Desde meados do século XXI, a criança tem ocupado cada vez mais cedo os espaços
escolares. Não apenas preenchendo esse ambiente em números, mas tornando-se
objeto de preocupação frente às necessidades que as cercam. Assim, as estratégias
para melhorar o ensino aprendizagem têm sido diversas, entre as quais destaca-se a
utilização dos métodos ativos no ensino de música, a fim de propiciar aos alunos mais
instrumentos metodológicos para que seja alcançada uma aprendizagem com
qualidade. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a
musicalização como estratégia pedagógica no contexto dos anos iniciais do ensino
fundamental com professores e professoras da rede pública no município de Pau dos
Ferros/RN. Sobre musicalização, a pesquisa se refere às cantigas de roda, aos
brinquedos cantados, às experiências infantis, na perspectiva de identificação de um
repertório rítmico de desenvolvimento da acuidade auditiva, do envolvimento
preliminar com a voz ou com outros instrumentos musicais que ajudam no
desenvolvimento da capacidade de concentração das crianças, além da identificação
das propriedades do som e da identificação de estilos musicais. Compreende-se,
assim, que a natureza da pesquisa é qualitativa, pois a base de dados estará sobre
uma análise subjetiva presente nas vozes dos professores participantes e
referendadas pela revisão de literatura. Como técnica de investigação, foi utilizado o
método de grupo focal de Barbour (2009), e como instrumentos para a coleta de
dados, utilizou-se rodas de conversas com professores e professoras das redes de
ensino municipal e estadual no município de Pau dos Ferros/RN. A análise dos dados
foi realizada por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016). A pesquisa foi
ancorada em teóricos como: Brito (2005), Cunha (2019), Freire (1985, 1987, 1996),
Jeandot (1971), entre outros que trouxeram importantes contribuições para o
embasamento da pesquisa. Como resultado, foi possível compreender que a
musicalização nos terceiros anos do ensino fundamental em que os professores
participantes lecionam ocorre de forma parcial, pois os professores, em sua maioria,
não possuem formação específica na área de música, contudo, eles trazem as suas
experiências de acadêmicos em música para a sala de aula, aplicando os conteúdos
e as didáticas específicas da música. Verificou-se que por meio de atividades eles
desenvolvem a musicalização em um viés didático metodológico pautado em práticas
musicais, preservando suas especificidades. No entanto, mesmo sem estarem
qualificados para lecionar o ensino de música, intuitivamente os professores
conseguem desenvolver, por meio das cantigas de roda, dos brinquedos cantados e
jogos, uma musicalização capaz de promover interação, ensinar valores éticos,
desenvolver a percepção sonora, trabalhar melhor a espacialidade, desenvolver a
comunicação intra e interpessoal, entre outros elementos que compõem os aspectos
comunicacional humano. Espera-se, portanto, que o estudo venha trazer subsídios
teóricos e práticos que possam colaborar para a Educação Básica no tocante à
musicalização como estratégia para o processo de ensino e aprendizagem.