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Dados do Trabalhos de Conclusão

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
ENSINO EM SAÚDE (33029016001P4)
MÉTODOS DE APRENDIZAGEM ATIVA NO CURSO TECNOLÓGICO EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
JAQUELINE RODRIGUES LOPES
DISSERTAÇÃO
30/07/2024

A Educação Superior no Brasil evolui continuamente, especialmente devido à necessidade de profissionais humanizados e qualificados para atender às demandas sociais. O Ministério da Educação, pela Resolução n.º 1, de 5 de janeiro de 2021, define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, focando no desenvolvimento pleno do indivíduo e sua preparação para o trabalho, valorizando processos e metodologias de aprendizagem centradas no estudante. A realização de seminários e práticas laboratoriais permite às discentes desenvolver competências em comunicação, busca pelo conhecimento, pesquisa, trabalho em grupo e uma postura crítica/reflexiva nas atividades propostas, preparando-as para os desafios profissionais. Nesse contexto, a pergunta de pesquisa foi: qual a compreensão que as discentes do curso tecnológico em Estética e Cosmética têm da aprendizagem ativa desenvolvida por meio de seminários e práticas laboratoriais?Objetivo: analisar o que há na literatura e a percepção das discentes do Curso Tecnológico em Estética e Cosmética sobre a aprendizagem ativa desenvolvida por meio dos seminários e práticas laboratoriais.Método: Pesquisa qualitativa conduzida em duas fases: Revisão Integrativa da Literatura (RIL) e Pesquisa de campo, realizada com 24 discentes em uma Instituição privada do centro-oeste paulista. Os dadosforam coletados em entrevistas semiestruturadas, abordando três questões direcionadoras sobre a familiaridade e a percepção com a aprendizagem ativa, com enfoque nos seminários e práticas laboratoriais e sugestões de métodos da aprendizagem ativa.A interpretação dos dados foi pela técnica de Análise de Conteúdo, na modalidade temática, constituída por três etapas: Pré-análise, Exploração do material e Tratamento dos resultados, inferência e interpretação. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos, e os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido antes da coleta de dados. Resultados: A RIL resultou em 21 artigos, evidenciando que as principais estratégias utilizadas nos cursos de saúde são: Sala de aula invertida, Simulação, Gamificação, Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Equipes. A pesquisa de campo identificoutrês categorias temáticas, com suas respectivas subcategorias: 1 Multiplicidade de métodos de aprendizagem ativa - Atividade de Discussão e Interação, Seminários, Roda de conversa e Estações de aprendizagem, Atividades Práticas e Experimentais e Jogos e Mapas Mentais; 2 Possibilidades de aprendizagem por seminários e práticas laboratoriais- Aprofundamento nos estudos teóricos e práticos, fixação de conteúdo e habilidades técnicas, Preparação para o mundo de trabalho, formação de profissionais capacitados e desenvolvimento de habilidades para atendimentos, Desenvolvimento de habilidades de comunicação, interação entre os alunos, prática clínica confiável e aprendizado colaborativo;3 Sugestões para a aprendizagem ativa - Aulas Práticas e Dinâmicas, métodos novos, mapas mentais e Outras Abordagens de Ensino, englobando aulas dialogadas, seminários e roda de conversa. Considerações finais: A RIL destacou a importância de métodos de aprendizagem ativa e múltiplas estratégias para abordar as habilidades e competências necessárias durante a graduação. Já a pesquisa de campo demonstrou que as estudantes reconhecem a relevância das práticas laboratoriais e dos seminários para sua formação e desenvolvimento profissional e pessoal ao longo da graduação.

ciências da saúde;aprendizagem baseada em problemas;técnicas cosméticas;pesquisa qualitativa.
Higher education in Brazil is undergoing continuous evolution, especially considering the need for qualified professionals in the job market. The Ministry of Education, through Resolution No. 1 of January 5, 2021, established the General National Curriculum Guidelines forProfessional and Technological Education, outlining its guiding principles, focusing on the full development of the individual and their preparation for the job market, as well as highlighting the value of active and innovative learning processes and methodologies, centered on the student. Among the various approaches, seminars and laboratory practices enable students to develop skills and abilities in communication, the search for knowledge, research, teamwork and a critical/reflective attitude throughout the proposed activities, with a view to preparing them for the challenges of the professional world.Objective:analyze the literature and the perception of students on the Aesthetics and Cosmetics Technology course about active learning developed through seminars and laboratory practices. Method: Qualitative research was carried out in two phases: an Integrative Literature Review (ILR) and field research, carried out with students of the course mentioned in a private institution in the center-west of the state of São Paulo. The field research data was collected through semi-structured interviews, addressing three guiding questions about familiarity and perception of active learning, with a focus on seminars and laboratory practices and suggestions for active learning methods. The project was approved by the Ethics Committee for Research Involving Human Beings, and the participants signed the Informed Consent Form prior to data collection. The data was analyzed using the content analysis technique, following three stages: pre-analysis, exploration of the material and treatment of the results, inference and interpretation. Results: The ILR resulted in 21 articles, showing that the main strategies used in health courses are: FlippedClassroom, Simulation, Gamification, PBL and TBL. The field research identified three thematic categories, with their respective subcategories, namely 1 Multiplicative and active learning methods - Discussion and interaction activities, seminars, conversation circles and learning stations; practical and experimental activities, games and mind maps; 2 Possibilities for learning through seminars and laboratory practice - Deepening theoretical and practical studies, establishing content and technical skills, preparing for the job market, training qualified professionals and developing customer service skills, developing communication skills, interaction between students, reliable clinical practice and collaborative learning;. 3 Suggestions for active learning - Practical and dynamic lessons, new methods, mind maps and other teaching approaches, including more dialogic and light-hearted lessons, seminars and conversation circles.Finalconsiderations: ILR highlighted the importance of active learning methods and multiple strategies to address the skills and competencies required during graduation. The field research showed that students recognize the relevance of laboratory practices and seminars for their professional and personal training and development during their graduation.
health sciences;problem-based learning;cosmetic techniques;qualitative research.
01
70
PORTUGUES
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO EM SAÚDE
PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM SAÚDE
Aprendizagem ativa de estudantes de enfermagem e medicina a partir da prática profissional

Banca Examinadora

ELZA DE FATIMA RIBEIRO HIGA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MAGALI APARECIDA ALVES DE MORAES Docente - PERMANENTE
ELZA DE FATIMA RIBEIRO HIGA Docente - PERMANENTE
ROSANE MICHELLI DE CASTRO Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
SEMINÁRIO E PRÁTICAS LABORATORIAIS NO CURSO TECNOLÓGICO EM ESTÉTICA E COSMÉTICA TÉCNICA RELATÓRIO DE PESQUISA
BANCA DE DEFESA_JAQUELINE RODRIGUES LOPES DE OLIVEIRA_MÉTODOS DE APRENDIZAGEM ATIVA NO CURSO TECNOLÓGICO EM ESTÉTICA E COSMÉTICA TÉCNICA OUTRO
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