• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
ENSINO (23002018071P6)
MOTIVAÇÃO PARA APRENDIZAGEM MUSICAL NAS AULAS DE MÚSICA: UM ESTUDO DE CASO ETNOGRÁFICO COM ALUNOS DE UMA TURMA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
LORENA FEITOSA COSTA
DISSERTAÇÃO
24/09/2024

Este trabalho teve, como principal objetivo, investigar a manifestação das necessidades psicológicas básicas, em aulas de música, de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, para aprendizagem musical. Essa turma, que compôs o objeto de interesse desta investigação, faz parte da Rede Municipal de Ensino, da Cidade de Mossoró/RN. Para alcançarmos os objetivos elencados neste estudo, escolhemos, como estratégia metodológica, o estudo de caso etnográfico, utilizando múltiplas técnicas para coleta de dados, tais como: a entrevista semiestruturada e a observação participante. E para complementar essas ferramentas, utilizamos o desenho infantil, as notas de campo, os registros fotográficos e as filmagens. O referencial teórico que embasou esta pesquisa foi a Teoria da Autodeterminação proposta por Deci e Ryan (1985). Porém, no decorrer do trabalho, contamos com outros autores para fundamentar as nossas análises, como Reeve (2006), Guimarães (2003) e tantos outros que realizaram trabalhos sobre a motivação no contexto educacional. Após a execução da pesquisa e posteriores análise, compreensão e interpretação dos dados, foi possível observar a importância da Teoria da Autodeterminação (TAD) para a aprendizagem, uma vez que as manifestações das necessidades de autonomia, competência e pertencimento estiveram presentes durante a realização das atividades das aulas na aula de música no decorrer de toda a pesquisa. Além disso, identificamos os fatores ambientais que favoreceram ou dificultaram a motivação dos alunos, para aprendizagem música. Por fim, acreditamos que esta pesquisa poderá contribuir com trabalhos futuros, despertando o interesse da comunidade acadêmica, dos docentes e de todo corpo escolar para os processos motivacionais dos estudantes, que influenciam não só a aprendizagem, mas o desempenho e o bem-estar.

Autodeterminação;educação musical;ensino fundamental
This work had as its main objective to investigate the manifestation of basic psychological needs, in music classes, of a 4th grade class of Elementary School, for musical learning. This class, which was the object of interest of this investigation, is part of the Municipal Education Network of the City of Mossoró/RN. To achieve the objectives listed in this study, we chose, as a methodological strategy, the ethnographic case study, using multiple techniques for data collection, such as: semi-structured interviews and participant observation. And to complement the tools, we use children's drawings, field notes, photographic records and filming. The theoretical framework that supported this research was the Self-Determination Theory proposed by Deci and Ryan (1985). However, in the course of the work, we relied on other authors to support our analyses, such as Reeve (2006), Guimarães (2003) and many others who carried out work on motivation in the educational context. After carrying out the research and subsequent analysis, understanding and interpretation of the data, it was possible to observe the importance of the Self-Determination Theory (TAD) for learning, since the manifestations of the needs for autonomy, competence and belonging were present during the execution of the class activities in the music class throughout the research. Furthermore, we identified the environmental factors that favored or hindered students' motivation to learn music. Finally, we believe that this research can contribute to future work, awakening the interest of the academic community, teachers and the entire school body in students' motivational processes, which influence not only learning, but performance and well-being.
Self-determination;music education;elementary education
1
127
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Lorena Feitosa Costa - Lorena Feitosa.pdf

Contexto

ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
ENSINO DE LÍNGUAS E ARTES
Ensino na escola pública: relações entre tecnologias, autonomia e Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Banca Examinadora

GIANN MENDES RIBEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCELO NUNES COELHO Docente - PERMANENTE
GIANN MENDES RIBEIRO Docente - PERMANENTE
MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 9

Vínculo

-
-
-
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.85.13
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer