Na contemporaneidade as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) se
tornaram cada vez mais presentes na sociedade, ocupando o espaço escolar, e
consequentemente modificando o processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, o
presente estudo se ancora na seguinte questão de pesquisa: Como as TDICs e as redes sociais
adotadas pelo Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE) podem
contribuir para incentivar o gosto pela leitura literária nas escolas? Para responder a essa
pergunta, foi elaborado como objetivo geral: Analisar se as TDICs podem contribuir para a
formação do leitor literário a partir da intervenção utilizando as redes sociais do programa
BALE, via canteiro BALE.net e objetivos específicos: a) Identificar possibilidades de
ampliação do uso de redes sociais para divulgação de ações leitoras e, principalmente, para a
formação literária de estudantes, por meio das redes sociais do Programa BALE; b)
Descrever, com base na intervenção, mediada pelo BALE, o potencial do uso das TDICs no
processo de acesso à leitura literária e na ampliação do repertório literário de crianças de uma
escola pública; c) Conhecer o papel das redes sociais do Programa BALE, especialmente do
canteiro BALE.net, na aproximação entre crianças e obras literárias, promovendo o
engajamento delas como leitoras e usuárias na prática de recontar histórias literárias. A
pesquisa se caracteriza como qualitativa e envolveu a aplicação de questionários a duas
professoras do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais em uma escola municipal
de Pau dos Ferros-RN, bem como foi aplicado aos membros do Programa BALE, além de
entrevista no formato grupo focal com os alunos das respectivas turmas. A análise dos dados
foi conduzida utilizando a técnica de análise interpretativa, conforme Flick (2013). Os
resultados e reflexões obtidos fornecem perspectivas importantes sobre o potencial das TDICs
e das redes sociais na promoção do gosto pela leitura literária entre os estudantes. Os achados
da pesquisa indicam que o uso das tecnologias pode, de fato, incentivar o gosto pela leitura
em sala de aula, contudo, esse incentivo depende da compreensão dos mediadores de leitura,
principalmente os professores, sobre como utilizar de maneira eficaz essas tecnologias. Foi
constatado ainda, que o Programa BALE, alinhado com seu objetivo geral de incentivar a
leitura, utiliza suas redes sociais, em particular o canteiro BALE.net, como meio de promover
a prática literária no ambiente digital. Assim, os resultados ressaltam a importância do papel
dos educadores na mediação dessas ferramentas para potencializar o gosto pela leitura nos
alunos, especialmente no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.