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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CARLOS ALBERTO REYES MALDONADO
Educação (50002015005P0)
EDUCAÇÃO DO CAMPO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA DIMENSÃO DO SABER AMBIENTAL DO TERRITÓRIO DA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOÃO FLORENTINO SILVA NETO – SALA ANEXA SADIA – DISTRITO DE NOVA CÁCERES - MT
JANE AMORIM DA SILVA
DISSERTAÇÃO
20/08/2024

Essa dissertação se insere na linha de pesquisa Educação e Diversidade, do Programa de PósGraduação em Educação (PPGEdu) – Mestrado em Educação, da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) com o tema: Educação do Campo e Práticas Pedagógicas na dimensão do Saber Ambiental do Território da Escola Estadual Professor João Florentino Silva Neto – Sala Anexa Sadia – Distrito de Nova Cáceres, MT. A Educação do Campo e para o campo é como garantia de um direito conquistado pela luta dos movimentos sociais do campo que sempre lutaram por melhores condições de trabalho e educação em seu território, atendendo às suas singularidades por meio das práticas pedagógicas interdisciplinares que traduzem sua realidade. E o saber ambiental viabiliza a introdução de novas configurações do saber que vão além do conhecimento científico, onde a racionalidade dominante oculta a complexidade ambiental, complexidade essa que emerge amparada na negação e na alienação do mundo conduzido por um processo desregrado de produção. Essa pesquisa teve por objetivo: Compreender se as práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação do Campo possibilitam o desenvolvimento do saber ambiental do território da Escola Estadual Professor João Florentino Silva Neto – Sala Anexa Sadia. A metodologia utilizada embasou-se na perspectiva históricodialética, fundada nos procedimentos da pesquisa bibliográfica, documental, exploratória e de campo. Participaram da pesquisa 7 professores e 26 estudantes do Ensino Médio. Os dados produzidos foram interpretados com base na análise de conteúdo de Bardin. A partir dos trabalhos, constatamos que mesmo de forma precária as práticas pedagógicas possibilitam a produção do Saber Ambiental no território, o trabalho com os questionários, rodas de conversa, entrevista e observação nos fizeram refletir sobre a autonomia da escola em relação ao lugar que está localizada, pois, quando existe a valorização da identidade dos sujeitos, existe o reconhecimento e respeito às suas especificidades.

Educação do Campo. Práticas Pedagógicas. Saber Ambiental. Território.
This dissertation is part of the Education and Diversity research line of the Postgraduate Program in Education (PPGEdu) – Master's in Education, of the State University of Mato Grosso (UNEMAT) with the theme: Rural Education and Pedagogical Practices in the dimension of Environmental Knowledge of the Territory of the Professor João Florentino Silva Neto State School – Sadia Annex Room – District of Nova Cáceres, MT. Rural Education and for the countryside is a guarantee of a right conquered by the struggle of rural social movements that have always fought for better working and educational conditions in their territory, meeting their singularities through interdisciplinary pedagogical practices that translate their reality. And environmental knowledge enables the introduction of new configurations of knowledge that go beyond scientific knowledge, where the dominant rationality hides environmental complexity, a complexity that emerges supported by the denial and alienation of the world driven by an unregulated process of production. The objective of this research was to understand whether the pedagogical practices developed in Rural Education enable the development of environmental knowledge in the territory of the Professor João Florentino Silva Neto State School – Sadia Annex Room. The methodology used was based on the historicaldialectical perspective, founded on the procedures of bibliographic, documentary, exploratory and field research. Seven teachers and 26 high school students participated in the research. The data produced were interpreted based on Bardin's content analysis. Based on the work, we found that, even in a precarious way, the pedagogical practices enable the production of Environmental Knowledge in the territory. The work with the questionnaires, discussion groups, interviews and observations made us reflect on the autonomy of the school in relation to the place where it is located, because, when there is appreciation of the identity of the subjects, there is recognition and respect for their specificities.
Rural Education. Pedagogical practices. Environmental Knowledge. Territory.
I
125
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CARLOS ALBERTO REYES MALDONADO
O trabalho possui divulgação autorizada
JANE AMORIM DA SILVA.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
Educação do Campo: análise dos processos organizacionais, propositivos, conquistas e retrocessos

Banca Examinadora

LAUDEMIR LUIZ ZART
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
AUMERI CARLOS BAMPI Participante Externo
LORIEGE PESSOA BITENCOURT Docente - PERMANENTE
VILMAR ALVES PEREIRA Docente - VISITANTE
LAUDEMIR LUIZ ZART Docente - PERMANENTE
JANAINA SANTANA DA COSTA Participante Externo

Vínculo

-
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Não
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