• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
ENSINO EM SAÚDE (33029016001P4)
INTERAÇÃO COMUNICATIVA ENTRE PAIS E CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO ATÍPICO DE LINGUAGEM EM ESPERA PARA ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO.
LEILIANA MOREIRA ALVES
DISSERTAÇÃO
06/08/2024

Nos primeiros anos de vida ocorrem intensas atividades neurais que proporcionam o desenvolvimento da linguagem. O Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem afeta aproximadamente uma a cada 14 crianças. Os profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS) encaminham ao fonoaudiólogo crianças com desenvolvimento atípico de linguagem, porém as vagas são insuficientes para o atendimento imediato e o tempo de espera ultrapassa 12 meses. Objetivo: Analisar a Interação comunicativa entre pais/responsáveis e crianças com desenvolvimento atípico de linguagem em espera para atendimento fonoaudiológico e desenvolver uma proposta de intervenção educativa junto aos familiares. Método: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, de análise documental e com abordagem quanti-qualitativa. Foram coletados dados sobre a demanda em espera no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP). A interação comunicativa das familílias foi registrada por meio de videogravação e analisada pela “Escala de Índice de Comportamentos que Promovem a Comunicação”. Posteriormente, foi elaborada e desenvolvida uma atividade educativa junto aos pais. Resultados: Foi verificado que 551 pessoas aguardavam atendimento fonoaudiológico, sendo 191 (34,6%) crianças com idade até cinco anos e 140 (73,3%) são do sexo masculino. A descrição F da CID 10 (Transtornos Mentais e Comportamentais) foi utilizada em 67,5% dos encaminhamentos. A análise da interação comunicativa de 20 videogravações de familiares identificou oito comportamentos comunicativos como “pouco observados”. Foi realizada uma atividade educativa com os familiares das crianças, priorizando a abordagem desses comportamentos comunicativos “pouco observado” nas videogravações. A atividade educativa avaliada positivamente, com recomendações para que outras famílias tenham acesso a essa atividade. Conclusão: A alta demanda e a espera passiva para o atendimento fonoaudiológico não possibilitam que crianças até cinco anos de idade tenham acesso a intervenção precoce. A utilização da videogravação se mostrou um meio eficaz para observações da interação comunicativa e organização de ações coletivas de intervenção educativa junto aos familiares das crianças que aguardam atendimento fonoaudiológico. O presente estudo pode ser replicado em diversas instâncias do SUS, priorizando a espera em atendimento fonoaudiológico de crianças nos primeiros cinco anos de vida.

linguagem infantil;fonoaudiologia;família.
In the first years of life, intense neural activities occur that promote language development. Developmental Language Disorder affects approximately one in every 14 children. Primary Health Care (PHC) professionals refer children with atypical language development to a speech therapist, but there are insufficient spaces for immediate care and the waiting time exceeds 12 months. Objective: To analyze the communicative interaction between parents/guardians and children with atypical language development waiting for speech therapy and to develop an educational intervention proposal with family members. Method: This is a descriptive, cross-sectional study, with documentary analysis and a quantitative-qualitative approach. Data on waiting demand were collected in the Computerized Regulation System of the State of São Paulo (SIRESP). The families' communicative interaction was recorded using video recording and analyzed using the “Communication-Promoting Behavior Index Scale”. Subsequently, an educational activity was designed and developed with parents. Results: It was found that 551 people were waiting for speech therapy, of which 191 (34.6%) were children aged up to five years and 140 (73.3%) were males. Description F of ICD 10 (Mental and Behavioral Disorders) was used in 67.5% of referrals. The analysis of the communicative interaction of 20 video recordings of family members identified eight communicative behaviors as “little observed”. An educational activity was carried out with the children's families, prioritizing the approach to these communicative behaviors “little observed” in video recordings. The educational activity was positively evaluated, with recommendations for other families to have access to this activity. Conclusion: The high demand and passive waiting for speech therapy services do not allow children up to five years of age to have access to early intervention. The use of video recording proved to be an effective means of observing communicative interaction and organizing collective educational intervention actions with the families of children awaiting speech therapy. The present study can be replicated in several instances of the SUS, prioritizing waiting for speech therapy services for children in the first five years of life.
child language;speech therapy;family.
01
84
PORTUGUES
FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO EM SAÚDE
ARTICULAÇÃO ENTRE O ENSINO E O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
As necessidades de saúde da população e os fatores que podem contribuir para a prevenção e tratamento das doenças.

Banca Examinadora

OSNI LAZARO PINHEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CASSIA REGINA FERNANDES BIFFE PERES Docente - PERMANENTE
OSNI LAZARO PINHEIRO Docente - PERMANENTE
EDINALVA NEVES NASCIMENTO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Outros
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
BANCA DE DEFESA_LEILIANA MOREIRA ALVES CLAUDIO_ATIVIDADE EDUCATIVA PARA PAIS DE CRIANÇAS COM DESENVOLVIMENTO ATÍPICO DE LINGUAGEM EM ESPERA PARA ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO TÉCNICA OUTRO
INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICA PARA MANEJO DE LISTAS DE ESPERA DE CRIANÇAS ATÉ CINCO ANOS DE IDADE. TÉCNICA OUTRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer