• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
ENSINO EM SAÚDE (33029016001P4)
METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM: COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES E DOCENTES
DANIELLI ANGELICA DOS REIS FERREIRA
DISSERTAÇÃO
10/07/2024

A metodologia ativa de ensino e aprendizagem propõe a construção de uma estrutura cognitiva de aprendizado que direciona para a concepção da aprendizagem significativa, porém os desafios na sua utilização associam-se às crenças da perda da identidade do professor como fonte principal do conhecimento, necessidade de investimentos educacionais e dificuldade de engajamento por parte dos docentes e aprendizes, particularmente nas iniciativas voltadas à formação técnica. Objetivou-se analisar a compreensão dos estudantes e docentes de um curso técnico de enfermagem sobre o uso de metodologia ativa de aprendizagem no seu processo de formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, realizada com discentes do último módulo de um curso técnico em enfermagem e docentes, de uma escola privada localizada no interior paulista. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas junto aos educandos e encontro de grupo focal com os professores. O método utilizado para análise dos dados coletados foi o de análise temática de conteúdo. Foram definidas três categorias temáticas: 1) A construção do saber por meio da metodologia ativa, 2) A inserção e o desenvolvimento da metodologia ativa no curso e 3) As potencialidades e limites da metodologia ativa no desenvolvimento do curso. A investigação possibilitou analisar o uso da metodologia ativa no processo formativo de técnicos em enfermagem a partir da perspectiva de docentes e estudantes, a qual compreende uma estratégia capaz de favorecer assimilação de conteúdo e transpor o aprendizado para além do conhecimento técnico, novas perspectivas na relação docente e estudante. Além de identificar suas potencialidades e limites que implicam sobre sua aplicabilidade.

educação técnica em enfermagem;aprendizagem baseada em problemas;educação baseada em competências
The active teaching and learning methodology proposes the construction of a cognitive learning structure that leads to the conception of meaningful learning. However, the challenges in its use are associated with beliefs about the loss of the teacher's identity as the main source of knowledge, the need for educational investments, and the difficulty of engagement by teachers and learners, particularly in initiatives aimed at technical training. The objective was to analyze the understanding of students and teachers in a technical nursing course about the use of active learning methodology in their training process. This is a qualitative, exploratory research conducted with students from the final module of a technical nursing course and teachers from a private school located in the interior of São Paulo. Data collection was carried out through semi-structured interviews with students and a focus group meeting with teachers. The method used for analyzing the collected data was thematic content analysis. Three thematic categories were defined: 1) The construction of knowledge through the active methodology, 2) The insertion and development of the active methodology in the course, and 3) The potentials and limits of the active methodology in the development of the course. The investigation made it possible to analyze the use of the active methodology in the training process of nursing technicians from the perspective of teachers and students, which includes a strategy capable of favoring content assimilation and extending learning beyond technical knowledge, bringing new perspectives to the teacher-student relationship. It also identified its potentials and limits that impact its applicability.
Education;nursing;associate;problema-basead learning;competency-basead education
01
87
PORTUGUES
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO EM SAÚDE
PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SAÚDE
Formação de Profissionais de Saúde: potencialidades e desafios

Banca Examinadora

KATIA TEREZINHA ALVES REZENDE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
KATIA TEREZINHA ALVES REZENDE Docente - PERMANENTE
SILVIA FRANCO DA ROCHA TONHOM Docente - PERMANENTE
ADRIANA KATIA CORREA Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM: COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES E DOCENTES TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
BANCA DE DEFESA_DANIELLI ANGÉLICA DOS REIS FERREIRA_METODOLOGIA TIVA DE ENSINOE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM: COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES E DOCENTES TÉCNICA OUTRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer