• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS (41002016161P6)
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E SUAS PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
ALEX MANOEL VIEIRA
DISSERTAÇÃO
30/07/2024

A utilização da história da matemática (HM) como metodologia de ensino vem sendo investigada em diferentes contextos educacionais, sendo tema de grande discussão na área educacional, caracterizando-se como uma importante tendência no ensino deste componente, a qual se espera que esteja presente desde a formação inicial do professor. Nossa pesquisa tem como embasamento teórico os estudos de Antônio Miguel, Ubiratan D’Ambrosio e Iran Abreu Mendes. Nosso objetivo geral é voltado a investigar junto a professores que ministram aulas de matemática, suas percepções relacionadas a utilização da história da matemática em suas aulas, confrontando as principais contribuições desta metodologia juntamente com os fatores/dificuldades que inviabilizam essa prática na educação básica. Desse modo, visando atingir tal objetivo geral, realizou-se um mapeamento sistemático da literatura, analisando as principais contribuições/objeções levantadas em estudos da área da HM. A partir do estudo bibliográfico, realizou-se também uma coleta de dados organizado em três principais categorizações voltados à HM, sendo: práticas pedagógicas; ensino e aprendizagem; e planejamento. Por intermédio dos dados coletados neste formulário eletrônico, visando identificar as perspectivas de alguns docentes, verificando as principais contribuições e anseios o uso da HM, conforme suas eventuais experiências, correlacionando tais percepções com a literatura, verificou-se que os docentes compreendem a importância desta temática para as esferas de práticas pedagógicas e ensino e aprendizagem, todavia, a falta de tempo hábil e a busca por materiais adequados de norteamento torna-se um obstáculo nesta utilização. Assim, foi desenvolvido um produto educacional, do tipo livro digital, apresentando propostas e possíveis adaptações, para que professores/as possam utilizá-lo como um material auxiliar, se desejar, no desenvolvimento da HM em sua prática pedagógica, podendo contribuir tanto no processo de ensino e aprendizagem dos educandos, quanto com sua própria formação docente.

Educação Matemática;História da Matemática;Formação de Professores;Tendências em Educação Matemática;Ensino e Aprendizagem
The use of the history of mathematics (HM) as a teaching methodology has been investigated in different educational contexts and is a topic of great discussion in the educational field, characterizing itself as an important trend in the teaching of this component, which is expected to be present since the initial teacher training. Our research is theoretically based on the studies of Antônio Miguel, Ubiratan D’Ambrosio and Iran Abreu Mendes. Our general objective is to investigate, together with teachers who teach mathematics classes, their perceptions related to the use of the history of mathematics in their classes, comparing the main contributions of this methodology together with the factors/difficulties that make this practice unfeasible in basic education. Thus, aiming to achieve this general objective, a systematic mapping of the literature was carried out, analyzing the main contributions/objections raised in studies in HM. From the bibliographic study, a data collection was also organized into three main categorizations focused on HM, namely: pedagogical practices; teaching and learning; and planning. Through the data collected in this electronic form, aiming to identify the perspectives of some teachers, verifying the main contributions and desires in the use of HH, according to their eventual experiences, correlating such perceptions with the literature, it was verified that teachers understand the importance of this theme for the spheres of pedagogical practices and teaching and learning. However, the lack of time and the search for adequate guidance materials becomes an obstacle in this use. Thus, an educational product was developed, in the form of a digital book, presenting proposals and possible adaptations, so that teachers can use it as an auxiliary material, if desired, in the development of HH in their pedagogical practice, being able to contribute both to the teaching and learning process of students, as well as to their own teacher training.
Mathematics Education;History of Mathematics;Teacher training;Trends in Education;Teaching and learning
1
137
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Alex Manoel Vieira.pdf

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS
Macroprojeto LINHA II: O desenvolvimento profissional docente na formação inicial e continuada: saberes docentes, práticas pedagógicas e demandas sociais, teórico-conceituais e legais

Banca Examinadora

REGINA HELENA MUNHOZ
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
REGINA HELENA MUNHOZ Docente - PERMANENTE
SILVIA TERESINHA FRIZZARINI Docente - PERMANENTE
TANIA BAIER Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA: APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS PARA SEREM USADAS EM SALA DE AULA. TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E O PLANEJAMENTO DOCENTE: A VISÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA BIBLIOGRÁFICA LIVRO
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer