• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ENSINO (23002018071P6)
O CORREDOR CULTURAL COMO ESPAÇO EDUCATIVO PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ DE JOVENS EM MOSSORÓ/RN
JULIANA KALLYNE TORRES MARINHO
DISSERTAÇÃO
31/07/2024

A partir do processo histórico da evolução urbana, os espaços públicos passaram a fazer parte da vida da sociedade, tanto para a prática da sociabilidade quanto para o lazer, a expressão artística e até mesmo para as mobilizações políticas, tornando-se um espaço essencial na vida das pessoas. É nesse cenário que a presente pesquisa busca averiguar como a construção do Corredor Cultural em Mossoró/RN contribui para a prática educativa de jovens nos espaços públicos da cidade, possibilitando oportunidades educativas e enriquecendo a visão de mundo desses indivíduos. O título central foi "O Corredor Cultural como Ambiente Educativo para a Formação Cidadã de Jovens em Mossoró/RN", com os seguintes objetivos: (a) avaliar o impacto dos espaços do Corredor Cultural na formação cidadã dos jovens; (b) analisar se as práticas sociais no Corredor Cultural são educativas; e (c) identificar os principais locais de atividades educativas para jovens no Corredor Cultural. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de campo na qual o público-alvo foi composto por indivíduos com idades entre 15 e 30 anos. Foram realizados diálogos e observações em campo, e utilizou-se o diário de campo para registrar todos os eventos ocorridos durante as visitas. A pesquisa foi embasada na literatura que aborda as categorias de "juventude", "espaço público" e "educação informal", utilizando as contribuições de autores como Gohn (2006), Freire (2011 e 2013), Gadotti (2012), Gomes (2012), Libâneo (1994), Marandino (2008), entre outros. Os relatos evidenciam que os jovens valorizam e reconhecem a importância da educação cidadã oferecida pelos locais do Corredor Cultural por meio da aprendizagem informal. Mesmo com desafios relacionados à distância e à segurança, os espaços do Corredor Cultural são vistos como os principais espaços públicos da cidade. Estes locais se transformaram em pontos de referência primordiais na cidade, devido à sua visibilidade e às oportunidades oferecidas para atrair os jovens. Esta pesquisa procurou colocar em perspectiva como as vivências e interações através do Corredor Cultural em Mossoró/RN podem contribuir como um processo educativo para a formação cidadã dos jovens, refletindo sobre a importância que o espaço público desempenha para promover a educação informal.

Espaço Público;Formação Cidadã;Juventude;Mossoró/RN
Based on the historical process of urban evolution, public spaces have become an integral part of society's life, serving not only for social interaction but also for leisure, artistic expression, and even political mobilization, making them essential to people's lives. In this context, the present research aims to investigate how the construction of the Cultural Corridor in Mossoró/RN contributes to the educational practice of young people in the city's public spaces, providing educational opportunities and enriching their worldview. The central title was "The Cultural Corridor as an Educational Environment for the Civic Formation of Youth in Mossoró/RN," with the following objectives: (a) to assess the impact of the Cultural Corridor spaces on the civic formation of young people; (b) to analyze whether the social practices in the Cultural Corridor are educational; and (c) to identify the main locations for educational activities for young people in the Cultural Corridor. Regarding the methodology, this is a field research in which the target audience consisted of individuals aged between 15 and 30 years. Dialogues and field observations were conducted, and a field diary was used to record all events occurring during the visits. The research was based on literature that addresses the categories of "youth," "public space," and "informal education," utilizing contributions from authors such as Gohn (2006), Freire (2011 and 2013), Gadotti (2012), Gomes (2012), Libâneo (1994), Marandino (2008), among others. The reports reveal that young people value and recognize the importance of civic education provided by the Cultural Corridor locations through informal learning. Despite challenges related to distance and security, the spaces of the Cultural Corridor are seen as the main public spaces in the city. These locations have become essential reference points in the city due to their visibility and the opportunities they offer to attract young people. This research aimed to put into perspective how experiences and interactions through the Cultural Corridor in Mossoró/RN can contribute as an educational process for the civic formation of young people, reflecting on the importance that public space plays in promoting informal education.
Public Space;Citizen Training;Youth;Mossoró/RN
1
106
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertacao-Finalizada-2 - Juliana Kallyne Torres Marinho.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
-

Banca Examinadora

JOSELIA CARVALHO DE ARAUJO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSENILDO SOARES BEZERRA Participante Externo
EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS Docente - PERMANENTE
JOSELIA CARVALHO DE ARAUJO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 13

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer