O objetivo geral desta pesquisa é analisar as crenças e experiências dos professores
em relação ao uso das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem dos
alunos. Como objetivos específicos, destacam-se: identificar quais são as
experiências dos professores de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias com o uso
de tecnologias digitais no ensino de línguas; verificar como o uso das tecnologias
digitais contribui com o processo de ensino-aprendizagem; e descrever as
experiências pedagógicas a partir do uso de tecnologias digitais no processo de
ensino-aprendizagem. No aporte teórico do trabalho, mobilizam-se os estudos de
Barcelos (2001, 2004a, 2004b, 2006, 2007), Barcelos e Coelho (2010), Miccoli (2007,
2010), Oliveira (2011), Nascimento, Oliveira e Oliveira (2020) e Dewey (2023), bem
como estudos relacionados à inserção das tecnologias digitais no processo de ensinoaprendizagem, de acordo com Moran (2000), Coscarelli e Ribeiro (2007), Pais (2008),
Caetano e Nascimento (2018). Ademais, adota-se uma metodologia qualitativa,
descritiva e interpretativista, seguindo a etnometodologia. Utiliza-se de autorrelato e
grupo focal com 9 professores da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias,
da Escola de Ensino Médio Virgílio Correia Lima, do município de Pereiro, localizado
no Ceará. Como categorias temáticas, pontuam-se a eficácia pedagógica e a
preparação do uso das tecnologias digitais. Relativamente às experiências dos
educadores, as categorias são: ferramentas utilizadas; desafios e dificuldades;
suporte e formação; motivação e impactos. As crenças destacam uma visão positiva
e proativa dos professores em relação ao uso dessas tecnologias e ao processo
contínuo de desenvolvimento profissional. Esses profissionais veem o
compartilhamento de experiências e a formação continuada como essenciais para
aprimorarem suas práticas pedagógicas e se manterem atualizados sobre novas
tecnologias, valorizando a colaboração e a discussão entre pares como meios para
integrar melhor esses recursos tecnológicos ao ensino.