• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
MAIS EDUCAÇÃO NO SEGUNDO TEMPO: as dimensões axiológicas do esporte escolar na formação integral
THAISE RAMOS VARNIER
TESE
15/08/2024

A promoção da educação integral, em tempo integral, com foco na infância e na juventude tornou-se uma tendência perceptível desde as últimas décadas do século XX prolongando-se pelo nosso século. Na literatura acadêmica do campo da Educação Física encontramos um denso discurso sobre o papel do esporte no desenvolvimento integral daqueles que o praticam. Por outro lado, pouco se tem produzido sobre a formação integral tendo o esporte como pano de fundo, principalmente sob o ponto de vista dos significados atribuídos pelos sujeitos. O objetivo desse estudo é compreender os efeitos da apropriação do discurso axiológico de formação integral por meio do esporte nas aulas de educação física escolar e nas atividades esportivas extracurriculares a partir dos sentidos e significados atribuídos pelos estudantes egressos de uma escola pública de tempo integral do Município de Vila Velha/ES. Tem como referencial metodológico o caráter exploratório, documental e a concepção qualitativa de desenho fenomenológico orientada pelos estudos de Sampieri, Collado e Lucio, (2014). Concluímos que as dimensões axiológicas da formação integral por meio do esporte atribuídas pelos estudantes egressos possuem princípios capazes de gerar efeitos na vida dos participantes. No entanto, constatamos que esse processo, de forma dinâmica, poderá sofrer impactos de caráter interno (sentidos e significados dos participantes) e externos (dinâmicas das aulas e ação docente). Neste contexto, destacam-se ‘saúde e qualidade de vida’, ‘experiência e competição’, ‘valores e virtudes’ e, ‘socialização e capital social’.

Esporte;Formação Integral;Educação Integral;Educação Física
The promotion integral education, full-time education, focusing on childhood and youth, has become a trend offered since the last decades of the 20th century, continuing into our century. In academic literature in the field of Physical Education we find a dense discourse about the role of sport in the integral development of those who practice it. On the other hand, there is not much content produced about comprehensive training with sport as a backdrop, mainly from the point of view of the meanings attributed by the subjects. The objective of this study is to understand the effects of appropriating the axiological discourse of integral education through sports in school physical education classes and in extracurricular sports activities based on the meanings attributed to students graduating from a full-time public school in the city of Vila Velha/ES. Its methodological reference is the exploratory, documentary character and the qualitative conception of phenomenological design guided by the studies of Sampieri, Collado and Lucio, (2014). We conclude that the axiological dimensions of comprehensive training through sport attributed to graduating students have principles capable of generating effects on the lives of the participants. However, we found that this process, in a dynamic way, may suffer impacts of an internal nature (senses and meanings of the participants) and external (class dynamics and teaching action). In this context, ‘health and quality of life’, ‘experience and competition’, ‘values and virtues’ and ‘socialization and social capital’ stand out.
Sport;Full-time Education;Integral Education;Physical education
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTUDOS HISTÓRICOS E SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E SAÚDE
Valores em jogo: esporte, valores e inclusão social

Banca Examinadora

OTÁVIO GUIMARAES TAVARES DA SILVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIANA ZUANETI MARTINS Docente - PERMANENTE
DOIARA SILVA DOS SANTOS Participante Externo
ANDRE DA SILVA MELLO Docente - PERMANENTE
JAQUELINE MOLL Participante Externo
OTÁVIO GUIMARAES TAVARES DA SILVA Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer