RESUMO
A educação profissional e tecnológica busca evidenciar a formação do aluno de formal integral
e prepará-lo para o trabalho e o mundo. Diante dessa proposta, observou-se que, no ensino
médio integrado em design de interiores, há um acúmulo de atividades avaliativas quando se
trata de projetos, desenho técnico e plantas. Há dificuldade dos alunos em compreender as
disciplinas técnicas, em especial as que possuem foco em projetos, com o que se pede e o que
se avalia. Todas as vezes que ocorre o conselho de classe, a cada bimestre, resulta em pelo
menos dez pedidos de reconsideração de notas sobre essas avaliações elaboradas por projetos.
Essa inquietação advém também do uso inadequado dos instrumentos e critérios de avaliação
por projetos, sendo um equívoco, na maioria das vezes, o que resulta na insatisfação dos alunos,
docentes e coordenadores. Diante dessa problemática, propomos o desenvolvimento desta
pesquisa, buscando evidenciar qual a forma mais adequada de avaliar de acordo com os tipos
de avaliações (diagnóstica, somativa e formativa), instrumentos (provas, trabalhos, seminários,
atividades, projetos) e critérios (qualitativos e quantitativos). Perrenoud (1999) nos auxilia a
entender um pouco mais o espaço-tempo da avaliação de competências, ao sinalizar para alguns
elementos que ela deve respeitar, como a contextualização das tarefas: não há sentido em cobrar
algo de um estudante do ensino técnico que não possa ser imediatamente compreendido como
parte de suas pré-atribuições e práticas profissionais, assim como não há sentido em cobrar algo
que não tenha sido devidamente discutido e nem seja plenamente conhecido pelo estudante.
Esta pesquisa foi realizada com os docentes da área técnica que ministram aulas para o segundo
ano do ensino médio integrado, em uma escola estadual, o Centro Paula Souza. Foi realizada
análise documental, bibliográfica e levantamento por meio de questionários. Como produto
educacional, foi desenvolvido um guia orientativo sobre avaliação da aprendizagem na EPT
para os docentes a partir de uma formação docente através da oficina. Os resultados trouxeram
um trabalho de avaliação por projetos, utilizando metodologias ativas necessárias para a
formação do aluno, para que este atue na escola e no mundo do trabalho de forma significativa
para a aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula.