Esta pesquisa investiga a prática pedagógica de professoras da Educação Infantil e o
uso da televisão como instrumento pedagógico na sala de aula. Para tanto, a pesquisa
foi organizada com o objetivo de compreender a prática pedagógica do(a) professor(a)
da Educação Infantil mediante o uso da televisão como instrumento pedagógico, na
perspectiva de ressignificação da prática através do processo de reflexão e
colaboração. Quanto ao referencial teórico-metodológico fundamenta-se na
abordagem da pesquisa qualitativa, no método dialético e, quanto ao tipo, na pesquisa
colaborativa. O lócus da pesquisa foi em uma escola pública da rede municipal de
ensino, no município de São Miguel-RN. No que se refere aos procedimentos,
orientou-se pelo ciclo reflexivo de Smyth (1991a, 1991b), considerando as seguintes
etapas: Descrição; informação; confrontação e reconstrução, que subsidiou a análise
das narrativas de práticas das professoras, e o encontro dialógico avaliativo, mediante
um processo reflexivo e formativo. Para a análise e interpretação dos discursos das
professoras, firma-se os estudos com base nos sentidos e significados
fundamentados em Vygotsky, e o método dos núcleos de significação de Aguiar e
Ozella (2013); Aguiar, Aranha e Soares (2021), de modo a analisar os dados através
das significações apreendidas através das relações histórico-sociais, culturais e
emocionais das professoras. Os resultados dos estudos teóricos desenvolvidos
apresentam a necessidade de práticas pedagógicas mediadas e reflexivas na
Educação Infantil, articuladas com os saberes digitais para potencializar o processo
de ensino e aprendizagem das crianças, aliadas ao uso significativo de instrumentos
tecnológicos e pedagógicos, como a televisão. A pesquisa permitiu identificar que as
professoras compreendiam o desenvolvimento de práticas pedagógicas coerentes e
significativas com o uso da televisão, as quais, atribuíam importância para o processo
de ensino-aprendizagem destacando características como, planejamento, ludicidade,
rotina, mundo do faz de conta, imaginação e fantasia. Entretanto, a partir do processo
formativo reflexivo, as professoras colaboradoras atribuíram um novo sentido a prática
pedagógica, através dos estudos, participação mútua, compartilhamento de
experiências, questionamentos, confrontação e reconstrução da própria prática. Assim
sendo, os movimentos reflexivos desenvolvidos, permitiram um novo olhar para
realização das práticas, agregando os conhecimentos anteriores, e atribuindo ao uso
da televisão experiências educativas que potencializaram o processo de ensinar e
aprender na Educação Infantil, considerando as especialidades das crianças nessa
etapa de ensino.