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Dados do Trabalhos de Conclusão

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
ENSINO EM SAÚDE (33029016001P4)
Educação em Saúde em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas: experiências da literatura e percepções dos usuários
IGOR MARTINS DUCA FARIA
DISSERTAÇÃO
27/05/2024

O uso de substâncias psicoativas acompanha o ser humano há longo período, sendo estas empregadas em vários contextos e com finalidades diversas. O consumo dependente ocasiona prejuízos à vida de uma pessoa e, para cuidar daqueles que sofrem com o uso problemático, instauraram-se no Brasil os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), podem ser realizadas diversas ações, incluindo atividades de Educação em Saúde. Objetivo:Analisar o que a literatura científica apresenta sobre a Educação em Saúde em CAPS AD, assim como as percepções de usuários acerca de um grupo educativo em saúde. Método: Realizou-se uma pesquisa qualitativa em dois momentos: Revisão Integrativa da Literatura (RIL) e Pesquisa de Campo. Com a RIL, seguiram-se as seis etapas exigidas e houve definição da pergunta norteadora a partir da estratégia PICo. Buscou-se material em formato de artigo, em bases de dados e em biblioteca eletrônica, utilizando-se da combinação entre descritores e palavras-chave, não se realizando recorte de tempo. Outrossim, realizou-se a pesquisa de campo, em um CAPS AD situado em município do interior paulista, contando-se com 15 participantes incluídos no estudo, critério este definido a partir da saturação teórica da amostra. Para a coleta de dados, valeu-se da técnica de entrevista semiestruturada. Para a interpretação dos dados da RIL e da pesquisa de campo, recorreu-se à Análise de Conteúdo na modalidade temática. Resultados: Com a RIL, encontrou-se que há escassez de publicações sobre o tema da Educação em Saúde às pessoas usuárias de substâncias psicoativas em CAPS AD. Tornaram-se conhecidas as seguintes categorias temáticas da RIL: Educação em Saúde na perspectiva das profissões; Finalidades da Educação em Saúde; Estratégias de Educação em Saúde; Valorização do vínculo e da pessoa cuidada. Na Pesquisa de Campo, obteve-se a estruturação de três categorias temáticas: Auxílio da Educação em Saúde na construção de conhecimento, do autoconhecimento e na mudança de comportamentos; Estratégias atrativas de Educação em Saúde: desafios e potencialidades; Sugestões de temas para a Educação em Saúde. Considerações Finais: As ações educativas em saúde, de acordo com as percepções dos usuários e revisão da literatura, podem auxiliar amplamente o indivíduo em sua reabilitação e na vida, melhorando o seu conhecimento enquanto pessoa, em relação às substâncias e estimulando a sua mudança de comportamento. Percebeu-se que a ludicidade e as diversas estratégias foram vistas enquanto importantes nesse processo e, ainda, pensou-se nas influências do vínculo e das relações interpessoais, não apenas para o cuidado dispensado, mas também para a realização da pesquisa. Por fim, evidenciou-se que novos estudos precisam ser empreendidos para o constante aprimoramento do cuidado em Saúde Mental.

educação em saúde;transtornos relacionados ao uso de substâncias;serviços de saúde mental;pesquisa qualitativa;revisão integrativa de literatura.
The use of psychoactive substances has accompanied humans for a long time, being employed in various contexts and for diverse purposes. Dependent consumption causes harm to a person's life, and to care for those suffering from problematic use, the Centers for Psychosocial Care (CAPS) were established in Brazil. In the Centers for Psychosocial Care for Alcohol and Drugs (CAPS AD), various actions can be carried out, including Health Education activities.Objective: To analyze what the scientific literature presents about Health Education in AD CAPS, as well as the perceptions of users regarding a health education group. Method: A qualitative research was conducted in two phases: Integrative Literature Review (RIL) and Field Research. RIL required steps that were followed, and the guiding question was defined based on the PICo strategy. Material was sought in article format, in databases, and electronic library, using a combination of descriptors and keywords, without time restriction. Furthermore, field research was conducted at a CAPS AD located in a city in the countryside of São Paulo, with 15 participants included in the study, a criterion defined based on the theoretical saturation of the sample. For data collection, the semi-structured interview technique was used. For the interpretation of RIL and field research data, Content Analysis was used in the thematic modality. Results: In RIL it was found that there is a scarcity of publications on the topic of Health Education for people who use psychoactive substances in CAPS AD. The following thematic categories of RIL became known: Professions involved in Health Education tasks; Purposes of Health Education; Health Education Strategies; Humanized Care. In the Field Research, the structuring of three thematic categories was obtained: Health Education in the construction of knowledge, self-awareness, and behavior change; Strategies and attractive forms of Health Education: challenges and potentialities; Suggestions for Health Education topics. Final Considerations: Health education actions, according to the perception of users and the literature review, can greatly assist the individual in their rehabilitation and life, improving their knowledge as a person regarding drugs and stimulating behavior change. It was perceived that playfulness and the strategies were seen as important in this process, and also, the influences of bond and interpersonal relationships were considered, not only for the care provided but also for the conduct of the research. Finally, it was evident that new studies need to be undertaken for the continuous improvement of Mental Health care.
: health education;substance-related disorders;mental health services;qualitative research;integrative literature review.
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PORTUGUES
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO EM SAÚDE
ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO E O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Atuação de profissionais na área da saúde: desafios para uma prática humanizada (projeto ampliado)

Banca Examinadora

MAGALI APARECIDA ALVES DE MORAES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MEIRE LUCI DA SILVA Participante Externo
MAGALI APARECIDA ALVES DE MORAES Docente - PERMANENTE
DANIELLE ABDEL MASSIH PIO Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
BANCA DE DEFESA_IGOR MARTINS DUCA FARIA_EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL ÁLCOOL E DROGAS: EXPERIÊNCIAS DA LITERATURA E PERCEPÇÕES DOS USUÁRIOS TÉCNICA OUTRO
JOGO QUIZ SOBRE DEPENDÊNCIA QUÍMICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
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