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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
Efeitos do treinamento intervalado na aptidão física e nas percepções de prazer pela prática de jovens jogadores de futebol: comparações entre protocolos de intervalo curto e longo
MARIANA DAMM FRAGA
DISSERTAÇÃO
30/08/2024

O treinamento intervalado (TI) consiste em séries de exercícios com intensidades acima do limiar de lactato ou potência crítica, intercalados com intervalos de descanso ativos ou passivos. O principal objetivo do TI é permitir a realização de uma maior quantidade de trabalho em alta intensidade comparando a uma única sessão contínua. No contexto do futebol, esporte que combina atividades de baixa a moderada intensidade com ações de alta intensidade, o TI pode melhorar tanto o desempenho aeróbio quanto a habilidade de sprints repetidos dos jogadores. Dentre os principais tipos de TI, temos o TI de Curto Intervalo e o TI de Longo Intervalo. Cada tipo de TI pode ter efeitos distintos na aptidão física e resposta afetiva dos jogadores de futebol. Portanto, esta dissertação tem como objetivo geral comparar os efeitos de protocolos de TI curto vs. longo sobre a aptidão física e as as percepções de prazer pela prática em jovens jogadores de futebol. Vinte e quatro jogadores de futebol do sexo masculino da categoria sub-15 (idade entre 14 e 15 anos) participaram da pesquisa. Os protocolos de treinamento tiveram duração de 7 semanas, com frequência semanal de treinos de duas vezes (terça e quinta feira), sendo realizado dois períodos de avaliação (pré e pós-treino). As avaliações realizadas foram: 30-15 Intermittent Fitness Test, Salto Horizontal Bipodal e Unipodal. O protocolo de treinamento intervalado longo foi composto por 3 séries de 3 minutos com intensidade variando de 80-90% da velocidade final atingida 30-15 Intermittent Fitness Test (vIFT). Já o protocolo de treinamento intervalado curto foi composto por 3 séries de 3 minutos, sendo 20 segundos de ação por 10 segundos de recuperação, até totalizar 3 minutos, com intensidade variando de 100-110% da vIFT. Entre cada série, em ambos os protocolos, foi realizada uma recuperação passiva de 1 minuto e 30 segundos. As sessões foram realizadas sempre após a sessão de treinamento habitual da equipe (baseada em jogos). No início da quinta semana foi reaplicado o teste 30-15 IFT para ajuste da intensidade das sessões. Em todas as sessões de treinamento de ambos os grupos foram registradas a percepção subjetiva de esforço (PSE 0-10) e o tempo da sessão (minutos). A partir disso foram calculados os índices de carga interna, monotonia e tensão (strain). Ao final da aplicação do treinamento, foi aplicado a Escala de Sentimento, um questionário que analisa o nível de prazer dos jogadores ao realizarem ambos os treinamentos (TI curto e TI longo). O principal achado foi que ambos os protocolos de TI curto e longo aumentaram a distância no salto horizontal bipodal, unipodal na perna direita e a velocidade final no teste 30-15 IFT. Apenas o TI curto aumentou o salto horizontal unipodal na perna esquerda, porém, sem diferença entre os grupos. Não foram verificadas diferenças na carga interna, monotonia e tensão entre os protocolos de TI. Contudo, o grupo de TI curto obteve maior prazer pela prática em comparação ao grupo TI longo. Em conclusão, ambos os programas de treinamento melhoraram a aptidão aeróbia e do desempenho no salto horizontal, porém, o grupo que realizou o TI curto obteve maior prazer pela prática.

ciência do esporte;treinamento esportivo;desempenho físico;esporte coletivo
Interval training (IT) consists of exercise sessions with intensities above the lactate threshold or critical power, interspersed with active or passive rest intervals. The primary goal of IT is to enable the performance of a greater amount of work at high intensity compared to a single continuous session. In the context of soccer, a sport that combines low to moderate intensity activities with high-intensity actions, IT can improve both aerobic performance and the ability to perform repeated sprints. Among the main types of IT, there are Short Interval IT and Long Interval IT. Each type of IT may have distinct effects on physical fitness and affective responses in soccer players. Therefore, the general aim of this dissertation is to compare the effects of short vs. long IT protocols on the physical fitness and pleasure perceptions of young soccer players. Twenty-four male soccer players in the U-15 category (aged 14 to 15 years) participated in the study. The training protocols lasted for 7 weeks, with sessions held twice a week (on Tuesdays and Thursdays), and included two evaluation periods (pre- and post training). The evaluations conducted were the 30-15 Intermittent Fitness Test, the Bipodal Horizontal Jump, and the Unipodal Horizontal Jump. The long interval training protocol consisted of 3 sets of 3 minutes with intensity ranging from 80-90% of the final speed achieved in the 30-15 Intermittent Fitness Test (vIFT). The short interval training protocol consisted of 3 sets of 3 minutes, with 20 seconds of effort followed by 10 seconds of recovery, totaling 3 minutes, with intensity ranging from 100-110% of vIFT. A passive recovery of 1 minute and 30 seconds was taken between each set in both protocols. The sessions were always conducted after the team’s usual training session (game-based). At the beginning of the fifth week, the 30-15 IFT was reapplied to adjust the intensity of the sessions. In all training sessions of both groups, subjective effort perception (PSE 0-10) and session time (minutes) were recorded. From this, internal load, monotony, and strain indices were calculated. At the end of the training period, the Feeling Scale, a questionnaire analyzing players' pleasure in performing both short IT and long IT, was administered. The main finding was that both short and long IT protocols improved the distance in the bipodal horizontal jump, the unipodal horizontal jump on the right leg, and final speed in the 30-15 IFT test. Only the short IT increased the unipodal horizontal jump on the left leg, but without differences between groups. No differences in internal load, monotony, and strain were observed between the IT protocols. However, the short IT group reported greater pleasure in practice compared to the long IT group. In conclusion, both training programs improved aerobic fitness and horizontal jump performance, but the short IT group experienced greater pleasure in practice.
sports science;sports training;physical performance;team sport
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

EDUCAÇÃO FÍSICA, MOVIMENTO CORPORAL HUMANO E SAÚDE
ASPECTOS BIOMECÂNICOS E RESPOSTAS FISIOLÓGICAS AO MOVIMENTO CORPORAL HUMANO
Instalação do Centro de Apoio ao Desenvolvimento do Futebol masculino e feminino no Estado do Espírito Santo (CADEFUT/ES)

Banca Examinadora

RODRIGO LEAL DE QUEIROZ THOMAZ DE AQUINO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CLODOALDO JOSE DECHECHI Participante Externo
RODRIGO LEAL DE QUEIROZ THOMAZ DE AQUINO Docente - PERMANENTE
DANILO SALES BOCALINI Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
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