Ter o acesso a uma educação de qualidade fundamenta-se numa filosofia que
reconhece a diversidade na escola, garantindo a todos indivíduos o respeito às suas
individualidades, estimulando o saber e a cultura, proporcionando o desenvolvimento
de suas potencialidades e conhecimentos técnicos, com o intuito que os mesmos
tenham sua inserção garantida no mundo do trabalho. Direcionando este pensamento
para o pensar pedagógico, diante da Educação Especial e, sobretudo, da inclusão,
considerando as diversas reflexões acerca da importância da otimização do ambiente
escolar e as singularidades do Público Alvo da Educação Especial (PAEE),
respeitando principalmente a diversidade. A Educação Especial (EE) íntegra o Projeto
Pedagógico (PP) da Instituição Escolar, inspirando ações acolhedoras e de
acessibilidade, disponibilizando serviços e recursos próprios para o Atendimento
Educacional Especializado (AEE). Assim, levanto o seguinte problema da pesquisa:
como as metodologias de ensino voltadas para o currículo adaptado podem contribuir
na prática pedagógica dos professores do Curso Técnico em Informática Integrado ao
Ensino Médio do IFRR-CBV, de modo que possam efetivar a Educação Especial
Inclusiva (EEI) para os estudantes Público Alvo da Educação Especial (PAEE), tendo
como objetivo geral, Investigar como as metodologias de ensino voltadas para o
currículo adaptado ao PAEE cooperam com as práticas pedagógicas dos professores
do Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio no IFRR-CBV. Os
objetivos específicos foram bases para a construção do referencial teórico desta
pesquisa, sendo eles: Identificar o perfil dos professores que ministram aulas no Curso
Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRR-CBV para os estudantes
PAEE; Pontuar as principais dificuldades que os professores enfrentam na sua
atuação de práticas pedagógicas com os estudantes PAEE; Compreender as
metodologias de ensino que os professores utilizam para desenvolverem os
conteúdos programados para os estudantes PAEE; e Desenvolver um Workshop
como produto educativo de aperfeiçoamento que incremente as práticas pedagógicas
dos professores, que favoreçam o ensino e a aprendizagem dos estudantes PAEE. A
metodologia utilizada foi baseada em uma pesquisa qualitativa, ancorada na
investigação do tipo documental, exploratório e descritivo.Sendo este, um estudo
aprofundado dos fenômenos educativos e práticas transformadoras, com análise dos
sentidos que vão gradativamente ganhando consistência nas práticas e nas
experiências. Assim, a natureza da pesquisa se classifica como aplicada, cujos
procedimentos técnicos consistem em buscar melhorias para a execução das práticas
pedagógicas, considerando os referenciais importantes na concepção de sujeito e de
grupo, de forma autônoma, evidenciando a liberdade de expressão e as ações
transformadoras. O Produto Educacional está no formato de e-book, construído e
organizado após a aplicação do Workshop com o tema “Educação Especial:
Experiências e Aprendizagens’, estruturado com 01 (uma) palestra e 06 (seis) oficinas
pedagógicas, as oficinas foram ministradas em áreas específicas da Educação
Especial (EE) e sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), com parte
expositiva de cunho teórica e prática, intercaladas com dinâmicas que proporcionaram
aos participantes uma intervenção pedagógica adaptada. Os resultados obtidos
destacam-se com a ampliação de seus conhecimentos sobre a Educação Especial,
desmistificando conceitos pré-estabelecidos e proporcionando debates sobre o
processo de inclusão, com temáticas diversificadas a respeito de novos
conhecimentos, resultando assim em propostas e dinâmicas que orientam o contexto
educacional no desenvolvimento da construção de aprendizagens significativas para todos que dela participam.