Esta dissertação está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Informática na Educação, integrada na linha de pesquisa Práticas Educativas e Processos de Aprendizagem no Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina. A aplicabilidade dos conceitos de Cálculo Diferencial oferece fundamentos sólidos em diversas disciplinas da Educação Superior. Entretanto, o Cálculo Diferencial possui uma trajetória complexa, o que fez crescer número de
pesquisas preocupadas com o processo de ensino-aprendizagem, as dificuldades de aprendizagem, o insucesso discente, as reprovações, evasões, entre outros aspectos referentes a disciplina. Um dos grandes indicadores do insucesso em Cálculo Diferencial é a predominância das aulas consideradas tradicionais, nas quais os estudantes são passivos e recebem os conteúdos e resoluções já prontas pelos professores, tendo, assim, poucas oportunidade de participar de forma mais ativa no processo de ensino-aprendizagem. Logo, é necessário pensar em novas abordagens pedagógicas nas salas de aula. O aluno deve assumir um papel mais ativo, que instigue mudanças em sua postura no que tange à construção de seu próprio conhecimento no processo de aprendizagem. Neste contexto, o objetivo desta investigação foi desenvolver uma Sequência Didática mediada pela Aprendizagem Baseada em Problemas, a fim de analisar as contribuições do Engagement Acadêmico no processo de ensino-aprendizagem do Cálculo Diferencial na área de Ciência da Computação e afins. Diante do objetivo proposto, a presente
pesquisa se classifica como de natureza aplicada, e de caráter exploratório, adotando a abordagem qualitativa se utilizando da pesquisa de aplicação (um modelo de pesquisa interventiva) como procedimento técnico. Para a análise dos dados, utilizou-se um viés qualitativo e para Análise Estatística Descritiva um viés quantitativo. A aplicação da Sequência Didática mediada pela Aprendizagem Baseada em Problemas aconteceu em uma turma regular
de Cálculo Diferencial e Integral I - da Universidade do Estado de Santa Catarina, composta por estudantes reprovados na disciplina. Os resultados alcançados revelam a presença do engagement e do desengagement. Três grupos apresentaram alto nível de engagement comportamental, emocional e cognitivo que foram identificados pelos instrumentos de autoavaliação e avaliação por pares, além da percepção do professor/pesquisador durante todo
o desenvolvimento da sequência didática. Tal engagement resultou em um processo de aprendizagem ativo, crítico, reflexivo e analítico, resultando em uma avaliação acima da média no desempenho dos estudantes. Em um grupo identificado o desengagement desde a apresentação da proposta da sequência didática. Os alunos se mostraram passivos nas ações e atividades apresentadas, realizando-as apenas com o auxílio do professor. Esse grupo
apresentou falta de reflexões, discussões e trabalho colaborativo, resultando na falta de entrega de várias ações/atividades solicitadas pelo professor. Diante de tal desengagement, o resultado da avaliação da aprendizagem foi insatisfatório, refletido no desempenho dos estudantes. Como resultado da investigação, foi disponibilizado, como produto educacional, uma Sequência Didática, mediada pela Aprendizagem Baseada em Problemas, para professores da Educação Superior, principalmente aos que lecionam a disciplina de Cálculo Diferencial. O material apresenta a Sequência Didática mediada pela Aprendizagem Baseada em problemas juntamente
com os instrumentos de Autoavaliação e Avaliação por Pares para a investigação do Engagement Acadêmico.