No ano de 2020 fomos acometidos pelo novo coronavírus (COVID-19), causando uma
crise sanitária a nível mundial. Frente a esse cenário, a instituição escolar precisou
fechar as suas portas, mas sem interromper o seu ensino, gerando uma realidade
desafiadora, ao mesmo tempo em que trouxe novas possibilidades de pesquisa. Nessa
perspectiva, essas circunstâncias nos motivaram questões emergenciais que
precisaram ser investigadas para um melhor entendimento das mesmas no
desenvolvimento de recursos e possibilidades para o aprimoramento das práticas
docentes em contextos educacionais remotos. Assim, foram problematizadas as
seguintes questões de pesquisa: (1) quais foram as principais dificuldades e
potencialidades apresentadas pelos docentes no uso das Tecnologias Digitais da
Informação e Comunicação (TDICs) nas aulas de Língua Portuguesa, durante o
Ensino Remoto Emergencial (ERE)?; (2) quais são as concepções de
Multiletramentos que foram assumidas pelos docentes e impactaram suas práticas
pedagógicas, no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
(TDICs) nas aulas de Língua Portuguesa, em contexto de ensino remoto? e (3) em
que medida, as representações assumidas pelos docentes revelam se os princípios
de uma Nova Aprendizagem Online foram promovidos, nas aulas de Língua
Portuguesa, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE)? Essas questões foram
balizadas com o intuito de responder a hipótese desse estudo, bem como à questão
central: como os Multiletramentos, as Tecnologias Digitais da Informação e
Comunicação (TDICs) e as Novas Aprendizagens Online foram desenvolvidos nas
aulas de Língua Portuguesa, pelos professores da rede pública de ensino básico na
cidade de Mossoró-RN, durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE)? Mediante
esse panorama o objetivo geral dessa pesquisa consistiu em analisar as
representações docentes quanto aos Multiletramentos, às TDICs e às Novas
Aprendizagens Online, nas aulas de Língua Portuguesa, da rede pública
(Estado/Munícipio) de ensino básico na cidade de Mossoró-RN, durante o Ensino
Remoto Emergencial (ERE), por meio de questionários e entrevistas, especificamente
de 20 (vinte) professores atuantes no Ensino Fundamental (anos iniciais/finais) e Ensino
Médio. Esse estudo possui natureza aplicada de caráter qualitativo e interpretativo, visto
que nos propomos a analisar os principais desafios e dificuldades que emergiram das
práticas docentes nas aulas remotas fazendo o uso das TDICs. Para tanto, amparamonos, sobretudo, nas teorias dos Letramentos (Soares, 2004; Heath 1982; Street,1993;
Kleiman, 1995; Kato, 1986), Multiletramentos (Rojo, 2009; Cazden, 2021; Kalantzis,
Cope e Pinheiro, 2020; Barbosa, 2014) e das Novas Aprendizagens Online (Cope e
Kalantzis, 2017; Martins e Mendes, 2006; Zaduski, Lima e Schlünzen Junior, 2019;
Coll, 2013; Barbosa e Barbosa, 2019; Santos e Ono, 2018) no âmbito da Linguística
Aplicada. Os dados gerados nessa pesquisa permitem confirmar a nossa hipótese, de
que no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), as práticas dos
Multiletramentos não foram completamente assumidas e nem as novas formas de
aprender online foram satisfatoriamente desenvolvidas, posto que o uso das TDICs
com antigas práticas pedagógicas tradicionais também não são suficientes para
responder às novas configurações de aprendizes do século XXI.