• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
ENSINO EM SAÚDE (33029016001P4)
ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE ATIVIDADES PROFISSIONAIS CONFIÁVEIS (APCs) PARA RESIDENTES EM OFTALMOLOGIA
ANDRE FERREIRA SIMIONE
DISSERTAÇÃO
05/08/2024

A evolução da medicina e da tecnologia demanda uma formação mais eficaz, com adaptações curriculares e novas metodologias de ensino. Desde os anos 2000, currículos médicos baseados em competências se destacaram, focando em resultados e ensino centrado no estudante. As Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina de 2014 no Brasil enfatizam um projeto pedagógico com maior autonomia estudantil e formação humanística.O ensino baseado em competências foi inserido nas residências médicas. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia, sob a chancela da Comissão Nacional de Residência Médica, estabeleceu a matriz de competências para a residência em oftalmologia. Para superar a distância entre a estrutura de competências e a prática clínica, e permitir ao aprendiz a transferência de responsabilidades, Olleten Cate introduziu o conceito de Atividades Profissionais Confiáveis (APC) em 2005.Como não há APCs específicas para a residência de oftalmologia, este estudo teve como objetivo elaborar e validar APCs para essa área. As APCs foram desenvolvidas em três atividades fundamentais na formação do futuro oftalmologista: Exame Oftalmológico, Emergências em Oftalmologia, e Diagnóstico e Manejo das Doenças Oftalmológicas mais comuns. Utilizou-se a técnica Delphi com um comitê de 10 especialistas, todos com doutorado em Oftalmologia ou Ensino em Saúde, que avaliou as APCs em duas rodadas de questionários estruturados.O processo de validação buscou um consenso de 80% entre os especialistas em cada etapa das APCs. Na primeira rodada, obteve-se o consenso esperado em todos os itens avaliados. No entanto, como houve muitos comentários e sugestões de modificações, realizamos uma segunda rodada de avaliação, que também alcançou o consenso esperado em todos os itens, com índices melhores que a rodada anterior.Em conclusão, o estudo representa um avanço significativo no campo da educação médica, apresentando uma abordagem inovadora para o ensino oftalmológico. As APCs validadas poderão servir como modelo reprodutível para outras residências em Oftalmologia. Elas poderão ser aplicadas na residência médica em Oftalmologia, impactando positivamente no ensino e formação dos futuros oftalmologistas e contribuindo para uma formação mais competente e autônoma, alinhando o ensino às diretrizes do CBO e promovendo maior participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem.

Educação médica;Oftalmologia;Competência clínica;Atividades Profissionais Confiáveis.
The evolutionof medicine andtechnologydemands more effective training, with curricular adaptationsand new teachingmethodologies. Sincethe 2000s, competency-based medical curriculahavestood out, focusingonoutcomesandstudent-centeredteaching. The 2014 National Curriculum Guidelines for Medicine in Brazilemphasize a pedagogicalprojectwithgreaterstudentautonomyandhumanistic training.Competency-basedteachinghasbeenincorporatedinto medical residencies. The BrazilianCouncilofOphthalmology, undertheauspicesoftheNational Medical Residency Commission, establishedthecompetencymatrix for ophthalmologyresidency. To bridge the gap betweencompetencystructuresandclinicalpractice, allowinglearnerstotransferresponsibilities, Olleten Cate introducedtheconceptofEntrustable Professional Activities (EPAs) in 2005.As there are no specificEPAs for ophthalmologyresidency, thisstudyaimedtodevelopandvalidateEPAs for thisfield. The EPAsweredeveloped in three fundamental activities for the training of future ophthalmologists: OphthalmologicalExamination, OphthalmologicalEmergencies, andDiagnosisand Management ofthe Most Common OphthalmologicalDiseases. The Delphi techniquewasusedwith a committeeof 10 specialists, allwithdoctorates in Ophthalmologyor Health Education, whoevaluatedtheEPAs in two rounds ofstructuredquestionnaires.The validationprocesssoughtan 80% consensus amongspecialistsateachstageoftheEPAs. In thefirst round, theexpected consensus wasachieved in allevaluateditems. However, as thereweremanycommentsandsuggestions for modifications, a secondevaluation round wasconducted, whichalsoachievedtheexpected consensus in allitems, withbetterindicesthantheprevious round.In conclusion, thestudyrepresents a significantadvance in thefieldof medical education, presentinganinnovative approach toophthalmologicalteaching. The validatedEPAscan serve as a reproducible model for otherophthalmologyresidencies. They canbeapplied in ophthalmology medical residency, positivelyimpactingthe training andeducationof future ophthalmologists, contributingto a more competentandautonomous training, aligningteachingwiththeguidelinesoftheBrazilianCouncilofOphthalmology, and promoting greateractiveparticipationofstudents in theteaching-learning process.
Medical education;Ophthalmology;Clinical competence;Entrustable Professional Activities.
01
134
PORTUGUES
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO EM SAÚDE
PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SAÚDE
Ensino na área de saúde: compreender para transformar a prática pedagógica (projeto ampliado).

Banca Examinadora

LUZMARINA APARECIDA DORETTO BRACCIALLI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
IEDA FRANCISCHETTI Docente - PERMANENTE
LUZMARINA APARECIDA DORETTO BRACCIALLI Docente - PERMANENTE
PEDRO CARLOS CARRICONDO Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
BANCA DE DEFESA_ANDRÉ FERREIRA SIMIONE_ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE ATIVIDADES PROFISSIONAIS CONFIÁVEIS (APC'S) PARA RESIDENTES EM OFTALMOLOGIA TÉCNICA OUTRO
ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE ATIVIDADES PROFISSIONAIS CONFIÁVEIS (APCS) PARA RESIDENTES EM OFTALMOLOGIA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer