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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
PRÁTICA EDUCATIVA MENDIADA PELA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL
MARCOS MANOEL DA SILVA
DISSERTAÇÃO
24/07/2024

Esta dissertação está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Informática na Educação, integrada na linha de pesquisa Práticas Educativas e Processos de Aprendizagem no Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da Universidade do Estado de Santa Catarina. A aplicabilidade dos conceitos de Cálculo Diferencial oferece fundamentos sólidos em diversas disciplinas da Educação Superior. Entretanto, o Cálculo Diferencial possui uma trajetória complexa, o que fez crescer número de pesquisas preocupadas com o processo de ensino-aprendizagem, as dificuldades de aprendizagem, o insucesso discente, as reprovações, evasões, entre outros aspectos referentes a disciplina. Um dos grandes indicadores do insucesso em Cálculo Diferencial é a predominância das aulas consideradas tradicionais, nas quais os estudantes são passivos e recebem os conteúdos e resoluções já prontas pelos professores, tendo, assim, poucas oportunidade de participar de forma mais ativa no processo de ensino-aprendizagem. Logo, é necessário pensar em novas abordagens pedagógicas nas salas de aula. O aluno deve assumir um papel mais ativo, que instigue mudanças em sua postura no que tange à construção de seu próprio conhecimento no processo de aprendizagem. Neste contexto, o objetivo desta investigação foi desenvolver uma Sequência Didática mediada pela Aprendizagem Baseada em Problemas, a fim de analisar as contribuições do Engagement Acadêmico no processo de ensino-aprendizagem do Cálculo Diferencial na área de Ciência da Computação e afins. Diante do objetivo proposto, a presente pesquisa se classifica como de natureza aplicada, e de caráter exploratório, adotando a abordagem qualitativa se utilizando da pesquisa de aplicação (um modelo de pesquisa interventiva) como procedimento técnico. Para a análise dos dados, utilizou-se um viés qualitativo e para Análise Estatística Descritiva um viés quantitativo. A aplicação da Sequência Didática mediada pela Aprendizagem Baseada em Problemas aconteceu em uma turma regular de Cálculo Diferencial e Integral I - da Universidade do Estado de Santa Catarina, composta por estudantes reprovados na disciplina. Os resultados alcançados revelam a presença do engagement e do desengagement. Três grupos apresentaram alto nível de engagement comportamental, emocional e cognitivo que foram identificados pelos instrumentos de autoavaliação e avaliação por pares, além da percepção do professor/pesquisador durante todo o desenvolvimento da sequência didática. Tal engagement resultou em um processo de aprendizagem ativo, crítico, reflexivo e analítico, resultando em uma avaliação acima da média no desempenho dos estudantes. Em um grupo identificado o desengagement desde a apresentação da proposta da sequência didática. Os alunos se mostraram passivos nas ações e atividades apresentadas, realizando-as apenas com o auxílio do professor. Esse grupo apresentou falta de reflexões, discussões e trabalho colaborativo, resultando na falta de entrega de várias ações/atividades solicitadas pelo professor. Diante de tal desengagement, o resultado da avaliação da aprendizagem foi insatisfatório, refletido no desempenho dos estudantes. Como resultado da investigação, foi disponibilizado, como produto educacional, uma Sequência Didática, mediada pela Aprendizagem Baseada em Problemas, para professores da Educação Superior, principalmente aos que lecionam a disciplina de Cálculo Diferencial. O material apresenta a Sequência Didática mediada pela Aprendizagem Baseada em problemas juntamente com os instrumentos de Autoavaliação e Avaliação por Pares para a investigação do Engagement Acadêmico.

Educação Superior;Educação Matemática;Cálculo Diferencial;Sequência Didática;Aprendizagem Baseada em Problemas
This dissertation is linked to the Research Group on Informatics in Education, integrated in the line of research Educational Practices and Learning Processes in the Teaching of Science, Mathematics and Technologies of the Graduate Program in Teaching of Science, Mathematics and Technologies of the State University of Santa Catarina. The applicability of the concepts of Differential Calculus offers solid foundations in several disciplines of Higher Education. However, Differential Calculus has a complex trajectory, which has increased the number of researches concerned with the teaching-learning process, learning difficulties, student failure, failures, dropouts, among other aspects related to the discipline. One of the great indicators of failure in Differential Calculus is the predominance of classes considered traditional, in which students are passive and receive the content and solutions already prepared by the teachers, thus having few opportunities to participate more actively in the teaching-learning process. Therefore, it is necessary to think about new pedagogical approaches in the classroom. The student must assume a more active role, which instigates changes in his/her posture regarding the construction of his/her own knowledge in the learning process. In this context, the objective of this research was to develop a Didactic Sequence mediated by Problem-Based Learning, in order to analyze the contributions of Academic Engagement in the teaching-learning process of Differential Calculus in the area of Computer Science and related fields. In view of the proposed objective, this research is classified as applied in nature, and exploratory in nature, adopting the qualitative approach using application research (an interventional research model) as a technical procedure. For data analysis, a qualitative bias was used and for Descriptive Statistical Analysis, a quantitative bias. The application of the Didactic Sequence mediated by Problem-Based Learning took place in a regular class of Differential and Integral Calculus I - at the State University of Santa Catarina, composed of students who failed the subject. The results obtained reveal the presence of engagement and disengagement. Three groups presented high levels of behavioral, emotional and cognitive engagement, which were identified by self-assessment and peer assessment instruments, in addition to the perception of the teacher/researcher throughout the development of the teaching sequence. Such engagement resulted in an active, critical, reflective and analytical learning process, resulting in an above-average assessment of student performance. In one group, disengagement was identified since the presentation of the teaching sequence proposal. The students were passive in the actions and activities presented, carrying them out only with the help of the teacher. This group presented a lack of reflections,discussions and collaborative work, resulting in the failure to deliver several actions/activities requested by the teacher. Given such disengagement, the result of the learning assessment was unsatisfactory, reflected in the students' performance. As a result of the investigation, a Teaching Sequence, mediated by Problem-Based Learning, was made available as an educational product for Higher Education teachers, mainly those who teach the subject Differential Calculus. The material presents the Didactic Sequence mediated by Problem-Based Learning together with the Self-Assessment and Peer Assessment instruments for investigating Academic Engagement.
Higher Education;Mathematics Education;Differential Calculus;Didactic Sequence;Problem-Based Learning
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Marcos Manoel da Silva.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
PRÁTICAS EDUCATIVAS E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
Macroprojeto LINHA I: A relação entre processos de aprendizagem e práticas educativas

Banca Examinadora

AVANILDE KEMCZINSKI
DOCENTE - PERMANENTE
Não
Nome Categoria
GUILHERME MENDES TOMAZ DOS SANTOS Participante Externo
ROSA MARIA RIGO Participante Externo
LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA - Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação 20

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
ENGAGEMENT ACADÊMICO DIGITAL: REALIDADES EDUCATIVAS EM PERMANENTE TRANSFORMAÇÃO BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CÁLCULO DIFERENCIAL TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
AUTOAVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO POR PARES: PROPOSIÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA A INVESTIGAÇÃO DO ENGAGEMENT BIBLIOGRÁFICA LIVRO
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