• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
Inserção dos Profissionais de Educação Física no SUS: uma análise do cenário do Estado do Espírito Santo
FLAVIO IGNES TRISTAO
TESE
01/08/2024

O SUS tem se configurado como lócus de atuação dos Profissionais de Educação Física, especialmente no âmbito da atenção básica. No entanto, a literatura indica que há hiatos a serem preenchidos quando se voltam os olhares para a representatividade destes profissionais nas equipes de saúde. Mesmo que não seja de maneira exclusiva, a relação entre as Práticas Corporais e Atividades Físicas e a área da Educação Física cria uma interface favorável à atuação destes profissionais no SUS em função das diferentes políticas públicas que fomentam a implementação de ações voltadas para a promoção da saúde em busca da mudança do paradigma de assistência à saúde, que tende a ser de caráter prescritivo, medicamentoso e centrado na figura do profissional da medicina. Neste sentido, os objetivos desta pesquisa compreenderam a análise do panorama de ocupação destes profissionais nas equipes de saúde da atenção básica e também das ações referentes às Práticas Corporais e Atividades Físicas em todo o território do Estado do Espírito Santo, além de buscar compreender os aspectos de caráter normativo que se configuram como fatores que podem ter influência no processo de inserção de Profissionais de Educação Física como leis, decretos e portarias que norteiam as ações a serem implementadas no SUS a partir da criação e da reformulação das políticas de saúde. Para isso, esta pesquisa foi conduzida utilizando a abordagem qualitativa, de característica exploratória, descritiva e interpretativa, que utilizou as modalidades de mapeamento da distribuição dos PEF que atuam nas equipes de saúde em todo o território do Espírito Santo, além de análise documental dos instrumentos jurídico-normativos do SUS que subsidiam as políticas e programas de saúde, bem como os planos estadual e municipais de saúde. Os resultados indicaram que houve registro de presença de 128 Profissionais de Educação Física na Saúde em 25 (32%) dos 78 municípios, sendo que dois municípios comportam, juntos, 93 profissionais, e os 35 restantes são distribuídos pelos demais 23 municípios. As Práticas Corporais e Atividades Físicas tiveram os Profissionais de Educação Física como responsáveis por 94% das ações, o que reforça a relação entre esta categoria profissional e as ações de promoção da saúde embasadas nestas práticas. No entanto, apresentaram inconsistências entre os municípios estudados. A análise documental referente aos aspectos normativos indicou que, ao menos no ambiente burocrático, os aspectos historicamente construídos com relação às práticas de promoção da saúde contemplam tanto a possibilidade de implementação das Práticas Corporais e Atividades Físicas como estratégias de produção do cuidado quanto a possibilidade de inserção dos Profissionais de Educação Física para a efetivação destas práticas, o que sugere uma inclinação favorável à inserção destes profissionais. Porém, estas práticas relacionadas à promoção da saúde encontraram-se incipientes nos Planos Estadual e Municipais de Saúde, o que indica a necessidade de se criar um ambiente no qual a inserção dos Profissionais de Educação Física na Saúde esteja, de fato, incluída nos processos de planejamento das equipes de gestão dos municípios, e que possam ser fomentadas pela gestão estadual.

Palavras-chave
The Brazilian National Health System has been configured as a locus of activity for Physical Education Professionals, especially in the scope of primary care. However, the literature indicates that there are gaps to be filled when looking at the representation of these professionals in public health. Even if not exclusively, the relationship between Body Practices and Physical Activities and the area of Physical Education creates a positive interface for the performance of these professionals in the Health System due to the different public policies that encourage the implementation of actions aimed at health promotion, aiming a change in the health care paradigm, which tends to be prescriptive, medicated and centered on the figure of the medical professional. In this sense, the objectives of this research included the analysis of the occupation panorama of these professionals in the primary care health teams and also of the actions related to Body Practices and Physical Activities throughout the territory of the State of Espírito Santo, in addition to understand the aspects of a normative nature that are configured as factors that may influence the process of insertion of Physical Education Professionals, such as laws, decrees and ordinances that guide the actions to be implemented in the National Health System since the creation and reformulation of health policies. To reach this objective, this research was conducted using a qualitative approach, with exploratory, descriptive and interpretative characteristics, which used methods of mapping the distribution of Physycal Education Professionals that work in health teams throughout the territory of Espírito Santo, in addition to documentary analysis of the instruments legal-normative provisions that support health policies and programs, as well as the state and municipal health plans. The results indicated that there was the register of 128 Physical Education Professionals in Health in 25 (32%) of the 78 municipalities, while two municipalities together comprehend 93 professionals, and the remaining 35 are distributed across the other 23 municipalities. Body Practices and Physical Activities had Physical Education Professionals as responsible for 94% of the actions, which reinforces the relationship between this professional category and health promotion actions based on these practices. However, there were inconsistencies between the municipalities studied. The documentary analysis regarding normative aspects indicated that, at least in the bureaucratic environment, the aspects historically constructed related to health promotion practices contemplate both the possibility of implementing Body Practices and Physical Activities as care production strategies and the possibility of inclusion of Physical Education Professionals to carry out these practices, which suggests a favorable inclination towards the inclusion of these professionals. However, these practices related to health promotion were incipient in the State and Municipal Health Plans, which indicates the need to create an environment in which the insertion of Physical Education Professionals in Health would be, in fact, included in the processes of planning by municipal management teams, and that can be promoted by the state management.
Keywords
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA, CORPO E MOVIMENTO HUMANO
-

Banca Examinadora

IVAN MARCELO GOMES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ERIKA MARIA SAMPAIO ROCHA Participante Externo
ANA CAROLINA CAPELLINI RIGONI Docente - PERMANENTE
LEONARDO TRAPAGA ABIB Egresso - Doutorado
THIAGO DIAS SARTI Participante Externo
IVAN MARCELO GOMES Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Outros
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.9
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer