A utilização da história da matemática (HM) como metodologia de ensino vem sendo investigada em diferentes contextos educacionais, sendo tema de grande discussão na área educacional, caracterizando-se como uma importante tendência no ensino deste componente, a qual se espera que esteja presente desde a formação inicial do professor. Nossa pesquisa tem como embasamento teórico os estudos de Antônio Miguel, Ubiratan D’Ambrosio e Iran Abreu Mendes. Nosso objetivo geral é voltado a investigar junto a professores que ministram aulas de matemática, suas percepções relacionadas a utilização da história da matemática em suas aulas, confrontando as principais contribuições desta metodologia juntamente com os fatores/dificuldades que inviabilizam essa prática na educação básica. Desse modo, visando atingir tal objetivo geral, realizou-se um mapeamento sistemático da literatura, analisando as principais contribuições/objeções levantadas em estudos da área da HM. A partir do estudo
bibliográfico, realizou-se também uma coleta de dados organizado em três principais categorizações voltados à HM, sendo: práticas pedagógicas; ensino e aprendizagem; e planejamento. Por intermédio dos dados coletados neste formulário eletrônico, visando identificar as perspectivas de alguns docentes, verificando as principais contribuições e anseios o uso da HM, conforme suas eventuais experiências, correlacionando tais percepções com a
literatura, verificou-se que os docentes compreendem a importância desta temática para as esferas de práticas pedagógicas e ensino e aprendizagem, todavia, a falta de tempo hábil e a busca por materiais adequados de norteamento torna-se um obstáculo nesta utilização. Assim, foi desenvolvido um produto educacional, do tipo livro digital, apresentando propostas e possíveis adaptações, para que professores/as possam utilizá-lo como um material auxiliar, se desejar, no desenvolvimento da HM em sua prática pedagógica, podendo contribuir tanto no
processo de ensino e aprendizagem dos educandos, quanto com sua própria formação docente.