A presente tese, intitulada Hiperedição do livro inédito Flores e espinhos, de Eulálio Motta trata da edição e estudo do inédito Flôres e espinhos, que faz parte do acervo do escritor baiano Eulálio de Miranda Motta, disponibilizada na internet através do domínio https://floreseespinhos.com.br/. Entende-se que as práticas editoriais, que estão sendo realizadas na contemporaneidade, compreendem os arquivos de escritores como espaços em que textos e paratextos dialogam, podendo ser estudados em suas relações, já que cada obra carrega consigo uma infinidade de contextos relacionados a ela. Eulálio de Miranda Motta escreveu por mais de seis décadas e guardou em seu acervo vários projetos de publicação, textos manuscritos, datiloscritos e impressos, obras passadas a limpo, excertos em processo de construção, que dão um tom de laboratório ao seu acervo pessoal. Entre os projetos de publicação destaca-se Flôres e espinhos, esboçado pelo autor em outro caderno manuscrito intitulado Caderno Lágrimas. No projeto, o escritor indica, de forma categórica, a sua intenção editorial. Este trabalho buscou refletir epistemologicamente os rumos da Filologia na contemporaneidade bem como compreender a sua práxis no campo das Humanidades Digitais na edição do corpus supracitado. Isto é, a Filologia não mais como campo de estudo que se preocupa exclusivamente com a restituição dos textos; com a recuperação dos originais perdidos ou com os textos de última vontade do autor. Nesse sentido, editar textos que integram um conjunto documental de natureza diversa, como neste caso, reclama do filólogo, uma abordagem interdisciplinar, que versa sobre possíveis e necessárias aproximações entre campos disciplinares diversos, atualizando e revendo sua prática editorial, e também, um redimensionamento para a noção de obra e de texto, tendo em vista que os documentos arquivados estão interligados por uma rede de sentidos. A metodologia aliou os estudos e métodos da filologia às pesquisas no âmbito das Humanidades Digitais. Como referencial teórico e metodológico, a pesquisa se baseou nas próprias fontes documentais preservadas no acervo e os estudos até então desenvolvidos pelos próprios pesquisadores dos projetos de pesquisa; nos estudos da Sociologia do Texto, Filologia e Humanidades Digitais. Discute-se, aqui, o projeto editorial esboçado pelo autor e o estudo é subsidiado por reflexões interdisciplinares que perpassam os campos da Crítica Textual e Crítica Genética; pelos estudos sobre Memória e Acervos de Escritores e pela Crítica Filológica.