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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
Práticas esportivas e os usos não terapêuticos de drogas
DERICK DOS SANTOS TINOCO
TESE
05/09/2024

O objetivo deste estudo foi analisar as influências das práticas esportivas sobre o consumo não terapêutico de drogas entre os jovens, com enfoque no uso de bebidas alcoólicas. O esporte é, no imaginário social, vinculado de forma automática à promoção de saúde, educação e ao afastamento das juventudes de comportamentos considerados de risco, como os usos não terapêuticos de substâncias psicoativas. Buscando realizar análises que ultrapassassem a superficialidade dos discursos salvacionistas de esporte, a tese parte da compreensão que tanto usos de drogas quanto o esporte são manifestações socioculturais complexas, e avança na discussão sobre as relações entre estes dois fenômenos se apoiando em teorias do desenvolvimento humano oriundas principalmente da psicologia. Metodologicamente a pesquisa se desenvolveu sob uma perspectiva descritiva exploratória com abordagem qualitativa. As informações foram levantadas por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com 16 jovens que possuíam entre 16 e 25 anos de idade, e que participaram, durante o início da juventude, de um projeto socioesportivo na cidade de Serra/ES. Além dos treinos, o projeto social oferecia uma série de outras atividades pedagógicas, todas realizadas em turno distinto do escolar. O roteiro das entrevistas foi composto por perguntas sociodemográficos; experiências pregressas e atuais com o esporte; e, usos de drogas na vida e no último ano. Para verificação das prevalências de consumo de álcool, foi usado o Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT). Foram ainda entrevistados 4 professores de esporte do projeto social com intuito de entender, em linhas gerais, como eram desenvolvidas as atividades esportivas que esses jovens vivenciaram. A interpretação das entrevistas se deu pela análise de conteúdo temática de Bardin. Todos os jovens relataram ter experimentado alguma bebida alcoólica, 11 mantêm atualmente o hábito de beber, dos quais 1 apresentou classificação de consumo de risco e outro de consumo nocivo, de acordo com o AUDIT. Apenas um deles faz usos atualmente de substâncias ilícitas. Depois do álcool, a substância mais experimentada foi o tabaco, seguido da maconha e haxixe. A vivência sistematizada do esporte por um longo período do início da juventude interferiu de maneira positiva na relação desenvolvida pelos jovens com as drogas, tanto de forma aguda quanto para o restante da vida. De maneira direta, a preocupação com a performance competitiva fez com que os jovens recusassem os usos de drogas com receio de possíveis interferências em seus desempenhos esportivos, postergando assim o consumo dessas substâncias, principalmente o álcool. De forma indireta, as atividades esportivas contribuíram para o desenvolvimento de disciplina, responsabilidade, capacidade de organização e foco, habilidades consideradas protetoras aos usos de drogas, conforme a literatura. O engajamento ao esporte facilitou ainda o estabelecimento de conexões com pares abstinentes, e com os professores do projeto, contribuindo para desenvolvimento da resiliência. Entendendo que os resultados apresentados não estão dissociados de um contexto, a tese que defendemos é que o esporte não é uma atividade essencial nem acessória, e sim integrante do processo de formação dos jovens, que terá mais possibilidades de influenciar de maneira positiva os hábitos relacionados aos consumos de drogas, se desenvolvido junto a outras atividades educativas, e incorporado à um sistema de prevenção. As informações levantadas permitiram identificar três aspectos do esporte que contribuem para formação e proteção aos usos de drogas, são eles: o poder do esporte de atrair e motivar jovens, a capacidade do esporte de concentrar o foco de jovens e fazer com que os primeiros usos de drogas sejam postergados e, a sociabilidade proporcionada por elas. Estes resultados, por serem provenientes da análise de um único grupo, não encerram a discussão sobre as potencialidades de integração do esporte ao processo formativo de jovens.

drogas;prevenção;esporte;lazer
The objective of this study was to analyze the influences of sports practices on non-therapeutic drug use among young people, with a focus on the use of alcoholic beverages. In the social imaginary, sports are constantly and automatically linked to the promotion of health, education and the distancing of young people from behaviors considered risky, such as the non-therapeutic use of psychoactive substances. Seeking to conduct analyses that go beyond the superficiality of salvationist discourses on sports, the thesis starts from the understanding that both drug use and sports are complex sociocultural manifestations, and advances the discussion on the relationships between these two phenomena based on theories of human development originating mainly from psychology. Methodologically, the research was developed from an exploratory descriptive perspective with a qualitative approach. The information was collected through semi-structured interviews with 16 young people aged between 16 and 25 years old, who participated in a socio-sports project in the city of Serra/ES during their early youth. In addition to training, the social project offered a series of other educational activities, all carried out in shifts opposite to school hours. The interview script consisted of sociodemographic questions; previous and current experiences with sports; and drug use in life and in the last year. To verify the prevalence of alcohol consumption, the Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT) was applied. Four sports teachers from the social project were also interviewed in order to understand, in general terms, how the sports activities that these young people experienced were developed. The interpretation of the interviews was done using Bardin's thematic content analysis. All young people reported having tried some alcoholic beverage, 11 currently continue to drink, of which two presented more worrying levels of consumption. Only one of them reported continuing to use illicit substances. After alcohol, the most experimented substance was cigarettes, followed by marijuana and hashish. The systematic experience of sports for a long period in early youth had a positive impact on the relationship developed by young people with drugs, both acutely and for the rest of their lives. Directly, the concern with competitive performance led young people to refuse to use drugs for fear that they would interfere with their athletic performance, thus postponing the consumption of these substances, especially alcohol. Indirectly, sports activities contributed to the development of discipline, responsibility, organizational skills, and focus, skills considered by the literature to be protective against drug use. Engaging in sports also facilitated the establishment of connections with abstinent peers and with the project's teachers, contributing to the development of resilience. Understanding that the results presented are not dissociated from a context, the thesis we defend is that sports are not an essential or accessory activity, but rather an integral part of the youth's development process, which will have greater possibilities of positively influencing habits related to drug use if developed together with other educational activities and incorporated into a prevention system. The information gathered allowed us to identify three elements of sport that contribute to the development and protection against drug use: the power of sport to attract and motivate young people, the ability of sport to concentrate the focus of young people and ensure that the first use of drugs is postponed, and the sociability provided by them. Since these results come from the analysis of a single group, they do not conclude the discussion on the potential for integrating sport into the educational process of young people.
drugs;prevention;sports;leisure
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTUDOS HISTÓRICOS E SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E SAÚDE
Caminhos da prevenção: a construção da autonomia pela via do lazer, educação e habilidades sociais

Banca Examinadora

LIANA ABRAO ROMERA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MAURO MYSKIW Participante Externo
ZILA VAN DER MEER SANCHEZ DUTENHEFNER Participante Externo
RAUL ARAGAO MARTINS Participante Externo
Susana Alexandra Henriques Participante Externo
LIANA ABRAO ROMERA Docente - PERMANENTE

Vínculo

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Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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  • Versão do sistema: 3.86.0
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