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UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO FÍSICA (30001013025P8)
A docência do professor(a) de Educação Física com bebês no contexto da educação infantil
ERIKA DE JESUS SCHULZ
DISSERTAÇÃO
26/11/2024

Historicamente, as práticas pedagógicas com os bebês se têm constituído como um dos principais desafios para os profissionais, que atuam na educação infantil, sobretudo para docentes em educação física, que buscam promover mediações, que obtenham o cuidado como uma atitude conjunta com os demais profissionais e áreas de linguagens. Assim, ao se considerar um interesse pela ação docente e vislumbrar possibilidades de ressignificá-la, o presente estudo possui como objetivo principal analisar os desafios e as possibilidades com a docência da educação física com bebês na educação infantil. A pesquisa situa-se no campo dos estudos da infância, em constante diálogo com a sociologia da infância, a geografia cultural e a geografia da infância, recorrendo à interlocução em outros campos de conhecimento e em estudos contemporâneos pertinentes às reflexões mencionadas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de base etnográfica, que focaliza as mediações pedagógicas da educação física em uma turma do Grupo I/II (turma mista), composta por 22 crianças, de seis meses a dois anos de idade, de um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado em Vitória/ES. A pesquisa foi realizada em um período de quatro meses, distribuídos em 15 semanas, contabilizando 18 inserções no campo. Na produção dos dados, foi mobilizada a observação participante, com registros em diário de campo, registros fotográficos e entrevista semiestruturada com o professor de educação física, que atuou com a referida turma. A análise dos dados foi realizada a partir de três categorias: as primeiras interações dos bebês, as relações resultantes dessas interações com os pares e profissionais, e suas vivências e autorias espaciais. No decorrer da pesquisa, também foram valorizadas as questões que emergiram das observações advindas de práticas pedagógicas mobilizadas pelas diferentes linguagens, entre as quais se destacam para este estudo a educação física e a música. A intenção expressa nesta pesquisa é a de identificar os pressupostos de natureza didático-pedagógica, provenientes da prática, para refletir sobre as mediações que buscam um cuidar presente nos detalhes, superando a perspectiva maturacional, que incide sobre os bebês, e enxergá-los como sujeitos ativos em seus próprios processos de desenvolvimento, evidenciando a importância da valorização do cotidiano como um lugar, que apresenta potentes aprendizagens, e da produção de conhecimento. A realização deste estudo evidencia a importância de mais pesquisas que façam menção às práticas pedagógicas com a educação física, em seu atendimento com os bebês, de maneira a valorizar a docência com esta área de linguagem e popularizar sua atuação, debatendo suas vivências espaciais, no contexto da educação infantil.

Educação infantil;Educação Física;Docência;Mediação Pedagógica;Espacialidades;Bebês
Historically, pedagogical practices with babies have been one of the main challenges for professionals working in Early Childhood Education, especially for Physical Education teachers, who seek to promote mediations that achieve care as a joint attitude with other professionals and language areas. Thus, by considering an interest in teaching and glimpsing possibilities for re-signifying it, the main objective of this study is to analyze the challenges and possibilities of teaching Physical Education with babies in Early Childhood Education. The research is situated in the field of Childhood Studies, in constant dialog with the sociology of childhood, cultural geography and the geography of childhood, resorting to interlocution in other fields of knowledge and in contemporary studies pertinent to the reflections mentioned. This is a qualitative, ethnographic study that focuses on the pedagogical mediations of Physical Education in a Group I/II class (mixed class), made up of 22 children, aged between six months and two years, from a Municipal Early Childhood Education Center located in Vitória/ES. The research was carried out over a period of four months, spread over 15 weeks, totaling 18 field placements. The data was collected through participant observation, field diary entries, photographic records and a semi-structured interview with the Physical Education teacher who worked with the class. The data was analyzed based on three categories: the babies' first interactions, the relationships resulting from these interactions with peers and professionals, and their spatial experiences and authorship. During the course of the research, questions that emerged from observations of pedagogical practices mobilized by different languages were also valued, among which Physical Education and Music stand out for this study. The intention expressed in this research is to identify the assumptions of a didactic-pedagogical nature, coming from practice, in order to reflect on the mediations that seek care present in the details, overcoming the maturational perspective, which focuses on babies, and seeing them as active subjects in their own development processes, highlighting the importance of valuing everyday life as a place that presents powerful learning, and the production of knowledge. This study highlights the importance of more research that mentions pedagogical practices with Physical Education, in its care for babies, in order to value teaching with this area of language and popularize its performance, debating its spatial experiences in the context of Early Childhood Education.
Early Childhood Education;Physical Education;Teaching;Pedagogical Mediation;Spatialities;Babies
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação_Erika_Schulz_Novembro_2024.pdf

Contexto

ESTUDOS PEDAGÓGICOS E SÓCIO-CULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTUDOS HISTÓRICOS E SOCIOCULTURAIS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE, LAZER E SAÚDE
Processos formativos de professores e modos de existência: gênero e sexualidade na comunidade escolar

Banca Examinadora

ILEANA WENETZ
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RODRIGO SABALLA DE CARVALHO Participante Externo
ILEANA WENETZ Docente - PERMANENTE
ZENOLIA CHRISTINA CAMPOS FIGUEIREDO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
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