A presente pesquisa realizou um estudo acerca do Programa Biblioteca Ambulante e Literatura
nas Escolas – BALE, referente a suas contribuições na formação do leitor literário em uma
escola da Educação Básica. O problema de pesquisa apresenta-se em: de que forma o
Programa BALE vem contribuindo junto à comunidade escolar para ajudar a superar as
barreiras que a Educação Básica enfrenta atualmente na formação do leitor literário, de modo
específico na Escola Fonte do Saber? Além disso, a pesquisa tem como objetivo geral
investigar a influência e importância das ações de mediação de leitura desenvolvidas pelo
BALE na formação do leitor na Escola Fonte do Saber. Quanto aos objetivos específicos,
foram elencados os seguintes: identificar quais estratégias o Programa BALE utiliza em suas
mediações de leitura; refletir sobre as potencialidades que a ação do Programa BALE exerce
na formação do leitor que se evidenciam na escola; e analisar, com base na percepção dos
sujeitos da pesquisa, os impactos alcançados nas crianças da escola pesquisada com relação à
formação do leitor literário, com os atendimentos do BALE envolvendo a mediação de leitura.
Para fundamentar a pesquisa, o embasamento teórico foi em autores como Amarilha (2013),
Sampaio (2008), Santos (2016), Santos (2022), Coelho (2006), Libâneo (2011), entre outros.
Como procedimento metodológico, foi selecionada a abordagem qualitativa, já que a
investigação trabalhou com coleta direta de dados realizada por meio de pesquisa de campo.
Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário aplicado as professoras, a coordenação
pedagógica e as gestoras da escola campo de pesquisa. Como procedimento de análise dos
dados, a escolha foi pelo método interpretativo de análise, que condiz com a proposta de
pesquisa apresentada. O Programa BALE, ao longo de sua história, ganhou uma grande
proporção e visibilidade nacional e internacional, além de ter se tornado um campo de pesquisa
de professores, alunos da universidade e comunidade. Diante do engajamento e empenho nas
atividades de leitura desenvolvidas, percebe-se que as ações do BALE contribuem
satisfatoriamente com a formação do leitor na Educação Básica, pois além do espaço e
repercussão que ganhou, nos momentos de mediação, as crianças se envolvem bastante e
adentram no mundo mágico da leitura.