• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA GAMIFICADA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MATHEUS KLISMAN DE CASTRO E SILVA
DISSERTAÇÃO
07/08/2024

A disciplina de matemática frequentemente é percebida como complexa, o que impacta negativamente na motivação e interesse dos alunos, resultando em desafios no processo de ensino. A gamificação surge como uma metodologia ativa com potencial didático-pedagógico ao engajar e motivar os participantes, proporcionando uma aprendizagem mais divertida e envolvente. Diante de tal possibilidade, questionamos: como a gamificação pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de matemática durante os anos finais do ensino fundamental? Com o intuito de responder a esse questionamento, essa pesquisa objetiva analisar de que forma a gamificação pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental. Para alcançar esse objetivo, o estudo segue uma abordagem qualitativa e utiliza como delineamento a pesquisa interventiva seguindo as etapas: exploração, planejamento, ação e avaliação. Os instrumentos de coleta de dados consistem em dados colhidos na elaboração e experimentação de uma sequência didática gamificada, além de questionários e entrevistas semiestruturadas. Utilizamos os princípios da análise de conteúdo como técnica para análise dos dados coletados. A pesquisa utiliza como campo empírico uma escola pública de Upanema/RN, contando com 37 alunos e um professor. Como resultados da pesquisa, compreendemos que a gamificação pode contribuir diretamente na motivação, no engajamento e no interesse dos alunos pela matemática, mas enfrenta desafios como a formação dos professores, o tempo necessário para planejamento e estrutura escolar. Quando bem planejada, uma sequência didática gamificada pode transformar a sala de aula e promover uma aprendizagem mais significativa e motivador no ensino de matemática.

Gamificação;Ensino de Matemática;Sequência Didática;Tecnologias Educacionais
The subject of mathematics is often perceived as complex, which negatively impacts students'motivation and interest, resulting in challenges in the teaching process. Gamification emerges as an active methodology with didactic-pedagogical potential by engaging and motivating participants, providing a more enjoyable and engaging learning experience. Given this possibility, we ask: how can gamification contribute to the teaching-learning process of mathematics during the final years of elementary school? In order to answer this question, this research aims to analyze how gamification can contribute to the teaching-learning process of mathematics in the final years of elementary school. To achieve this objective, the study follows a qualitative approach and uses intervention research as its design, following the steps: exploration, planning, action, and evaluation. The data collection instruments consist of data gathered during the development and experimentation of a gamified didactic sequence, as well as questionnaires and semi-structured interviews. We use the principles of content analysis as a technique for analyzing the collected data. The research's empirical field is a public school in Upanema/RN, involving 37 students and one teacher. As research results, we understand that gamification can directly contribute to students' motivation, engagement, and interest in mathematics, but faces challenges such as teacher training, the time required for planning, and school infrastructure. When well-planned, a gamified didactic sequence can transform the classroom and promote more meaningful and motivating learning in mathematics education.
Gamification;Mathematics Teaching;Didactic Sequence;Educational Technologies
1
141
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Final_Matheus_Posensino_2024 - Matheus Klisman.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
Ensino de Matemática no Nordeste brasileiro: entre histórias, compreensões e proposições

Banca Examinadora

MARCIA MARIA ALVES DE ASSIS
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
MARCELO BEZERRA DE MORAIS Docente - PERMANENTE
RONALDO CESAR DUARTE Participante Externo
MARCIA MARIA ALVES DE ASSIS Docente - COLABORADOR

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer