• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Estudos Linguísticos (28002016012P3)
LETRAMENTO ACADÊMICO DIGITAL NO ENSINO MÉDIO VENEZUELANO: CONTRIBUIÇÕES DA AÇÃO COMUNICATIVA PARA A PRÁTICA DE LEITURA EMANCIPATIVA
CARLOS EDUARDO DIAZ LOYO
TESE
25/03/2024

A leitura acadêmica é uma das formas mais relevantes no sistema educacional para promover e alcançar aprendizados dentro e fora do espaço escolar. Nesse sentido, o estudo sobre a leitura foi ampliado na atualidade, constituindo-se um epicentro a partir de outras epistemologias devido às transformações geradas pelas tecnologias digitais. A partir dessa inquietude, esta tese tem como objetivo geral compreender o processo da leitura acadêmica digital dos estudantes do Ensino Médio venezuelano como meio para a ação comunicativa que conduz à leitura emancipativa. Para isso, utilizou-se como referente filosófico a Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas. Como aspecto teórico, optou-se pelos Novos Estudos de Letramento, com ênfase ao Letramento Acadêmico. Metodologicamente, a pesquisa ancora-se no paradigma interpretativo-crítico, abordagem qualitativa e método para a análise e a interpretação das informações inspirado na concepção hermenêutica habermasiana, partindo da ideia dos momentos hermenêutico: o preconceito, o entendimento, a interpretação e a autocompreensão – reflexão. Como participantes do processo de pesquisa, contou-se com 19 estudantes do 4o ano do Ensino Médio da Unidad Educativa Nacional Don Rómulo Gallegos, na Venezuela (VE). Os dispositivos para a construção de informações foram: revisão documental, para revelar como se apresenta a leitura acadêmica digital nos documentos educacionais do Ensino Médio venezuelano (Currículo e livros didáticos); um questionário, para mapear o perfil de acesso digital dos estudantes do Ensino Médio venezuelano nas práticas de leitura acadêmica digital; e três encontros do grupo de discussão, com a participação de cinco estudantes voluntários, para descrever as práticas de leitura acadêmica digital realizadas por eles na escola locus, a partir de suas experiências. Como resultados da pesquisa, interpretou-se como os estudantes do Ensino Médio venezuelano apresentam potenciais de emancipação, a partir da leitura acadêmica digital online e offline. Nesse sentido, os achados do estudo revelam a necessidade de outros olhares teóricos para a compreensão da leitura acadêmica digital, que levem em conta a visão crítica sociocultural e sociopolítica da leitura no currículo, a valorização das características da leitura acadêmica digital propostas nos livros didáticos, a utilização de diversos dispositivos das tecnologias digitais disponíveis para os estudantes no espaço escolar, a interligação a interligação entre o mundo online e offline nas práticas de leitura escolares e extraescolares e, por fim, a valorização da navegação e da leitura acadêmica digital como práticas de letramento, que se filiam a comunidade discursiva, por meio dos gêneros discursivos, espaço-tempo de problematização constate das pretensões de validade dos discursos.

Letramento acadêmico digital;Leitura acadêmica digital;Teoria do Agir Comunicativo;Análise hermenêutica;Ensino Médio venezuelano.
Academic reading is one of the most relevant ways in the educational system to promote and achieve learning inside and outside the school space. In this sense, the study of reading has expanded today, becoming an epicenter for other epistemologies due to the transformations generated by digital technologies. Based on this concern, this thesis aims to understand the process of digital academic reading by Venezuelan high school students as a means of communicative action that leads to emancipative reading. For this, Jürgen Habermas' Theory of Communicative Action was used as a philosophical reference. New Literacy Studies were chosen as a theoretical aspect, emphasizing Academic Literacy. Methodologically, the research is anchored in the interpretative-critical paradigm, qualitative approach and method for the analysis and interpretation of information inspired by the Habermasian hermeneutic conception, starting from the idea of hermeneutic moments: prejudice, understanding, interpretation and self-understanding – reflection. As participants in the research process, there were 19 students from the 4th year of high school at the Unidad Educativa Nacional Don Rómulo Gallegos in Venezuela (VE). The devices for constructing information were a document review to reveal how digital academic reading is presented in Venezuelan high school educational documents (Curriculum and textbooks), a questionnaire to map the digital access profile of Venezuelan high school students in digital academic reading practices and three discussion group meetings, with the participation of five volunteer students, to describe the digital academical reading practices carried out by them at the locus school, based on their experiences. As a result of the research, it was interpreted how Venezuelan high school students present potential for emancipation based on online and offline digital academic reading. In this sense, the study findings reveal the need for other theoretical perspectives to understand digital academic reading, which takes into account the critical sociocultural and sociopolitical view of reading in the curriculum, the valorization of the characteristics of digital academic reading proposed in textbooks, the use of various digital technology devices available to students in the school space, the interconnection between the online and offline world in school and extracurricular reading practices and, finally, the valorization of navigation and digital academic reading as learning practices literacy, which are affiliated with the discursive community, through discursive genres, space-time of problematization ascertaining the validity claims of the discourses.
Digital academic literacy;Digital academic reading;Theory of Communicative Acting;Hermeneutic analysis;Venezuelan high school.
1
195
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
O trabalho possui divulgação autorizada
tese.pdf

Contexto

LINGUAGEM E SOCIEDADE
PRÁTICAS TEXTUAIS E DISCURSIVAS
TECNOLOGIAS, MULTILETRAMENTOS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Banca Examinadora

URSULA CUNHA ANECLETO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANTONILMA SANTOS ALMEIDA CASTRO Participante Externo
SERGIO LUIZ PEREIRA DA SILVA Pós-Doc
ANA ELISA FERREIRA RIBEIRO Participante Externo
URSULA CUNHA ANECLETO Docente - PERMANENTE
FABIOLA SILVA DE OLIVEIRA VILAS BOAS Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 48

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.8
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer