Este trabalho teve, como principal objetivo, investigar a manifestação das necessidades psicológicas básicas, em aulas de música, de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental, para aprendizagem musical. Essa turma, que compôs o objeto de interesse desta investigação, faz parte da Rede Municipal de Ensino, da Cidade de Mossoró/RN. Para alcançarmos os objetivos elencados neste estudo, escolhemos, como estratégia metodológica, o estudo de caso etnográfico, utilizando múltiplas técnicas para coleta de dados, tais como: a entrevista semiestruturada e a observação participante. E para complementar essas ferramentas, utilizamos o desenho infantil, as notas de campo, os registros fotográficos e as filmagens. O referencial teórico que embasou esta pesquisa foi a Teoria da Autodeterminação proposta por Deci e Ryan (1985). Porém, no decorrer do trabalho, contamos com outros autores para fundamentar as nossas análises, como Reeve (2006), Guimarães (2003) e tantos outros que realizaram trabalhos sobre a motivação no contexto educacional. Após a execução da pesquisa e posteriores análise, compreensão e interpretação dos dados, foi possível observar a importância da Teoria da Autodeterminação (TAD) para a aprendizagem, uma vez que as manifestações das necessidades de autonomia, competência e pertencimento estiveram presentes durante a realização das atividades das aulas na aula de música no decorrer de toda a pesquisa. Além disso, identificamos os fatores ambientais que favoreceram ou dificultaram a motivação dos alunos, para aprendizagem música. Por fim, acreditamos que esta pesquisa poderá contribuir com trabalhos futuros, despertando o interesse da comunidade acadêmica, dos docentes e de todo corpo escolar para os processos motivacionais dos estudantes, que influenciam não só a aprendizagem, mas o desempenho e o bem-estar.