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Dados do Trabalhos de Conclusão

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
ENSINO EM SAÚDE (33029016001P4)
DESENVOLVIMENTO, VALIDAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO SOBRE A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
ALINE RAMOS COVO DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
24/06/2024

No Brasil, é comum que crianças e adolescentes vivenciem diferentes tipos de violência que afetam a saúde individual e coletiva, diminuindo o potencial de um desenvolvimento saudável. Por se tratar de uma condição prevenível, acredita-se que o desenvolvimento de ações de educação em saúde por meio de atividades lúdicas pode contribuir para a conscientização sobre o tema. OBJETIVO: Desenvolver, validar e aplicar um jogo educativo sobre a prevenção da violência em crianças e adolescentes. MÉTODO: Esta pesquisa metodológica foi conduzida em três fases. Na Fase 1, o desenvolvimento do jogo envolveu dois momentos: inicialmente, uma oficina com 19 crianças e adolescentes de uma comunidade, seguida pela elaboração do jogo por sete estudantes de graduação e pós-graduação. Na Fase 2, o jogo foi validado por 12 juízes experts, assegurando sua qualidade e adequação. Por fim, na Fase 3, o jogo foi aplicado a 11 crianças e adolescentes participantes de um projeto social de uma comunidade de uma cidade de médio porte do interior paulista. RESULTADOS: Foi desenvolvido um jogo de cartas intitulado 'Pazear: por um mundo sem violência'. O jogo foi validado por juízes especialistas, recebendo uma média de 0,99 no Coeficiente de Validação de Conteúdo (CVC). Foi aplicado a onze crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos, mostrando um bom engajamento dos participantes durante a atividade. CONCLUSÃO: O jogo educativo "Pazear" mostrou-se uma ferramenta interativa e envolvente. Sua validação pelos juízes experts e aplicação em um projeto social indicam que tem potencial para despertar o interesse pelo tema, engajar os jogadores e estimular reflexões a respeito da temática, com vistas à sua prevenção.

Violência;Educação;Educação em Saúde;Conhecimento;Descoberta do Conhecimento;Criança;Adolescente;Jogos e Brinquedos, Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente
In Brazil, it is common for children and adolescents to experience different types of violence that affect individual and collective health and diminish the potential for healthy development. Since it is a preventable condition, it is believed that the development of health education actions through playful activities can contribute to raising awareness on the subject. OBJECTIVE: To develop, validate, and apply an educational game on the prevention of violence in children and adolescents. METHOD: This methodological research with a quantitative approach was conducted in three distinct phases. In Phase 1, the game development involved two moments: initially, a workshop with 19 children and adolescents from a community, followed by the elaboration of the game by seven undergraduate and graduate students. In Phase 2, the game was validated by 12 expert judges, ensuring its quality and suitability. Finally, in Phase 3, the game was applied to 11 children and adolescents participating in a social project in a medium-sized city community in the interior of São Paulo, aiming to test its effectiveness and receptivity among the target audience. RESULTS: A card game titled "Peaceplay: for a world without violence" was developed. It received validation from expert judges, with an average of 0.99 through the Content Validation Coefficient (CVC). The game was applied to eleven children and adolescents between 11 and 17 years old, showing good engagement from participants during the game. CONCLUSION: The educational game "Peaceplay" proved to be an interactive and engaging tool. Its validation by expert judges and application in a social project indicate that it has the potential to spark interest in the topic, engage players, and stimulate reflections on the subject, with a view to its prevention.
Violence;Education;Health Education;Knowledge;Knowledge Discovery;Child;Adolescent;Games and Toys, Comprehensive Child and Adolescent Health Care.
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PORTUGUES
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO EM SAÚDE
PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SAÚDE
Processo de formação dos profissionais da área da saúde na contemporaneidade (Projeto ampliado Linha 1)

Banca Examinadora

MARIA JOSE SANCHES MARIN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FERNANDA PAULA CERANTOLA SIQUEIRA Participante Externo
MARIA JOSE SANCHES MARIN Docente - PERMANENTE
MIRIAM FERNANDA SANCHES ALARCON DANIEL Participante Externo

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
JOGO EDUCATIVO SOBRE A PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES TÉCNICA SERVIÇOS TÉCNICOS
BANCA DE DEFESA _ALINE RAMOS COVO DE OLIVEIRA_DESENVOLVIMENTO, VALIDAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO SOBRE A PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES TÉCNICA OUTRO
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