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Dados do Trabalhos de Conclusão

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
ENSINO EM SAÚDE (33029016001P4)
ACESSIBILIDADE DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE
CAMILA MAZZETTO PAES SEO
DISSERTAÇÃO
01/07/2024

O trabalho, tendo em vista a educação especial, com a finalidade de permitir que os estudantes com necessidades educacionais especiais permaneçam no âmbito escolar do ensino regular e superior, em um ambiente mais adequado que garanta o acesso ao ensino e à aprendizagem a todos. Objetivo: analisar a compreensão sobre a acessibilidade da inclusão na formação do ensino superior na área da saúde. Método: A pesquisa foi fundamentada em dois pressupostos. Um qualitativo, estruturado pela Revisão Integrativa da Literatura (RIL), nas bases de dados Lilacs, Scielo e INDEX Psicologia, entre 2018 a 2023. O outro pressuposto foi desenvolvido com base em uma pesquisa qualitativa que utilizou, como referencial, a Análise de Conteúdo. Para a coleta dos dados, utilizou-se de um questionário com questões de abordagem sociodemográfica e quatro questões que remeteram à compreensão dos professores da primeira série dos cursos de enfermagem e medicina, nos cenários de ensino-aprendizagem. Participaram do estudo 15 professores que desenvolvem suas atividades nos cenários das Unidades Educacionais Sistematizadas e Unidades de Prática Profissional, todos da primeira série, presentes desde o ingresso do estudante. Resultados: Os dados obtidos foram interpretados por meio da técnica de Análise de Conteúdo, por Bardin (pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados), na modalidade temática. Os resultados, obtidos por meio da Revisão Integrativa da Literatura, permitiram identificar a presença das seis dimensões da acessibilidade descritas na literatura: a Arquitetônica, a Comunicacional, a Metodológica, a Instrumental, a Atitudinal e a Programática.Por fim, vivencia-se uma mobilização por parte de todos, no sentido de fomentar discussões sobre a acessibilidade da inclusão nos mais variados espaços da faculdade. Considerações Finais: Com isso, o estudo permitiu compreender que, para os professores, a acessibilidade da inclusão no Ensino Superior ainda precisa de uma discussão aprofundada no sentido de sensibilizar a comunidade de estudantes, professores e gestores, buscando permear nos cenários de ensino-aprendizagem. Será necessário investir em qualificação dos professores envolvidos no processo de formação. Como estratégia, será fundamental que as instituições de ensino superior formalizem em seus currículos, espaços onde ocorram reflexões e o assunto possa ser discutido e compartilhado.

Acessibilidade arquitetônica;Educação inclusiva;Inclusão escolar;Educação Médica;Educação em Enfermagem
The work, with a view to special education, with the purpose of allowing students with special educational needs to remain in the school context of regular and higher education, in a more appropriate environment that guarantees access to teaching and learning for all. Objective: to analyze the understanding of the accessibility of inclusion in higher education training in the health area. Method: The research was based on two assumptions. A qualitative one, structured by the Integrative Literature Review (RIL), in the Lilacs, Scielo and INDEX Psychology databases, between 2018 and 2023. The other assumption was developed based on qualitative research that used, as a reference, Content Analysis. To collect data, we used a questionnaire with sociodemographic questions and four questions that referred to the understanding of first-year teachers of nursing and medicine courses, in teaching-learning scenarios. The study included 15 teachers who carry out their activities in the settings of Systematized Educational Units and Professional Practice Units, all from the first grade, present since the student's entry. Results: The data obtained were interpreted using the Content Analysis technique, by Bardin (preanalysis, exploration of the material, treatment of results), in the thematic modality. The results, obtained through the Integrative Literature Review, allowed identifying the presence of the six dimensions of accessibility described in the literature: Architectural, Communicational, Methodological, Instrumental, Attitudinal and Programmatic. Finally, a mobilization on the part of everyone, in order to encourage discussions about the accessibility of inclusion in the most varied spaces of the college. Final Considerations: With this, the study allowed us to understand that, for teachers, the accessibility of inclusion in Higher Education still needs an in-depth discussion in order to sensitize the community of students, teachers and managers, seeking to permeate teaching-learning scenarios. It will be necessary to invest in the qualification of teachers involved in the training process. As a strategy, it will be essential for higher education institutions to formalize in their curricula spaces where reflections occur and the subject can be discussed and shared.
Architectural accessibility;Inclusive education;School inclusion;Medical Education;Nursing Education.
01
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PORTUGUES
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO EM SAÚDE
PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SAÚDE
Ensino na área de saúde: compreender para transformar a prática pedagógica (projeto ampliado).

Banca Examinadora

LUIS CARLOS DE PAULA E SILVA
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
PEDRO MARCO KARAN BARBOSA Participante Externo
LUIS CARLOS DE PAULA E SILVA Docente - COLABORADOR
ODAIR VIEIRA DA SILVA Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO TÉCNICA SERVIÇOS TÉCNICOS
ACESSIBILIDADE DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE BIBLIOGRÁFICA ARTIGO EM PERIÓDICO
BANCA DE DEFESA_CAMILA MAZZETTO PAES_ACESSIBILIDADE DA INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE TÉCNICA OUTRO
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