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Dados do Trabalhos de Conclusão

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
ENSINO EM SAÚDE (33029016001P4)
PRÁTICA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL SOB A ÓTICA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM
ANGELICA BENETACI DE AQUINO GANDRA
DISSERTAÇÃO
09/09/2024

A formação do enfermeiro deve abranger as seguintes habilidades: Atenção à saúde; Tomada de decisões; Comunicação; Liderança; Administração e gerenciamento e; Educação permanente. Os profissionais devem estar aptos atomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração de recursos humanos, físicos, de materiais e de informação. Neste sentido, as instituições formadoras devem favorecer a construção dessas habilidades durante a formação11. Assim,essa pesquisa partirá da seguinte questão norteadora: Qual a compreensão dos estudantes de Enfermagem sobre a prática do enfermeiro e suas implicações na formação? OBJETIVO: Analisar, na perspectiva dos estudantes de enfermagem,qual a sua compreensão acerca da prática do enfermeiro. MÉTODO: Realizada pesquisa com abordagem qualitativa, na qual os dados foram coletados por meio de entrevista com questões norteadoras abertas aos 27 estudantes em estágio supervisionado obrigatório do curso de enfermagem de uma instituição privada de ensino superior, em um município de médio porte, do interior paulista. Utilizou-se a análise de conteúdo, modalidade temática. RESULTADOS: Emergiu do conteúdo das falas quatro temas e, nessa dissertação, será abordada a compreensão da prática do enfermeiro contemplando os seguintes núcleos de sentido: compreensão da prática do enfermeiro, condições/aspectos da prática profissional que interferem na formação do enfermeiro, estratégias de ensino aprendizagem que favorecem a formação para a construção da prática do enfermeiro, aspectos que interferem no processodeformação. CONSIDERAÇÕESFINAIS: Apesquisaidentificou diferentes concepções da prática do enfermeiro na perspectiva dos estudantes deenfermagem. A inserção dos estudantes na prática profissional, desde o início da formação, favorece uma compreensão mais ampliada do fazer do enfermeiro, bem como quando a construção dos processos de ensino – aprendizagem se dá deforma articulada, potencializa ambos os contextos: a formação teórica e a prática.

prática profissional;enfermagem;compreensão;estudantes de enfermagem.
Nursing training must cover the following skills: Health care; Decision-making; Communication; Leadership; Management and administration; and Lifelong learning. Professionals must be able to take initiative and manage human, physical, material, and informational resources. In this sense, educational institutions should encourage the development of these skills during training. This research addresses the guiding question:What is the understanding of nursing students about nursing practice and its implications for their training? OBJECTIVE: To analyze, from the perspective of nursing students, their understanding of nursing practice. METHOD: This study employed a qualitative research approach, collecting data through open-ended, guiding-question interviews with 27 students in a mandatory supervised internship as part of a nursing program at a private higher education institution in a medium-sized city in São Paulo's countryside. Thematic content analysis was applied. RESULTS: Four themes emerged from the content analysis, with this dissertation exploring the following core areas: understanding of nursing practice, conditions/aspects of professional practice impacting nursing training, teaching-learning strategies that support the construction of nursing practice, and aspects affecting the training process. CONCLUSIONS: The research identified diverse perspectives on nursing practice from the viewpoint of nursing students.Early involvement in professional practice allows students a broader understandingof nursing duties. When teaching-learning processes are integrated, they enhance both theoretical and practical training contexts.
professionalpractice;nursing;understanding;nursingstudents
01
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PORTUGUES
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO EM SAÚDE
PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SAÚDE
Formação profissional inovadora: olhares para a transformação da prática

Banca Examinadora

CASSIA REGINA FERNANDES BIFFE PERES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
LUZMARINA APARECIDA DORETTO BRACCIALLI Docente - PERMANENTE
CASSIA REGINA FERNANDES BIFFE PERES Docente - PERMANENTE
CAROLINE LOURENCO DE ALMEIDA PINCERATI Participante Externo

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO DESDE O INÍCIO DA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
BANCA DE DEFESA_ANGÉLICA BENETACI DE AQUINO GANDRA_A COMPREENSÃO DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM SOBRE A FORMAÇÃO PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL TÉCNICA OUTRO
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