• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
Relações semióticas entre Educação Física e obras de artes na mediação pedagógica com a Educação Infantil
MICHELLE CRISTINA DUARTE GOMES
DISSERTAÇÃO
27/09/2024

Esta dissertação tem como objeto de estudo a articulação entre a Educação Física (EF) e as obras de artes clássicas nas mediações pedagógicas com a Educação Infantil (EI), em uma dimensão fenomenológica da terceiridade (TER), ancorada na semiótica. Embora as diferentes linguagens sejam potenciais educativos reconhecidos no âmbito legal e pedagógico, como também na produção acadêmico-científica da área, a maneira como a Educação Física articula-se com as artes clássicas na Educação Infantil ainda carece de maior compreensão e de aprofundamento. O objetivo da dissertação é analisar as possibilidades e os desafios para a articulação entre a Educação Física e as obras de artes clássicas em uma dimensão Semiótica de terceiridade, nas mediações pedagógicas com a Educação Infantil. Desse objetivo geral, desdobram-se os seguintes objetivos específicos: a) identificar, nas produções acadêmicas do PPGEF da Ufes, as categorias de experiências Semióticas nas mediações pedagógicas da EF com as múltiplas linguagens na EI; b) fomentar e analisar, por meio da Pesquisa Ação-Colaborativa (PAC), mediações pedagógicas com a EI que articulem a EF às obras de artes clássicas em uma dimensão Semiótica de terceiridade, que favoreçam a produção cultural das crianças; c) analisar o impacto da experiência pedagógica vivenciada na formação continuada dos docentes envolvidos. A pesquisa qualitativa combina duas metodologias: a Pesquisa Bibliográfica com a Pesquisa-Ação Colaborativa. A busca bibliográfica se deu no repositório de dissertações e de teses do PPGEF da Ufes, para produzir um “Estado do Conhecimento” sobre as interações das linguagens com a EF nas mediações pedagógicas na EI. Por meio da análise de conteúdo, identificamos 17 produções acadêmico-científicas que apresentam mediações pedagógicas da EF com a EI, destacando duas categorias: tipos de linguagens mobilizadas nas práticas pedagógicas da EF e experiências semióticas nas mediações pedagógicas EF com a EI. A partir dessa exploração, subcategorizamos os tipos de linguagens identificadas em: faz de conta; literatura infantil e contação de história; audiovisual; dramatização e apresentação cultural; modelagem; música; dança; pintura; desenho. As experiências semióticas foram subcategorizadas em: primeiridade, secundidade e terceiridade. Já a Pesquisa-Ação foi realizada no CMEI Maria Nazareth Menegueli, da Rede Municipal de Vitória/ES (PMV), com acompanhamento das aulas de EF no Grupo 6, entre os meses de setembro e dezembro de 2023. Os sujeitos participantes da pesquisa foram 21 crianças na faixa etária entre 5 e 6 anos de idade, juntamente com a Professora de Educação Física da instituição, que foi a nossa colaboradora nos planejamentos e nas mediações pedagógicas, assim como a equipe pedagógica do CMEI. Após o desenvolvimento da PAC, realizamos uma entrevista narrativa com a professora-colaboradora (PC), na intenção de compreender o impacto da experiência vivenciada sobre a sua trajetória profissional e pessoal, pois, no processo de pesquisa, houve a ressignificação de sua prática pedagógica. Os dados produzidos foram interpretados à luz da Semiótica (Santaella, 1983; 2004; 2008), da Sociologia da Infância (Sarmento, 2008; 2013), sobretudo, na perspectiva interpretativa (Corsaro, 2005; 2009), e dos pressupostos dos Estudos com o Cotidiano (Certeau, 2014) e categorizados segundo as temáticas do Projeto Institucional do CMEI: A vida feito palavra que liberta e produz amorosidade, Afirmamos nossos ninhos e quintais pelas florestas, plantas e bichos e Afirmamos nossos ninhos e quintais pelos povos originários. Nessa conjuntura, intentamos e cativamos, levando-se em consideração que os objetivos da PAC são a transformação da realidade investigada e a produção de conhecimento, que a realização da pesquisa contribuísse para a ressignificação das práticas pedagógicas, aproximando o prescrito com o vivido na mediação das múltiplas linguagens relacionadas às artes clássicas nas aulas de Educação Física na Educação Infantil.

Educação Física;Educação Infantil;Mediação pedagógica;Semiótica;Artes clássicas
This dissertation has as its object of study the articulation between Physical Education (PE) and works of classical arts in pedagogical mediations with Early Childhood Education (EI), in a phenomenological dimension of thirdness (TER), anchored in semiotics. Although the different languages have educational potential recognized in the legal and pedagogical sphere, as well as in the academic-scientific production in the area, the way in which Physical Education is articulated with the classical arts in Early Childhood Education still needs greater understanding and deepening. The objective of the dissertation is to analyze the possibilities and challenges for the articulation between Physical Education and works of classical arts, in a third-party Semiotic dimension, in pedagogical mediations with Early Childhood Education. From this general objective, the following specific objectives unfold: a) identify in the academic productions of the PPGEF at Ufes, the categories of Semiotic experiences in the pedagogical mediations of PE with the multiple languages in EI; b) encourage and analyze, through Collaborative Action Research (PAC), pedagogical mediations with EI that articulate PE with works of classical arts in a third-party Semiotic dimension, which favor children's cultural production; c) analyze the impact of the pedagogical experience on the continuing education of the teachers involved. Qualitative research combines two methodologies: Bibliographic Research with Collaborative Action Research. The bibliographic search took place in the repository of dissertations and theses of the PPGEF at Ufes, to produce a “State of Knowledge”on the interactions of languages with PE in pedagogical mediations in EI. Through content analysis, we identified 17 academic-scientific productions that present PE pedagogical mediations with EI, highlighting two categories: types of languages mobilized in PE pedagogical practices and semiotic experiences in PE pedagogical mediations with EI. From this exploration, we subcategorized the types of languages identified into: pretend; children's literature and storytelling; audio-visual; dramatization and cultural presentation; modeling; music; dance; painting; design. Semiotic experiences were subcategorized into: firstness, secondness and thirdness. The Action Research was carried out at CMEI Maria Nazareth Menegueli, from the Municipal Network of Vitória/ES (PMV), with monitoring of PE classes in Group 6, between the months of September to December 2023. The subjects participating in the research were 21 children aged between five and six years old, together with the CMEI Physical Education Teacher, who collaborated with us in planning and pedagogical mediations, as well as the CMEI pedagogical team. After carrying out the PAC, we carried out a narrative interview with the collaborating teacher (PC), with the intention of understanding the impact of the experience on her professional and personal trajectory, as, in the research process, there was a new meaning of her pedagogical practice. The data produced were interpreted in the light of Semiotics (Santaella, 1983; 2004; 2008), Sociology of Childhood (Sarmento, 2008; 2013), above all, in the interpretative perspective (Corsaro, 2005; 2009), and with the assumptions of Studies with Everyday Life (Certeau, 2014) and categorized according to the themes of the CMEI Institutional Project: Life made a word that liberates and produces love, We affirm our nests and backyards for the forests, plants and animals and We affirm our nests and backyards for the original peoples. At this juncture, we intend and captivate, taking into account that the objectives of PAC are the transformation of the investigated reality and the production of knowledge, that carrying out the research would contribute to the redefinition of pedagogical practices, bringing together what is prescribed and what is experienced in the mediation of multiple languages related to classical arts in Physical Education classes in Early Childhood Education.
Physical Education;Early Childhood Education;Pedagogical mediation;Semiotics;Classical arts
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Michelle Cristina Duarte Gomes_compressed.pdf

Contexto

ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO FÍSICA, COTIDIANO, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE
Educação Física e Educação Infantil: diálogos entre os documentos orientadores, produções acadêmico-científicas e formação docente 

Banca Examinadora

ANDRE DA SILVA MELLO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
VICTOR REIS MAZZEI Egresso - Doutorado
ANDRE DA SILVA MELLO Docente - PERMANENTE
MARCIA BUSS SIMAO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.4
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer