nos quais se estabelecem o comportamento, caráter, personalidade e estilo de vida, e que o ambiente em que o jovem está inserido é um dos principais fatores influenciadores de comportamento. Segundo Paim e Almeida Filho (1998), tais medidas educacionais podem ser adotadas em diferentes organizações e instituições, por diversos agentes dentro e fora do espaço convencionalmente reconhecido como “setor saúde”. Questões relacionadas a uma vida saudável adentraram o âmbito escolar e a saúde passa a se configurar como um tema importante nas ações educacionais. Nesse sentido, esta pesquisa de doutorado teve como objetivo analisar o entendimento de saúde, bem como os discursos referentes aos cuidados com o corpo e em saúde produzidos e consumidos, por adultos, na Educação Infantil, sobretudo, nos Centros Municipais de Educação da rede pública de ensino de Serra/ES. Em relação aos aspectos metodológicos, os principais instrumentos de pesquisa foram a observação participante, a utilização de entrevistas semiestruturadas e o experimento da técnica de Narrativas de Mapas Corporais. Essa pesquisa conclui que os discursos referentes ao cuidado com o corpo e em saúde, nos Centros Municipais de Educação Infantil, assistidos por essa pesquisa, apresentam concepções que se aproximam e se distanciam do entendimento de saúde ampliada. Contudo, considerações relativas ao contexto singular das comunidades envolvidas promovem um diferente afeto nos sujeitos participantes, adultos e crianças, reconfigurando suas considerações em relação as normas e os modos de vidas hegemônicos.

Saúde;Educação Infantil;Estilo de vida saudável
In recent years, health actions and policies have gained greater potential in health promotion activities aimed at children and adolescence, mainly at school, as they understand that these are periods of human development in which behavior, character, personality and life style are established, and that the environment in which the young person is inserted is one of the main factors influencing behavior. According to Paim and Almeida Filho (1998), such educational actions can be adopted in different organizations and institutions, by different agents inside and outside the space conventionally recognized as the “health sector”. Issues related to a healthy life have entered the school environment and health has become an important topic in educational actions. In this sense, the understanding of health, as well as the discourses regarding body and health care produced and consumed, by adults, in childhood education, especially in Public Education Municipal Centers of Serra/ES, were evaluated in this research. Regarding methodological aspects, the main research instruments were participant observation, the use of semi-structured interviews and the experiment with the Body Map Narratives technique. This research concludes that the discourses related to body care and health, in the Childhood Education Municipal Centers, assisted by this research, present concepts that are close to and distant from the understanding of an expanded health. However, considerations relating to the unique context of the communities involved, promote a different affect on the participating subjects, adults and children, thus reconfiguring their considerations in relation to norms and ways of hegemonic life.
Health;Childhood Education;Healthy lifestyle
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
Tese - Thacia Ramos Varnier Melado.pdf

Contexto

ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTUDOS HISTÓRICOS E SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E SAÚDE
A educação do corpo e em saúde nos projetos, práticas e narrativas identitárias na região metropolitana de Vitória 

Banca Examinadora

IVAN MARCELO GOMES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
IVAN MARCELO GOMES Docente - PERMANENTE
ALEXANDRE PALMA DE OLIVEIRA Participante Externo
UEBERSON RIBEIRO ALMEIDA Participante Externo
FELIPE QUINTAO DE ALMEIDA Docente - PERMANENTE
LEONARDO TRAPAGA ABIB Egresso - Doutorado

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer