Resumo:
A luta por uma educação no e do campo é contínua, e o avanço nas políticas e na legislação não
garantem, por si, a resolução dos problemas que a educação no e do campo vivencia
historicamente. Diante da situação de invisibilidade histórica na efetivação das políticas
públicas, o processo de ensino-aprendizagem nas escolas do campo é prejudicado pela falta de
infraestrutura básica para o desenvolvimento das atividades escolares, o que se agravou em uma
situação emergencial vivida em função da pandemia do novo Coronavírus. Nesta pesquisa,
focamos nossa atenção nos desafios enfrentados na educação do campo pelas professoras
durante a pandemia da Covid-19, para se adaptar de forma intempestiva ao modelo de ensino
remoto, para construir novos saberes e práticas como respostas e soluções aos desafios e
dificuldades tanto para a prática de ensino quanto para a aprendizagem dos alunos. Nesse
contexto, desenvolveram novos saberes com o uso das tecnologias da informação e da
comunicação aplicadas ao ensino, que apresentaram potencialidades que poderão contribuir para
a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem da educação no e do campo. Esta pesquisa foi
realizada com professoras de escolas do campo de duas cidades da região do Alto Oeste
Potiguar, e buscou responder à pergunta: Que saberes docentes foram apropriados, modificados
e mobilizados pelas professoras das escolas do campo de Rafael Fernandes/RN e Pau dos
Ferros/RN durante o ensino remoto? Teve como objetivo geral: analisar os saberes apropriados,
modificados e mobilizados pelos docentes que atuaram na Educação do Campo nas cidades de
Pau dos Ferros/RN e Rafael Fernandes/RN, durante o período de ensino remoto. Caracteriza-se
pela abordagem de pesquisa qualitativa, adotando a pesquisa (auto)biográfica e rodas de
conversa como metodologia para a construção das narrativas das professoras, de forma que
pudessem narrar, refletir e dialogar sobre suas experiências vivenciadas no período de ensino
remoto em escolas do campo. Para fundamentar a realização da pesquisa e as reflexões em torno
do objeto de estudo, tomamos como principais referenciais teóricos: Tardif (2014), Libâneo
(2014), Almeida, Santos e Silva (2020), Arroyo e Fernandes (1999), Arroyo, Caldart e Molina
(2011), Freire (2015), Zibetti e Souza (2007), Charlot (2000), Tardif e Raymond (2000), DeloryMomberger (2008), Nóvoa e Finger (2014), Nascimento (2010), Nascimento (2018), Passeggi
(2008), Josso (2004), Souza (2012). Para análise dos dados, utilizamos a análise de conteúdo de
Bardin (2011). Os dados revelam que se a dificuldade de infraestrutura já era uma realidade nas
escolas do campo, essa foi ainda mais evidenciada quando docentes e discentes das escolas do
campo se viram na necessidade de desenvolver o ensino remoto, e muitos não tinham sequer os
equipamentos e infraestruturas tecnológicas exigidos. Para além da aquisição dos equipamentos
e tecnologias requeridas ao ensino remoto, as professoras precisaram desenvolver novos saberes
no uso dessas tecnologias, aprendendo a utilizar as TICs no desenvolvimento do processo de
ensino-aprendizagem, mesmo sem que a elas fosse ofertada formação e apoio pedagógico para
isso. Nesse contexto, a organização das turmas em salas multisseriadas se tornou ainda mais
desafiadora para as professoras no ensino remoto. A pesquisa conclui, deixando em aberto uma
problemática identificada no decorrer das análises, que sugere a necessidade de investigar os
impactos negativos do ensino remoto na aprendizagem dos alunos da educação do campo, pois,
conforme evidenciaram as narrativas das professoras, muitos alunos não tiveram condições de
acesso às aulas remotas e nem devolviam as apostilas impressas que recebiam para desenvolver
as habilidades e competências referentes a cada série escolar. Por fim, esta pesquisa contribui
com a construção de um panorama das experiências vividas por professores da educação do
campo no ensino remoto durante a pandemia da Covid-19.
Abstract:
The fight for education in and from the countryside is continuous, and advances in policies and
legislation do not guarantee, in themselves, the resolution of the problems that education in and
from the countryside has historically experienced. Given the situation of historical invisibility
in the implementation of public policies, the teaching-learning process in rural schools is
hampered by the lack of basic infrastructure for the development of school activities, which
was worsened by the emergency situation experienced due to the new pandemic. Coronavirus.
In this research, we focus our attention on the challenges faced in rural education by teachers
during the Covid-19 pandemic, to adapt untimely to the remote teaching model, to build new
knowledge and practices as answers and solutions to the challenges and difficulties both for
teaching practice and for student learning. In this context, they developed new knowledge with
the use of information and communication technologies applied to teaching, which presented
potential that could contribute to the improvement of teaching-learning processes in education
in and in the countryside. This research was carried out with teachers from rural schools in two
cities in the Alto Oeste Potiguar region, and sought to answer the question: What teaching
knowledge was appropriated, modified and mobilized by teachers from rural schools in Rafael
Fernandes/RN and Pau dos Ferros /RN during remote learning? Its general objective was to
analyze the knowledge appropriated, modified and mobilized by teachers who worked in Rural
Education in the cities of Pau dos Ferros/RN and Rafael Fernandes/RN, during the period of
remote teaching. It is characterized by a qualitative research approach, adopting
(auto)biographical research and conversation circles as a methodology for constructing the
teachers' narratives, so that they could narrate, reflect and dialogue about their experiences
during the period of remote teaching in schools from Camp. To support the research and
reflections around the object of study, we took as main theoretical references: Tardif (2014),
Libâneo (2014), Almeida, Santos e Silva, (2020), Arroyo and Fernandes (1999), Arroyo,
Caldart and Molina (2011), Freire (2015), Zibetti and Souza (2007), Charlot (2000), Tardif and
Raymond (2000), Delory-Momberger (2008), Nóvoa and Finger (2014), Nascimento (2010),
Nascimento (2018), Passeggi (2008), Josso (2004), Souza (2012). To analyze the data, we used
Bardin's content analysis (2011). The data reveal that if infrastructure difficulties were already
a reality in rural schools, this was even more evident when teachers and students in rural schools
found themselves in the need to develop remote teaching, and many did not even have the
equipment and infrastructure. required technologies. In addition to acquiring the equipment and
technologies required for remote teaching, teachers needed to develop new knowledge in the
use of these technologies, learning to use ICTs in the development of the teaching-learning
process, even without being offered training and pedagogical support to that. In this context,
organizing classes into multigrade classrooms has become even more challenging for teachers
in remote teaching. The research concludes, leaving open a problem identified during the
analyses, which suggests the need to investigate the negative impacts of remote teaching on the
learning of rural education students, since, as evidenced by the teachers' narratives, many
students did not have the conditions access to remote classes and did not even return the printed
booklets they received to develop the skills and competencies related to each school year.
Finally, this research contributes to the construction of an overview of the experiences lived by
rural education teachers in remote teaching during the Covid-19 pandemic.