Nos anos de 2020 e 2021, a pandemia da Covid-19, nomenclatura pela qual é designada a doença causada pelo patógeno novo coronavírus (Sars-Cov-2), gerou grandes impactos na vida de bilhões de pessoas em todo o planeta. Entre as medidas emergenciais adotadas por autoridades governamentais, com objetivo de evitar a rápida propagação do novo coronavírus entre a população, podemos citar a restrição à circulação de pessoas, a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços públicos e o fechamento de serviços considerados não essenciais. No âmbito educacional, foi adotado em larga escala o chamado “Ensino Remoto Emergencial”, com as aulas, anteriormente presenciais, migrando para o formato remoto. Assim, mesmo aqueles professores que até então não haviam pensado e/ou aplicado as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em suas práticas pedagógicas tiveram contato com smartphones, computadores, notebooks e aplicativos, seja para lecionar em tempo real online, gravar/editar aulas, produzir materiais didáticos, participar de reuniões escolares ou preencher diários de classe informatizados. Diante dessa realidade, esta tese apresenta os resultados de uma reflexão teórica e pesquisa em campo que buscou identificar e analisar os saberes que os professores produziram na pandemia da Covid-19 a partir do uso das tecnologias digitais na Geografia Escolar. Para tanto, aplicamos questionários para cinquenta professores de Geografia da Educação Básica da rede estadual de São Paulo, em que foram apresentadas
perguntas (objetivas e subjetivas) relacionadas à formação (inicial e continuada) de educadores e aos saberes docentes e práticas pedagógicas mediados pelas tecnologias digitais (antes, durante e depois do Ensino Remoto Emergencial). Como a maioria dos professores que participaram desta pesquisa não foi formada para entender as TDIC e suas relações com o ensino de Geografia, tampouco, posteriormente, participou de cursos e atividades que possibilitassem pensar e/ou trabalhar pedagogicamente com as tecnologias digitais, constatou-se que os saberes
docentes com as TDIC que emergiram na Geografia Escolar, durante o contexto do Ensino Remoto Emergencial, foram, essencialmente, experienciais, surgidos nas práticas profissionais dos professores (ligados ao manuseio de equipamentos, à formação continuada, ao planejamento pedagógico e à metodologia de ensino). Desse modo, quando as aulas migraram do formato presencial para remoto, os professores de Geografia, sem uma preparação adequada para tal ou conhecimentos teóricos aos quais pudessem recorrer, em relação ao trabalho pedagógico com as TDIC, tiveram
que “aprender fazendo”, por tentativas, entre erros e acertos, se ajustando, assim, à inédita situação de ensino e aprendizagem, mesmo diante de tantas dificuldades, incertezas e desigualdades tecnológicas.