A leitura acadêmica é uma das formas mais relevantes no sistema educacional para
promover e alcançar aprendizados dentro e fora do espaço escolar. Nesse sentido, o
estudo sobre a leitura foi ampliado na atualidade, constituindo-se um epicentro a partir
de outras epistemologias devido às transformações geradas pelas tecnologias digitais.
A partir dessa inquietude, esta tese tem como objetivo geral compreender o processo
da leitura acadêmica digital dos estudantes do Ensino Médio venezuelano como meio
para a ação comunicativa que conduz à leitura emancipativa. Para isso, utilizou-se
como referente filosófico a Teoria da Ação Comunicativa de Jürgen Habermas. Como
aspecto teórico, optou-se pelos Novos Estudos de Letramento, com ênfase ao
Letramento Acadêmico. Metodologicamente, a pesquisa ancora-se no paradigma
interpretativo-crítico, abordagem qualitativa e método para a análise e a interpretação
das informações inspirado na concepção hermenêutica habermasiana, partindo da
ideia dos momentos hermenêutico: o preconceito, o entendimento, a interpretação e
a autocompreensão – reflexão. Como participantes do processo de pesquisa, contou-se com 19 estudantes do 4o ano do Ensino Médio da Unidad Educativa Nacional Don Rómulo Gallegos, na Venezuela (VE). Os dispositivos para a construção de informações foram: revisão documental, para revelar como se apresenta a leitura acadêmica digital nos documentos educacionais do Ensino Médio venezuelano (Currículo e livros didáticos); um questionário, para mapear o perfil de acesso digital dos estudantes do Ensino Médio venezuelano nas práticas de leitura acadêmica digital; e três encontros do grupo de discussão, com a participação de cinco estudantes voluntários, para descrever as práticas de leitura acadêmica digital realizadas por eles na escola locus, a partir de suas experiências. Como resultados da pesquisa, interpretou-se como os estudantes do Ensino Médio venezuelano apresentam potenciais de emancipação, a partir da leitura acadêmica digital online e offline. Nesse sentido, os achados do estudo revelam a necessidade de outros olhares teóricos para a compreensão da leitura acadêmica digital, que levem em conta a visão crítica sociocultural e sociopolítica da leitura no currículo, a valorização das características da leitura acadêmica digital propostas nos livros didáticos, a utilização de diversos dispositivos das tecnologias digitais disponíveis para os estudantes no espaço escolar, a interligação a interligação entre o mundo online e offline nas práticas de leitura escolares e extraescolares e, por fim, a valorização da navegação e da leitura acadêmica digital como práticas de letramento, que se filiam a comunidade discursiva, por meio dos gêneros discursivos, espaço-tempo de problematização constate das pretensões de validade dos discursos.