A Educação Ambiental (EA) desempenha um papel fundamental na conscientização dos
indivíduos, ao promover a compreensão das interações entre os seres humanos e o meio
ambiente, sensibilizando-os em relação aos problemas socioambientais, resultantes da
exploração desenfreada dos recursos naturais. No Brasil, a EA é respaldada por lei, que
destaca seu caráter interdisciplinar e transversal, entretanto, a implementação da EA no
contexto educacional, ainda enfrenta muitos desafios, entre eles, a formação de
professores e a falta de recursos educacionais adequados. Diante disso, esse trabalho tem
como objetivo desenvolver estratégias de ensino, por meio da elaboração de materiais
didáticos para a implementação de Educação Ambiental no ensino fundamental II, no
município de Marcelino Vieira (RN). A pesquisa buscou aspectos relevantes da realidade,
no tocante ao ensino de EA, centrada na compreensão e explicação da dinâmica social e
apresenta-se com uma abordagem qualitativa. Utilizou-se como procedimento
metodológico a pesquisa participante, realizando uma intervenção na escola, inicialmente
com os professores que lecionam do 6º ao 9º ano e, posteriormente, com os alunos de uma
turma de 8º ano. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizados os seguintes
procedimentos: aplicação de questionário, observação participante e nuvem de palavras.
Para a análise dos resultados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin e
constatou-se que os professores compreendem a importância de desenvolver atividades de
EA no contexto escolar, porém, 80% do público pesquisado, trabalham EA somente por
meio de projetos, feira de ciências ou datas comemorativas, comprometendo a função
estabelecida pelos documentos norteadores da educação. Dentre os desafios elencados
pelos professores, está a carência de formação inicial e/ou continuada, bem como a falta
de materiais adequados para desenvolver a temática, tal como o tempo para preparar
aulas e construir materiais. No que se refere aos alunos, verificou-se que alguns possuiam
conhecimentos preexistente de EA e apresentaram entendimento sobre os problemas
ambientais. Mediante a elaboração e utilização dos materiais didáticos, os alunos
demonstraram interesse em manuseá-los, bem como evidenciaram inter-relação entre os
conhecimentos preexistentes e os novos conhecimentos, ampliando seus conceitos de EA
de forma significativa. Desse modo, o material didático constitui-se como importante
instrumento no processo de ensino-aprendigagem de EA, ao contribuir como estratégias
na metodologia do professor da educação básica, possibilitando melhorar a prática, uma
vez que ao utilizar materiais práticos, lúdicos, interativos e acessíveis no ensino de EA, é
possivel estimular o aprendizado dos alunos, formando indivíduos preocupados com os
problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação o meio ambiente.