• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
A LEITURA LITERÁRIA ATRAVÉS DOS CONTOS DE FADAS: UMA ANÁLISE DA COMPREENSÃO LEITORA A PARTIR DO (RE)CONTO
DANIELY ALINY DA SILVA BARROS
DISSERTAÇÃO
19/06/2024

A literatura infantil tem uma relação placentária com o ensino, motivo pelo qual é, muitas vezes, vista como um mecanismo de ensino, o que causa a supressão do seu estatuto artístico, mas, diante dessa prerrogativa, indagamos: é possível estabelecer um contexto de leitura literária formativa no ambiente escolar que seja convidativo à apreciação? Como proporcionar essa leitura literária formativa apreciativa? Esta dissertação tem, como objetivo geral, analisar a compreensão leitora de uma turma de 4º ano pertencente ao segundo ciclo dos anos iniciais do Ensino Fundamental público. Especificamente, buscamos: 1) entender como se apresenta a leitura literária na turma; 2) identificar as narrativas de encantamento que fazem parte do repertório cultural discente; 3) estabelecer mediações de leitura a partir de um conto de fadas e de uma adaptação deste; 4) analisar a ocorrência das funções proppianas nas narrativas discentes. Este estudo se fundamenta na visão de autores que versam sobre letramento, formação leitora, literatura infantil, contos de fadas e recontos, tais como Street (2014), Rojo (2019), Azevedo (2002, 2014), Pontes (2012, 2023), Zilberman (2003), Coelho (2012) e Aguiar (2012). A metodologia de pesquisa utilizada apresenta uma abordagem qualitativa em uma pesquisa-ação. Para a coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada com a docente regente da turma, seguida de uma observação participante direcionada aos escolares e sua professora e, posteriormente, mediações de leitura com esse grupo. Para a análise dos dados coletados na pesquisa, utilizamos a análise do discurso, que nos possibilitou identificar um contexto escolar pouco favorável à educação literária. Dessa forma, refletimos sobre a valorização da obra literária como elemento artístico convidativo ao amplo desenvolvimento infantil, incluindo os contos de fadas como um contributo à formação leitora da criança.

contos de fadas;literatura infantil;reconto;formação leitora
Children's literature has a placental relationship with teaching, which is why it is often seen as a teaching mechanism, which causes the suppression of its artistic status, but, given this prerogative, we ask: is it possible to establish a context of formative literary reading in the school environment that is inviting to appreciation? How to provide this appreciative formative literary reading? This dissertation has the general objective: to analyze the reading comprehension of a 4th year class belonging to the second cycle of the initial years of public elementary education in which, specifically, it seeks to 1) understand how literary reading is presented in the class; 2) identify the enchantment narratives that are part of the students’ cultural repertoire; 3) establish reading mediations based on a fairy tale and an adaptation of it; 4) analyze the occurrence of proppian functions in student narratives. This study is based on the vision of authors who deal with literacy, reading training, children's literature, fairy tales and retellings such as Street (2014), Rojo (2019), Azevedo (2002, 2014), Pontes (2012, 2023), Zilberman (2003), Coelho (2012) and Aguiar (2012). The research methodology used presents a qualitative approach in action research. To collect data, we used a semi-structured interview with the teacher leading the class, followed by participant observation directed at the students and their teacher and, later, reading mediations with this group. To analyze the data collected in the research, we used discourse analysis, which allowed us to identify a school context that was not very favorable to literary education. In this way, we reflect on the appreciation of literary work as an artistic element inviting to the broad development of children, including fairy tales as a contribution to the child's reading formation.
fairy tales;children's literature;retellings;reader training
1
148
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO DANIELY BARROS - Daniely Barros.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES
FORMAÇÃO DOCENTE E EXPECTATIVA LEITORA: UMA ANÁLISE DAS LICENCIATURAS DO IFRN E DA FACULTAD DE FILOSOFIA Y LETRAS DA ARGENTINA

Banca Examinadora

VERONICA MARIA DE ARAUJO PONTES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
VERONICA MARIA DE ARAUJO PONTES Docente - PERMANENTE
PAULO AUGUSTO TAMANINI Docente - PERMANENTE
MARIA CARMEM SILVA BATISTA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer